MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estiagem deve gerar perdas de 40% nas lavouras de milho e feijão no RS

 

Prejuízos reais só serão conhecidos a partir do início de janeiro.
Culturas da soja e do arroz também devem ser afetadas pela falta de chuva.

Do G1 RS
A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul deve provocar a perda de até 40% da safra das lavouras de milho e feijão. As projeções foram divulgadas nesta quarta-feira (28) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) do governo gaúcho.
Além do milho e do feijão, outras culturas da safra de verão também devem ser afetadas. Segundo levantamento realizado no início de dezembro, ainda não há confirmação de perda nas lavouras de soja. No caso do arroz, deve haver redução da área cultivada nesta safra.
Segundo a Emater-RS, entre 40% e 50% das plantações de milho, que deverão somar 1,2 milhão de hectares, estão nas fases de floração e de enchimento de grãos, consideradas “críticas” em termos de necessidade de água. Em 50% dessa área, as projeções são de “perdas irreversíveis”.
Os números concretos do prejuízo só serão conhecidos a partir do início de janeiro, quando os dados da segunda quinzena deste mês serão tabulados no Sistema de Monitoramento das Condições das Culturas.
Até lá, a Emater recomendou aos prefeitos e secretários municipais de agricultura que encaminhem as informações sobre limites de abastecimento humano e animal de cada município, para que a entidade possa ter a dimensão mais concreta do problema.
Com a previsão de chuva abaixo da média nos próximos três meses, dificilmente as safras de verão devem atingir as expectativas iniciais. A previsão para a safra de milho era de 5,3 milhões de toneladas. Para a soja, de 10,3 milhões de toneladas e para o arroz, de 8,1 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário