MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Segundo adeptos do candomblé, 2012 será regido por Oxalá e Oxum

 

Ialorixá diz que ano novo será de muitas transformações, ano de afirmações.
Banho de folha é ritual para muitos baianos. Veja algumas receitas.

Do G1 BA, com informações da Tv Bahia
Se depender do orixá do ano, 2012 será um ano de paz. Segundo os adeptos do Candomblé, o ano novo será regido por Oxalá e Oxum.

Os búzios de mãe Jaciara mostram boas novas para 2012. “Será um ano de muitas transformações, um ano de afirmações. Mesmo 2012 sendo regido por Oxalá, a gente tem uma grande influência de Oxum, que é mãe, que tem haver com o útero. Que tem a questão das crenças, da proteção às crianças. É importante usar várias cores, como o amarelo, o dourado, mas o branco tá em alta no sentido da paz, do equilíbrio, que é Oxalá que está reinando".

Um ano novo de prosperidade, de saúde, amor e dinheiro no bolso. Os desejos são muitos e nessa época, muitos supersticiosos se preparam para simpatias de fim de ano.
Tem muita gente que faz questão em recorrer às forças da natureza. A promessa de bons fluídos das folhas atraem muitos clientes para a feira das Sete Portas, em Salvador.

“Para ficarmos fortificados para o ano que vem. A família toda vai tomar desse banho aqui”, disse a autônoma Hermegilda Queiroz.

Quem acredita na tradição das folhas, tem muita opção. O “vence tudo” e o “tira teima” afastam a inveja e o mau olhado. A folha de acoco chama dinheiro para a carteira. Tem ainda, banho para quem está a procura do amor. “O acaçá é uma folha muito procurada, Tem ainda o manjericão, a palma da rainha, e a água de alevante. São folhas aconselhadas para as pessoas que estão com dificuldade no amor. Elas devem tomar esse banho”, diz o vendedor André Nery.

Tem banho de amassi, o mais procurado. “Esse banho é para a pessoa ter uma vida mais leve”, conta o vendedor Edvaldo Morbek.

A professora Josilene Prazeres diz que no dia 31, a meia – noite, ela tem uma vibração especial. “No dia 31, a meia-noite, é minha vibração, meu pensamento positivo e o meu primeiro banho de mar, para tirar todas as impurezas”, diz. O vendedor Rodrigo Alves conta o banho que prepara no último dia do ano. “Eu tomo banho de sal grosso, de arruda, de manjericão, abre-caminho”.

“O que a pessoa tem que fazer mesmo é se despir de preconceito, tirar todo o rancor que viveu esse 2011 e ser um ano de mudanças. Além de tomar um banho, que é muito importante. Um banho de alfazema, pétalas de rosas e água. Aí toma um banho, pega as pétalas de rosas e coloca em um jardim, em uma árvore bem bonita”, contou a ialorixá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário