MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Joia 2012: comparado a Mauro Galvão, Luan sonha ser novo Dedé

 

Após sentar no banco em 2011, capitão dos juniores do Vasco quer dar seus primeiros passos como profissional pegando carona no sucesso do Mito

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
A idolatria da torcida vascaína com Dedé aponta uma nova tendência em São Januário. Ao invés de vibrarem com os artilheiros ou os criadores do meio-campo, os torcedores exaltam o desempenho de um zagueiro. E as promessas da base querem pegar carona neste sucesso. Luan é um deles. Capitão do time de juniores e figurinha carimbada nos treinos dos profissionais, o zagueiro se inspira no companheiro de clube para realizar o sonho de construir sua carreira na Colina começando já em 2012.
Luan lembrou o início complicado de Dedé no Vasco, quando passou meses sem nem pensar em ser relacionado. Mesmo assim o Mito vascaíno nunca desanimou e hoje colhe os frutos dessa persistência. E é nesta força de vontade que ele se inspira em todos os momentos da própria vida.
luan vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Luan se inspira na trajetória de Dedé para se firmar no Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
- Além de ser um companheiro de clube, o Dedé se tornou um amigo. Quando subi, ele me me acolheu e me tratou muito bem sempre me dando conselhos. E não tem como não se inspirar em sua história. Ele chegou desacreditado, ouviu muita coisa depois do episódio em que acabou machucando o Carlos Alberto durante um treino e mesmo assim conseguiu brilhar quando teve a oportunidade. Agora, ele é o principal jogador do Vasco e um dos melhores do Brasil. É um guerreiro que luta e dá a vida pelo Vasco - afirmou.
Apesar da referência e principal fonte de inspiração estar tão perto do seu convívio, outro grande nome que brilhou com a camisa vascaína no passado é lembrado pelos que acompanham Luan em campo. Alto, magro, ágil e técnico, o zagueiro costuma ser comparado, não só no estilo de jogo como também na aparência, a Mauro Galvão. A lembrança deixa a jovem promessa de 18 anos muito orgulhoso, mas ao mesmo tempo ele não quer criar rótulos e sonha em caminhar com as próprias pernas.
Ser relacionado foi a realização de um sonho.  Cheguei lá tímido, nervoso, apertando a mão de todos aqueles jogadores que eu apenas via na televisão. Depois fui relaxando. E veio a viagem, que foi inesquecível. A estrutura é completamente diferente da base. É aquilo que sempre sonhamos"
Luan
- Falam muito isso pelo estilo. Vejo os vídeos dos jogos dele e reconheço algumas coisas, além de considerá-lo um grande zagueiro. Ouvir esta comparação é uma responsabilidade grande para mim. Mas pego as coisas boas e guardo comigo para ajudar. O resto descarto. É legal, só que o que quero mesmo é ser o Luan - afirmou o zagueiro, que também se inspira em Thiago Silva.
Luan sabe que está no caminho certo para realizar o sonho. Na última temporada, conseguiu as primeiras etapas que são treinar entre os profissionais, ser relacionado para o grupo que viaja e ficar no banco de reservas. Só faltou mesmo entrar em campo. Este agora é o prinicipal sonho. Mas antes de voltar a treinar no grupo de cima, foi convocado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Capitão da equipe, ele quer confirmar a boa fase e mostrar para a dupla Ricardo Gomes e Cristóvão Borges que merece mesmo a oportunidade de fazer parte dos profissionais.
- Vai ser uma grande oportunidade para mim e para os meus companheiros também. Nosso time está bem preparado e tem tudo para buscar este título - afirmou o jogador, lembrando como foi não só o dia em que treinou pela primeira vez com o grupo principal, mas também quando fez sua primeira viagem e foi relacionado.
- Foi a realização de um sonho. Nos três primeiros jogos do Brasileiro eu fui convocado e em dois fiquei no banco. Espero nunca mais sair. Pelo contrário, agora quero jogar e fazer minha história. Cheguei lá tímido, nervoso, apertando a mão de todos aqueles jogadores que eu apenas via na televisão. Depois fui relaxando. E veio a viagem, que foi inesquecível. A estrutura é completamente diferente da base. É aquilo que sempre sonhamos - relembrou.
No Vasco desde 2006, aprendeu a jogar com firmeza
luan vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Luan divide no alto com Leandro em treino do
Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Luan nasceu em Vitória, mas foi criado em Fundão, interior do Espírito Santo. Filho de vascaínos, jogava bola em escolinhas até que após uma competição local recebeu o convite para ir até o Rio de Janeiro fazer um teste. Confiante, já foi com a papelada toda, ciente de que poderia continuar na cidade grande. E foi o que aconteceu. Entrou para o mirim, foi bem acolhido e iniciou a carreira. Mas, a cada vez que subia de categoria, recebia conselhos valiosos.
O principal deles era que tinha de mesclar técnica com força. Luan primava pela saída de bola com qualidade e era raramente visto chegando com mais firmeza nos rivais. Hoje em dia garante que sabe a hora em que tem de "dar uma porradinha".
- Eu era técnico demais. Não dava porrada. Hoje sei que tenho de chegar junto e dar chutão quando se faz necessário. Acredito que estou bem mais completo, mas sempre ciente de que a vida no futebol é um aprendizado constante - lembrou Luan, que namora e fora de campo diz ser tranquilo.
Seleção Brasileira é a cereja do bolo
Além de se firmar no Vasco, Luan traçou outro objetivo em sua cabeça para esta temporada: Seleção Brasileira. O zagueiro nunca chegou a ter uma oportunidade nas seleções de base. Mas sabe que assim que começar a aparecer na Colina as portas vão se abrir mais facilmente.
- É o caminho natural das coisas. A Seleção Brasileira é sim um grande sonho, mas mantenho sempre os pés no chão. O primeiro passo é aparecer aqui no Vasco. Quem sabe no futuro eu não consigo fazer como fez o Dedé? Trabalho e força de vontade não vão faltar - finalizou.
Nome: Luan Garcia Teixeira
Nascimento: 10/05/1993
Naturalidade: Vitória, Espírito Santo (ES)
Posição: Zagueiro
Altura: 1,88 m
Peso: 85 kg
Contrato até: 30/6/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário