MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aumento na exportação de grãos não deve impactar mercado interno


Leonardo Amazonas, agrônomo da CONAB, faz análise.
Profissional faz projeções de oferta e demanda da soja no país.

Do Globo Rural

A exportação de grãos segue em ritmo acelerado. O Brasil exportou três milhões de toneladas de milho em setembro. O volume de soja chegou a 1,6 milhão de toneladas.
O Brasil deverá exportar neste ano 31,25 milhões de toneladas de grãos.
O agrônomo da CONAB Leonardo Amazonas explica qual será o impacto desse aumento nas exportações para as vendas no mercado interno.
De acordo com Leonardo, a produção nacional este ano ficou em torno de 66 milhões de toneladas. “Nós estamos estimando que o consumo brasileiro de grãos gire em torno de 37,2 milhões de toneladas. Nós vamos ter um estoque de passagem em torno de um milhão de toneladas, então não há possibilidade nenhuma de faltar grãos no Brasil hoje”.
Também não há motivos para preocupação em relação ao farelo de soja. O Brasil terá um estoque de passagem em torno de dois milhões de toneladas.
O mercado estima que a safra 2012/2013 fique em torno de 80 milhões de toneladas. “A expectativa é que nossa área seja bem maior em relação ao ano passado e que nós tenhamos safra recorde no ano que vem”, aponta Leonardo.
O agrônomo também afirmou que não há motivos para se preocupar com os estoques finais de milho. A estimativa da companhia é que eles se mantenham na casa dos 12,5 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário