MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Agricultores usam o mandacaru para alimentar o gado em Petrolina, PE


Região de Petrolina atravessa um período de vários meses sem chuva.
Planta cheia de espinhos suporta até três anos sem chuva.

Do Globo Rural
Os agricultores de Petrolina, em Pernambuco, estão usando o mandacaru como último recurso na hora de alimentar o gado. A seca dura meses na região.
A propriedade do criador Jurandir Cardoso, em Budim, na zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco, tem hoje apenas 20 cabeças que ainda resistem à longa estiagem.
Em meio à vegetação sem cor da caatinga, o verde que ainda chama a atenção vem das cactáceas, espécies adaptadas ao clima quase desértico da região. O mandacaru, por exemplo, suporta até três anos sem chuva. As plantas cheias de espinhos podem ser ótima fonte de alimento para os animais.
Os técnicos agrícolas da Embrapa descobriram que o mandacaru garante a nutrição dos rebanhos com fartura. “O mandacaru é riquíssimo em proteína, fibra e água. Então, é um aporte de água para os animais no consumo do mandacaru. Além da deficiência de proteína nesse momento, ele vai obter uma média de 8% de proteína no consumo do mandacaru e fibras para que ele consiga superar a deficiência alimentar do momento”, Nilton Cavalcanti, técnico agrícola da Embrapa.
Mas é preciso observar alguns cuidados antes de servir o mandacaru nos currais. O corte deve ser feito na junta do broto. Um erro pode dificultar o crescimento de novos brotos e até matar a planta. Todo material colhido deve ser queimado até que o fogo derreta os espinhos, evitando que os animais se machuquem.
Na propriedade da criadora Maria Raimunda, as mais de 200 cabeças de caprinos estavam sem ter o que comer. Há um mês, ela começou a utilizar o mandacaru na alimentação. Os animais disputam cada pedaço da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário