MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Três municípios do Amazonas estão em estado de atenção, diz Defesa Civil

 

Guajará, Eirunepé e Itamarati foram sinalizados em estado de atenção.
Defesa Civil também observa situação de municípios do Alto Solimões.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Guajará, Eirunepé e Itamarati, municípios da região do Alto Juruá, no Amazonas, estão em estado de atenção. A informação é da Defesa Civil do Amazonas. As cidades são as primeiras a serem afetadas pela cheia dos rios e, com a subida do nível das águas dos rios amazônicos, monitora a região.
Segundo o secretário adjunto da Defesa Civil do Estado do Amazonas, Hemógenes Rabelo, órgão monitora as cidades para agir em possíveis catástrofes naturais. "Existe a probabilidade de acontecer um evento climatológico extremo no Alto Juruá nos meses de janeiro, fevereiro e março. As chuvas estão acontecendo acima da média normal. Então, a Defesa Civil está monitorando o comportamento dos locais. É emitido um boletim meteorológico diariamente. Estamos preparados para apoiar 400 mil pessoas se for necessário", afirmou ao G1.

Os municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, na região do Alto Solimões, também estão em observação. “O Alto Solimões também está entre os primeiros locais que serão afetados caso haja indicativo de enchente na Amazônia Central", disse o secretário.
Emergências
De acordo com o secretário adjunto, em casos de emergência, a Defesa Civil do Amazonas mobiliza as prefeituras dos municípios, o Governo do Estado e, caso necessário, o órgão solicita auxílio do Governo Federal.

A Defesa Civil conta ainda com os voluntários residentes nos municípios. "Hoje contamos com quase dois mil voluntários, capacitados para atuar em eventuais desastres mas, primeiramente, a gente chama o apoio da polícia militar, dos bombeiros, das forças armadas e depois é que chamamos a população civil" finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário