MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Clima provoca redução de safra de soja no sudoeste de Goiás

 

Produtores da região se preparam para a colheita do grão.
Levantamento da Conab aponta diminuição de 5% da safra no estado.

Do Globo Rural
Os produtores de soja começam a se preparar para a colheita no sudoeste de Goiás. Nesta safra, a irregularidade das chuvas deve causar redução de grãos em algumas propriedades da região. Mesmo assim, tem agricultor satisfeito com o resultado da lavoura.
O produtor Nei Vian enfrentou problemas com o clima na região onde não choveu por 22 dias seguidos. Por causa das chuvas nos 270 mil hectares cultivados em Rio Verde o IBGE baixou a estimativa de colheita para 809 mil toneladas, com redução de 4% em relação à previsão de outubro. De acordo com o último levantamento da Conab, a safra deve ser 5% menor em Goiás.
Para evitar problemas na colheita os agricultores utilizam o sistema de troca de serviço. “Nós fizemos a combinação com os vizinhos. Eu tive ajuda na planta e agora vou auxiliar na colheita. Minha máquina sai com o tanque cheio e volta com o tanque cheio de diesel. A dele faz o mesmo caminho”, explica o agricultor Vilmar Oliveira.
Apenas 20% da produção foram comercializadas com antecedência por R$ 45. “Vamos esperar que melhore quando iniciar a colheita e, quem sabe, eu possa fazer outro bom negócio”, completa Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário