MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Moradores do Rio espalham orquídeas pela cidade

 

Origem da ideia não é conhecida, mas flores amarradas em árvores de vários bairros trazem colorido especial para a capital carioca.

BOM DIA BRASIL
No Rio de Janeiro, ninguém sabe quem começou a amarrar orquídeas nas árvores de vários bairros, mas a ideia se espalhou e está transformando e colorindo a paisagem de várias ruas.
Entre as flores, elas estão entre as mais nobres. De incontáveis estilos e formas, parecem desafiar as mais sofisticadas combinações de tons. Florescem em todas as épocas do ano, brotam em vários continentes, e são 2,5 mil espécies brasileiríssimas. No Jardim Botânico do Rio encontramos uma bela coleção vinda da Mata Atlântica, da Bahia e da Amazônia. Mas as que a gente compra e leva pra casa são reproduzidas a partir de mudas de laboratório.
“As vendidas comercialmente são cruzamentos feitos pelo homem. Como é proibido tirar da mata, elas vem sendo protegidas há muitos anos, se não elas se acabam”, explica a bióloga Marta Moraes.
Folhas fortes, e caules e pétalas muito frágeis. Mas as aparências enganam. Basta olhar pelas ruas da cidade: asfalto, carros, poluição e lá estão elas firmes e belas como nunca.
A orquídea pertence a uma categoria de vegetal chamada de epífita, que é a planta que vive sobre outra planta. Assim, ela não precisa de terra. E as raízes, bem à mostra, tiram os nutrientes da atmosfera. Por isso, estas flores ficam tão viçosas agarradas às árvores.
Descobrir quem teve a idéia de pegar os vasos com as flores envelhecidas que iam para o lixo e amarrá-los nas árvores é difícil. Mas pouco importa. Moradores, porteiros e faxineiros transformaram a paisagem de muitos bairros do Rio em orquidários a céu a aberto.
“Se a cidade toda pudesse fazer alguma coisa parecida seria ótimo”, diz uma moradora.
“Pureza e beleza é isso que eu sinto”, contra outra moradora.
Será que existe um segredo para que fiquem tão lindas assim? Claro que sim. O faxineiro Eudes revela. "Não é o cuidado, é o amor que você tem pelas plantas. Assim, ela vai ficar mais bonita”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário