MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eletricista reaproveita materiais e cria miniatura de parque de diversões

 

Luiz do Vale usou até utensílios domésticos para montar brinquedos.
Estrutura reúne parentes em festas na casa em Campina Grande (PB).

Karoline Zilah Do G1 PB
O eletricista Luiz do Vale retoca a roda-gigante do parquinho (Foto: Karoline Zilah/G1)Luiz do Vale retoca a roda-gigante do parquinho
(Foto: Karoline Zilah/G1)
Um escorredor de arroz, um prato e uma xícara podem parecer simples utensílios domésticos, mas na mente criativa do eletricista Luiz Oliveira do Vale ajudaram a dar vida a um sonho: a criação da réplica de um parque de diversões em miniatura. Na varanda da casa em Campina Grande, ele exibe orgulhoso a obra que demorou quatro meses para montar e que virou a atração dos festejos de fim de ano para a família.
Do Vale, como é conhecido, diz que sonhava em resgatar as lembranças para que seus netos pudessem conhecer um parque de diversões tradicional, com direito até a rádio difusora ao som da clássica canção 'Only You', do grupo The Platters. "Dos 16 aos 17 anos de idade eu trabalhei em um parque operando máquinas e recebendo o público. Já fiquei no pavilhão de tiro ao alvo, passei pela roda-gigante, carrossel e montanha russa", relembra o eletricista com saudade.
Somente 53 anos depois, ainda na ativa como eletricista, ele tomou a iniciativa e começou a colocar seu plano em ação. Em agosto deste ano, depois de visitar feiras de artesanato em passeios casuais, Do Vale resolveu montar uma miniatura de parque em casa para que a família pudesse contemplar.
Dentro da residência ele encontrou peças que poderiam ser reutilizadas. Outras, ele preferiu procurar no comércio, como emborrachados coloridos. Bonecas de pano servem como 'figurantes' na roda-gigante. Cavalos de madeira e a tela de um guarda-chuva ornamentam o carrossel, enquanto carrinhos de brinquedo completam a Autopista. Ainda tem a Aeronave, a Motopista, o Trem Fantasma e a Xícara Maluca. Para fazer toda a estrutura funcionar, ele instalou sete motores que dão vida e movimento aos brinquedos. O toque final fica por conta das 1,1 mil pequenas lâmpadas que iluminam o colorido das peças.
Estrutura da réplica de parque em miniatura reaproveita utensílios domésticos (Foto: Karoline Zilah/G1)Réplica de parque em miniatura é a atração do fim do ano na casa da família (Foto: Karoline Zilah/G1)
Segundo seu Do Vale, a roda gigante foi o brinquedo mais trabalhoso. Quanto custou o preço de realizar o sonho? "Perdi as contas de quanto gastei!", brinca.
Seu aniversário de 70 anos, no dia 10 de dezembro, foi a data escolhida para surpreender a família com a inauguração da 'obra'. O evento, que reuniu filhos, netos e parentes de Pernambuco, teve até queima de fogos. A estrutura ganhou o nome de Parque de Diversões BKT, uma montagem das únicas letras que diferenciam os nomes dos três filhos: Walber, Walker e Walter.
Apesar de muito elogiado pela iniciativa, Luiz do Vale diz que ainda tem planos de ampliar o parque. "Não deu tempo de fazer o que eu queria. Falta o Tiro ao Alvo, entre outros detalhes e decorações. Ano que vem vou surpreender a família ainda mais", revela.

2 comentários: