Ação ofertou consultas para diagnóstico de câncer de mama e útero.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram à campanha.
Campanha incentiva prevenção do câncer de mama
(Foto: Reprodução EPTV)
A Campanha "Outubro Rosa 2012" encerrou em Manaus nesta terça-feira
(30) com o total de 20 mil exames para diagnóstico de câncer de mama e
do colo do útero realizados. As atividades foram encerradas com um
passeio ciclístico pelas principais ruas da capital.(Foto: Reprodução EPTV)
Segundo a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica do Amazonas, Marília Muniz, o número de exames realizados durante o Outubro Rosa representa um crescimento de 37% na comparação com a média registrada nos demais meses do ano. "Historicamente, o movimento aborda o câncer de mama, mas aqui, no Amazonas, a gente incluiu o de colo uterino porque ele também afeta muitas mulheres", frisou.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram ao Outubro Rosa e desenvolveram ações educativas e mobilização popular para chamar a atenção para a doença, sob a orientação do Governo do Estado. Monumentos e espaços de grande circulação, como a Ponte Rio Negro e o Teatro Amazonas, receberam iluminação especial na cor rosa. Em Manaus, as atividades foram coordenadas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer.
Os exames preventivos de câncer de colo do útero podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde através de agendamento prévio. A mamografia, que é utilizada para identificar o câncer de mama, é solicitada na UBS e é realizada em clínica radiológica conveniada ao SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário