MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novo VW Santana é revelado na Alemanha, mas será feito na China


Sedã pode voltar ao Brasil no ano que vem para substituir o Polo.
Para o mercado chinês, carro terá motores de alumínio 1.4 e 1.6.

Do G1, em São Paulo

Era um dos possíveis lançamentos mundiais do Salão de São Paulo, mas a Volkswagen decidiu fazer a pré-estreia mundial da nova geração do Santana na Alemanha. Nem a China teve o gostinho de receber o carro em primeira mão, aliás, onde será produzido pela Shanghai Volkswagen Automotive.
New Santana é esperado no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)New Santana é esperado no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)
O modelo foi mostrado na noite desta segunda-feira (29) na sede da Volkswagen em Wolfsburg, na presença do diretor-executivo do grupo VW e presidente do Conselho de Gestão da Volkswagen AG, Martin Winterkorn. Foi nesta fábrica onde o primeiro Santana foi produzido, por isso a homenagem.
Lembra-se daquele sedã quadradão, que vizinho, pai ou o pai de algum amigo tinha? Então, ele foi totalmente renovado e ganha a plataforma do Polo. Por enquanto, o principal alvo do lançamento é o mercado chinês. Isso porque a geração passada do Santana – vendida no Brasil de 1984 a 2006 -, obviamente, com atualizações é o automóvel mais vendido da China (foram quase quatro milhões de unidades vendidas).
VW Santana é líder de mercado na China (Foto: Divulgação)VW Santana é líder de mercado na China (Foto: Divulgação)
No entanto, o novo Santana pode chegar ao mercado brasileiro em 2013, para a aposentadoria do Polo. Sob o forte nome que já foi dono de muitos emplacamentos no mercado brasileiro, o novo sedã da Volkswagen concorreria com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan. Assim, ele ficaria posicionado entre o Voyage e o Jetta no portfólio brasileiro da marca alemã. Na Europa, onde o modelo deve estrear também em 2013, o carro será oferecido sob as marcas Skoda e Seat.
Reformulado
O Santana foi totalmente refeito sob o novo estilo da marca Volkswagen. Ele traz um conceito de espaço inteligente, em que distância entre-eixos de 2,6 m cria espaço visivelmente maior para os joelhos e traz um porta-malas de 480 litros de capacidade. “Aparência sofisticada foram pontos focais em seu desenvolvimento”, ressalta ainda a montadora em comunicado oficial.
Nova geração do Santana ganha plataforma do Polo (Foto: Divulgação)Nova geração do Santana ganha plataforma do Polo (Foto: Divulgação)
O modelo vem equipado de série com ABS, airbags frontais, laterais e de cabeça, programa de estabilização eletrônica, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, rodas de liga leve e sensores de estacionamento. Na China, o Santana está disponível nas versões Trendline, Comfortline e Highline.
Novo Santana ganhou melhorias no acabamento e mais itens de série (Foto: Divulgação)Novo Santana ganhou melhorias no acabamento e mais itens de série (Foto: Divulgação)
Motor
O Santana vem equipado com motores de alumínio naturalmente aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas a gasolina. A versão 1.4 tem 90 cavalos de potência e consumo médio de 16,9 km/l, enquanto o 1.6 tem 110 cv e consumo de combustível médio de 16,6 km/l. Na comparação com a geração anterior, o consumo e o nível de emissões de CO2 foram reduzidos em até 28%. 28 por cento.
Nova geração do VW Santana será produzida na China (Foto: Divulgação)Nova geração do VW Santana será produzida na China (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário