MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Queda na exportação afeta produtores de laranja de SP


Produtores de laranja do estado estão bastante desanimados.
Muitos têm preferido substituir os pomares por plantações de cana.

Do Globo Rural

A máquina arranca quatro pés de laranja por minuto. A fazenda de 150 hectares do agricultor Denilson Baldin, em Pirassununga, região central do estado de São Paulo, já teve 66 mil pés. Agora, restam apenas 700.
Nos tempos bons, a fazenda chegou a produzir 150 mil caixas de 40 quilos por safra. Denílson conta que os prejuízos com as pragas e doenças na lavoura, como o amarelão, desestimularam a atividade.
O preço pago pela indústria foi outra razão para ele desistir da cultura. “Hoje estão pagando R$ 6 a caixa, mas esse valor não compensa”, explica.
Outra parte do pomar também vai ser arrancada. A terra vai ter o mesmo destino que o restante da fazenda, 60% dos pés de laranja foram substituídos pela cana-de-açúcar.
O canavial já ocupa 89 hectares e essa troca de uma cultura pela outra é cada vez mais comum na região central do estado de São Paulo.
Nos últimos anos, houve queda no consumo do suco de laranja nos países desenvolvidos e o preço caiu no mercado internacional.
Um levantamento feito pelo Sindicato Rural de Taquaritinga aponta que 40 mil hectares de laranja perderam espaço para a cana. Denilson conta que o último pomar foi plantado com o espaçamento ideal para ser mais produtivo, mesmo assim, não compensou. Agora, o agricultor já está pensando no próximo cultivo que será feito dentro de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário