MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Criador de tilápias inventa máquina que retira escamas do peixe em MG

 

Máquina é feita de cerdas de pontas de alumínio feitas com pneu reciclado.
Praticidade já rendeu bons lucros ao produtor.

Do G1 SP
O criador de tilápias José Rodrigues, de Minas Gerais, inovou ao construir uma máquina que retira as escamas do peixe. Ele não gastou quase nada para fazer o equipamento utilizando materiais recicláveis. A invenção causou aumento nos lucros.
Na fazenda do José Rodrigues, conhecido como Zé Batata, chama a atenção a descamadora de peixes, uma tecnologia bem mais rústica e que ele mesmo inventou. Desde quando voltou dos Estados Unidos, em 2005, ele cria tilápias tailandesas em tanques-rede e vende para cidades da região. Por viveiro chegam a sair, por mês, cerca de 600 quilos de pescado.
“A tilápia é um peixe que possibilita o trabalho com adensamento muito grande. Nós conseguimos tirar até 600 quilos de peixe no tanque-rede”, diz Rodrigues.
A lagoa tem 45 mil metros quadrados. As mais de cinco mil tilápias são alimentadas três vezes ao dia. Eliane Rezende, a mulher do José Rodrigues, ajuda na alimentação e no serviço de retirada dos tanques.
A máquina é de cerdas de pontas de alumínio, feitas com o corte de pneu reciclado. Basta descer os eixos e passar os peixes embaixo. Enquanto giram as roldanas, as escamas saem de cada um deles em menos de dez segundos. Tudo é feito com a força de um motor de um quarto de cavalo. Mas sempre sobra algum restinho retirado com faca mesmo. Depois é só limpar as tilápias. A praticidade já rendeu bons lucros ao produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário