MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Clima prejudica safra da banana do Vale do Ribeira, SP

 

A colheita da fruta vai atrasar na região.
Enchente em agosto destruiu parte das plantações.

Do Globo Rural
Foi preciso muito trabalho e investimento para o bananal voltar a ficar limpo e com cachos bonitos. Na propriedade de José Antônio de Almeida, cerca de 80% de toda a plantação foi para debaixo d'agua após uma enchente ocorrida em agosto.

Segundo a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, a enchente destruiu quase 90 mil toneladas de banana. Como o Vale é a maior região produtora da fruta em São Paulo, a perda puxou para baixo os números de todo o estado. De acordo com o IBGE, a queda foi de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Quem conseguiu salvar parte da plantação esperava vender a banana por um preço maior, mas não foi o que aconteceu. Preocupados com a falta do produto no mercado, os atacadistas foram comprar a fruta no Sul país. “Com isso, a média do preço em vez de aumentar, caiu. Para resolver, os agricultores estão vendendo patrimônio ou usando as reservas para investir. Houve promessa do estado de liberar linhas de crédito, mas isso não ocorreu”, explica Jeferson Magário, presidente do Sindicato Rural do Vale do Ribeira.
O governo de São Paulo informa que criou uma linha de crédito especial para o Vale do Ribeira, com juro zero e prazo de até cinco anos para pagamento, só que a procura foi pequena. A Secretaria da Agricultura vai agora marcar reuniões com os produtores para divulgar o financiamento.
Os produtores do Vale apostam agora na próxima safra, que deve atrasar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário