MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ONGs dos blocos do carnaval do Rio formam costureiras


São oferecidos cursos de gratuitos e projetos de leitura para criança.
Objetivo é capacitar as participantes para desenvolver pequenos negócios.

Do G1 Rio

Os tradicionais blocos de carnaval do Rio de Janeiro, como Escravos da Mauá e Suvaco de Cristo, criaram organizações não governamentais (ONGs) para produzirem as fantasias que serão vendidas aos foliões, como mostrou o RJTV nesta sexta-feira (25).
O ateliê Divinas Axilas, ong do bloco Suvaco de Cristo, foi criada em 2008. Além de criarem as fantasias para o bloco, o projeto oferece cursos gratuitos de corte, costura e adereços para fantasias, durante o ano inteiro. "Está chegando bastante pedido e começa a "bombar", como dizem", falou Edir Melo, uma das costureiras.
Raquel Compulsoni comentou sobre a importância do projeto: "A ideia é capacitá-las para que se tornem empreendedoras e desenvolvam seus pequenos negócios". Este ano foram encomendadas 300 fantasias, cada uma custa em média 80 reais e todo o dinheiro é reinvestido no projeto.
Outro bloco que também desenvolve ações sociais é o Escravos da Mauá. A Casa Amarela funciona no Morro da Providência, na Gamboa, na Zona Portuária do Rio e 45 crianças da comunidade participam das oficinas de fotografia, leitura e poesia.
As atividades motivaram as crianças a criar um bloco-mirim: o Amarelo Providencial. Neste carnaval, além de desfilar no morro, eles vão fazer o aquecimento do desfile do bloco da Mauá. "Eles produzem coisas que enriquecem plasticamente o bloco e a gente procura carrear serviços e visibilidade para esse trabalho", falou Ricardo Sarmento da ONG Escravos da Mauá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário