MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MP de Quixeramobim (CE) quer informações sobre caso de gripe A

 

Promotor quer saber sobre profissionais, tratamento e vacinas.
Município apresentou um caso suspeito e "leve", segundo chefe do PSF.

Do G1 CE
Para quem apresentar sintomas como tosse, coriza, febre e falta de ar, Secretaria de Saúde orienta procurar posto imediatamente. (Foto: Francisco Lima / TV Verdes Mares)Casos de gripe A em Pedra Branca deixaram
demais municípios em alerta.
(Foto: Francisco Lima / TV Verdes Mares)
O Ministério Público de Quixeramobim, no sertão central do Ceará, instaurou procedimento  administrativo para acompanhar e fiscalizar o enfrentamento de casos da gripe A no município. Segundo a secretaria de saúde do município, um caso suspeito foi registrado na localidade em um bebê de nove meses e o MP solicitou também informações sobre o tratatamento destinado à criança. Até agora, há 560 casos suspeitos em todo o estado, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
Vários municípios ficaram em alerta após o surto de gripe A, confirmado pela secretaria, que surgiu no município de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, quando alunos de uma escola estadual apresentaram casos confirmados da doença na semana passada.

Até o final da tarde desta quinta-feira (1º), a Sesa informou que foram notificados 534 casos em Pedra Branca. Segundo a secretaria há ainda 24 casos sendo investigados em Boa Viagem, um em Quixadá, um em Quixeramobim e em Acopiara também foi coletado material de um paciente que está no Laboratório Central de Saúde Pública para exame.
O promotor de Justiça do município, Hugo Frota Magalhães, encaminhou documento à Secretaria de Saúde de Quixeramobim para, no prazo de cinco dias, receber informações sobre a relação de profissionais de saúde capacitados para o enfrentamento da doença e para o tratamento dos pacientes que, eventualmente, venham a ser atingidos pelo vírus H1N1. Também é questionada a quantidade de leitos disponíveis para eventuais pacientes atingidos pela doença.

Medidas
A chefe do Programa Saúde da Família (PSF) em Quixeramobim, Janina Falcão, informou que marcou para a próxima terça-feira (6) um encontro com o promotor. "Já fomos ao hospital, estamos treinando os agentes de saúde, que dão as informações de prevenção para a população e estamos distribuindo máscaras", afirmou.
De acordo com ela, o medicamento Tamiflu está disponível para os eventuais casos que surgirem e lembrou que em casos de surto, o Ministério da Saúde não recomenda a vacina. Quanto ao caso da criança, a chefe do PSF disse que foi um caso "leve" e que ainda será confirmado se é gripe A nesta sexta-feira (2). Janine disse que a criança esteve em Pedra Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário