MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Filhos de agricultores se destacam em olimpíadas de matemática no PI


Alunos de escolas públicas de Cocal dos Alves conquistaram 35 medalhas.
É um dos melhores desempenhos na Olímpiada Brasileira de Matemática.

Do Globo Rural
O município de Cocal dos Alves, no Piauí, é a casa de muitos campeões. Os filhos de agricultores que ainda estão na escola são feras em matemática. Eles não se esquecem dos números nem mesmo na hora de ajudar os pais no trabalho no campo.
Quase sempre, a primeira tarefe do dia do estudante Jean Carlos de Sousa, que acorda cedo, é ajudar o pai no trabalho da roça. O jovem dedicado é motivo de orgulho para a família de agricultores. “É um orgulho ter um filho com estudo. Eu não pude ter. Não tinha estudo no meu tempo. Meus filhos todos estudam”, diz o agricultor Raimundo Vieira.
O estudante tem habilidade para lidar com a terra e quando o assunto são os números. Jean Carlos participou quatro vezes da Olímpiada Brasileira de Matemática. Em 2011, conquistou a medalha de ouro. “Eu quero fazer sempre matemática. Enquanto tiver estudando, eu quero só aprofundar meus estudos em matemática”, diz.
Cocal dos Alves é um município essencialmente agrícola. Por isso, muitos estudantes dividem a escola com o trabalho na lavoura. Apesar da jornada dupla e às vezes cansativa, os jovens campeões não desistem de lutar por um futuro melhor. Todos os dias, Jean Carlos percorre quase 20 quilômetros para chegar à escola.
O estudante Rodolfo Vieira também foi criador na zona rural. Desde criança é apaixonado pelo conhecimento. A coleção de medalhas é grande.
Nos últimos cinco anos, os alunos de duas escolas públicas de Cocal dos Alves conquistaram 35 medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática. É um dos melhores desempenhos do país. Muitos estudantes são filhos de agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário