MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Plantio se intensifica em Sorriso (MT), a maior produtora brasileira de soja


Município já plantou quase 3% de área estimada para 2012/13.
No estado, semeadura alcança 1,7% de 7,8 milhões de hectares.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
Plantio de soja em MT (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Plantio de soja em MT ganha força mediante chuvas
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
Principal produtor individual de soja do mundo, o município de Sorriso, distante 420 quilômetros de Cuiabá, já semeou 2,5% dos 633,4 mil hectares estimados para a temporada 2012/13, aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O trabalho no campo vai ganhando força mediante chuvas regulares. A expectativa é que se o clima colaborar a semeadura encerre no final de outubro.
O presidente do Sindicato Rural do município, Laércio Pedro Lenz, diz que a expectativa de safra caminha em direção a um cenário de alta. A estimativa é que a colheita renda 2,2 milhões de toneladas em 2012/13, resultado acima do verificado na safra anterior, quando foram pouco mais de 2 milhões de toneladas. Se o desempenho no campo se confirmar, o município recupera a curva ascendente na produção da oleaginosa.
Conforme explica Lenz, a sequência de alta foi interrompida na temporada 2011/12 quando a produção tornou-se menor frente a registrada em 2010/11. "Caiu a produção em função do clima e também porque incidiu muita doença fungica", considerou o produtor rural e presidente do Sindicato. Entre um ciclo e outro a safra retraiu de 2,28 milhões de toneladas para 2 milhões de toneladas.
Na propriedade do grupo Agroverde - onde 900 hectares serão semeados - o início do plantio foi antecipado em dez dias quando comparado com a safra anterior, mesma realidade de Mato Grosso. "A chuva chegou dez dias mais cedo", lembra o produtor e empresário Paulo Freitas.
O bom cenário da soja - que alia valorização no mercado e a demanda crescente - anima. Mas ao mesmo tempo, ressalta o agricultor, deve traduzir um ano de recuperação. "Estamos simplesmente recuperando o tempo das vacas magras. Mas junto com esse boom de preços das commodities houve aumento no custo de produção", considerou ainda Freitas.
Em Mato Grosso, o plantio da safra  atingiu até a última semana 1,7% dos 7,8 milhões de hectares que serão ocupados pela cultura em 2012/13. O número representa um acréscimo de 11,6% sobre o espaço destinado à oleaginosa em 2011/12, quando foram 7 milhões de hectares.
A estimativa é que o estado produza 24,1 milhões de toneladas, volume 13% superior a 2011/12, quando a colheita rendeu 21,3 milhões de toneladas.
O plantio da safra brasileira de soja foi aberto oficialmente em Sorriso durante evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário