Luiz do Vale usou até utensílios domésticos para montar brinquedos.
Estrutura reúne parentes em festas na casa em Campina Grande (PB).
Luiz do Vale retoca a roda-gigante do parquinho
(Foto: Karoline Zilah/G1)
Um escorredor de arroz, um prato e uma xícara podem parecer simples utensílios domésticos, mas na mente criativa do eletricista Luiz Oliveira do Vale ajudaram a dar vida a um sonho: a criação da réplica de um parque de diversões em miniatura. Na varanda da casa em Campina Grande, ele exibe orgulhoso a obra que demorou quatro meses para montar e que virou a atração dos festejos de fim de ano para a família.(Foto: Karoline Zilah/G1)
Do Vale, como é conhecido, diz que sonhava em resgatar as lembranças para que seus netos pudessem conhecer um parque de diversões tradicional, com direito até a rádio difusora ao som da clássica canção 'Only You', do grupo The Platters. "Dos 16 aos 17 anos de idade eu trabalhei em um parque operando máquinas e recebendo o público. Já fiquei no pavilhão de tiro ao alvo, passei pela roda-gigante, carrossel e montanha russa", relembra o eletricista com saudade.
Somente 53 anos depois, ainda na ativa como eletricista, ele tomou a iniciativa e começou a colocar seu plano em ação. Em agosto deste ano, depois de visitar feiras de artesanato em passeios casuais, Do Vale resolveu montar uma miniatura de parque em casa para que a família pudesse contemplar.
Dentro da residência ele encontrou peças que poderiam ser reutilizadas. Outras, ele preferiu procurar no comércio, como emborrachados coloridos. Bonecas de pano servem como 'figurantes' na roda-gigante. Cavalos de madeira e a tela de um guarda-chuva ornamentam o carrossel, enquanto carrinhos de brinquedo completam a Autopista. Ainda tem a Aeronave, a Motopista, o Trem Fantasma e a Xícara Maluca. Para fazer toda a estrutura funcionar, ele instalou sete motores que dão vida e movimento aos brinquedos. O toque final fica por conta das 1,1 mil pequenas lâmpadas que iluminam o colorido das peças.
Réplica de parque em miniatura é a atração do fim do ano na casa da família (Foto: Karoline Zilah/G1)
Segundo seu Do Vale, a roda gigante foi o brinquedo mais trabalhoso. Quanto custou o preço de realizar o sonho? "Perdi as contas de quanto gastei!", brinca.Seu aniversário de 70 anos, no dia 10 de dezembro, foi a data escolhida para surpreender a família com a inauguração da 'obra'. O evento, que reuniu filhos, netos e parentes de Pernambuco, teve até queima de fogos. A estrutura ganhou o nome de Parque de Diversões BKT, uma montagem das únicas letras que diferenciam os nomes dos três filhos: Walber, Walker e Walter.
Apesar de muito elogiado pela iniciativa, Luiz do Vale diz que ainda tem planos de ampliar o parque. "Não deu tempo de fazer o que eu queria. Falta o Tiro ao Alvo, entre outros detalhes e decorações. Ano que vem vou surpreender a família ainda mais", revela.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir