MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Produtores de assentamento na BA participam de festival na França


Eles representarão o Brasil no Festival do Chocolate de Paris, na França.
Evento será realizado de quarta-feira (31) a domingo (03).

Do Globo Rural

Os agricultores do assentamento Terra Vista, em Arataca, na Bahia, enviaram um lote de amêndoas de cacau orgânico para o Salão do Chocolate, em Paris, na França. Eles participarão de um concurso internacional que avalia a qualidade do produto.
As 55 famílias, que ocuparam a fazenda, conquistaram na Justiça o direito de plantar e passaram a cultivar cacau fino. Hoje, eles apresentam os avanços do investimento na produção da cultura. “Começamos em 2007 pegando três arrobas por hectare. Em 2011, chegamos a 94 arrobas”, diz o agricultor Aílton Moreira.
Por meio das pesquisas eles conseguiram aumentar a produção de cacau. Em etiquetas, colocadas nos galhos, são descritos os códigos dos clones. Ao todo, foram utilizadas dez variedades. Também houve mudança no cultivo. Para produzir cacau fino e orgânico algumas formas de manejo foram modificadas no assentamento. Os frutos são retirados do pé no tempo certo.
O controle de pragas é feito por meio do equilíbrio ambiental. As árvores nativas foram mantidas na área. As amêndoas são levadas para a barcaça e não é utilizado o secador para impedir que elas fiquem com cheiro de fumaça.
Todos os cuidados têm rendido bons frutos. Parte da safra será levada para Paris, na França, para concorrer no Salão do Chocolate. O agricultor Aílton Moreira irá representar o assentamento no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário