Estudo do SENAI aponta que serão gerados 174,6 mil empregos só na área alimentícia até 2015. Técnicos de controle de produção e operadores de máquina de costura vêm logo em seguida
Competidor em Panificação - Olimpíada do
Conhecimento 2010 (Foto: Claudio Ferreira)
Atento à demanda do mercado profissional, o SENAI (Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial) se antecipou e incluiu novas profissões como
modalidades na 7° Olimpíada do Conhecimento. Um estudo elaborado pela
instituição apresentou dados que auxiliam os jovens na escolha da
profissão, elevando as chances de ingresso no mercado de trabalho.Conhecimento 2010 (Foto: Claudio Ferreira)
Conforme a pesquisa, o Brasil terá que formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação até 2015. São 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos, como cozinheiros e padeiros, até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas.
Desse total, 1,1 milhão corresponde a novas oportunidades no mercado e, o restante, em qualificação dos funcionários já contratados. “Apenas 6,6% dos brasileiros entre 15 e 19 anos estão em cursos de educação profissional. Na Alemanha, esse índice é de 53%. Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
saiba mais
O segmento da indústria alimentícia é o que mais vai empregar nos
próximos três anos e deve atrair 174,6 mil trabalhadores. Logo em
seguida vem o de operadores de máquinas para costura de vestuário e
preparadores e operadores de máquinas pesadas para construção civil, com
88,6 mil e 81,7 mil, respectivamente.Já entre as ocupações técnicas, as vagas para controle de produção lideram o ranking com demanda de 88,8 mil profissionais. Em seguida, técnicos em eletrônica têm perspectiva de 40 mil e, de eletricidade e eletrotécnica, 28 mil.
Outras profissões que têm se destacado no mercado industrial estão no terceiro setor, como os agentes de meio ambiente. Preocupados com a conservação dos recursos naturais, estes profissionais procuram usar tecnologias mais limpas para causar menor impacto ao meio.
Ainda com base no estudo do SENAI, os profissionais precisarão ser polivalentes, com capacidades para desempenhar várias funções. Características como visão sistêmica do fluxo produtivo e capacidade de gerenciamento serão grandes diferenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário