MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de janeiro de 2013

'Fora dos padrões', mulheres relatam dificuldade para achar sapatos


Esteticista de 1,50 m calça 31 e advogada de 1,78 m calça 41.
Padrões de calçados brasileiros variam entre 34 e 40, segundo especialista.

Adriana Justi Do G1 PR

A dificuldade em calçar um número considerado fora do padrão brasileiro levou a esteticista Amanda Evelin Zuber, de 22 anos, e a advogada Suraya Nabhem Kalluf, de 30 anos, a buscar lojas e lugares para fazer modelos sob medida. Antes de conseguir as adaptações, elas contam que tentaram 'artifícios' para poder se adaptar aos modelos e tamanhos 'normais'.
Mulheres calçam respectivamente 41 e 31 (Foto: Adriana Justi / G1)Mulheres calçam respectivamente 41 e 31. Números são considerados fora do padrão brasileiro
(Foto: Adriana Justi / G1)
"Praticamente toda a minha família sofre com esse problema de calçar tamanhos grandes, minha mãe, por exemplo, usa 42. Também tenho um primo que usa 45. Eu calço 41, mas muitas vezes, por falta de opção ou por vergonha de usar sapato grande, eu comprava tamanho 39. A sensação é horrível. Na época da faculdade eu ia ao banheiro várias vezes para poder tirar o sapato de tanta dor que eu sentia", lembra Suraya, que tem 1,78 m. "O difícil era sorrir com o sapato apertado", completa.
Suraya e Amanda usam calçados sob medida (Foto: Adriana Justi / G1)Suraya e Amanda usam calçados sob medida
(Foto: Adriana Justi / G1)
De acordo com o pesquisador de biomecânica do pé do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Aluisio Avila, tamanhos entre o 34 e 40 são considerados padrões no Brasil. Sendo que os mais vendidos estão entre o 35 e 38.
A advogada brinca e conta que os colegas de classe a apelidaram de 'pé grande'. "Minhas amigas usavam tamanhos entre 36 e 37, isso é um sonho para qualquer pessoa. Minha maior dificuldade era ter que sorrir com um sapato apertando até a alma", brinca. Ela explicou também que  sofria muito preconceito, mas que na maior parte das vezes levava na brincadeira. "Tanto que hoje eu já desencanei com isso".
Calçados  (Foto: Adriana Justi / G1)Mesmo modelo de calçado foi adaptado as
numerações 41 e 31 (Foto: Adriana Justi / G1)
Para Amanda, que tem 1,50 m e calça 31, o problema não é diferente. Ela conta que também já passou 'apuros' para conseguir um calçado adaptado ao tamanho do pé.
"Eu sempre me senti muito mal com essa situação e precisava usar só sapato fechado e tamanho 33. Para que meu pé não ficasse 'dançando' dentro do calçado, eu usava duas meias grossas, se fosse preciso, mais que isso. O problema maior era no verão, imagine calçado fechado com meia no calor?", indaga a esteticista.
A esteticista contou ainda sofre piadas diárias com relação ao tamanho do pé e da altura. "Eu não aguento essas piadinhas. Mas eu assumo o meu tamanho com muito orgulho e só uso salto. Me recuso a usar calçados infantis. Por várias vezes, eu cheguei na loja e me enfurecia quando a vendedora me oferecia esse tipo de produto", relata Amanda.
Aquelino ao lado da esposa na fabricação de calçados (Foto: Arquivo pessoal)Aquelino ao lado da esposa na fabricação de
calçados (Foto: Arquivo pessoal)
Sob medida e exclusivo
Pensando nesse tipo de público, uma loja de calçados em Curitiba, se especializou em calçados feitos sob medida. Os tamanhos variam entre 23 e 45. "Nossa história começou há mais de 70 anos atrás quando o meu pai, ainda menino, começou a trabalhar de sapateiro. Com o passar dos anos e com a maior idade, ele começou a trabalhar em fábricas de calçados. E como sempre tinha muito trabalho, ele acabava trazendo calçados para fazer em casa. E foi assim que ele foi aprendendo e se especializou na confecção desse tipo de produto", conta a empresária Inês Masiero.
A família veio para Curitiba em 1970 e como o pai, Aquelino Masiero, sabia fazer qualquer modelo, começou a se especializar a qualquer tamanho. "Hoje temos um público especial e exigente - o que quer exclusividade e qualidade. Pra nós é uma satisfação enorme poder satisfazer essas pessoas. A gente sabe da dificuldade de cada um para buscar um modelo ideal.Também atendemos o público que precisa de formatos especiais, como pés com joanetes, por exemplo", ressalta a empresária.
Sapato exposto na loja demorou cerca de 30 dias para ser feito e equivale ao tamanho 181 (Foto: Adriana Justi / G1)Sapato exposto na loja demorou cerca de 30 dias para ser feito e equivale ao tamanho 181
(Foto: Adriana Justi / G1)
Inês diz ainda que o maior sapato já feito por Aquelino equivale ao tamanho 181. "Como até hoje não apareceu ninguém com esse tamanho de pé, nós deixamos ele como enfeite na nossa vitrine", brinca. O calçado foi esculpido em um tronco de árvore e levou cerca de 30 dias para ser concluído. Um outro sapato equivalente ao tamanho 67 também está exposto na loja.
Padrão brasileiro de medidas
Para o pesquisador Avila não existe uma padronização única entre os pés dos brasileiros. Ele conta que, no mínimo, podem ser classificados em três tipos - delgado, normais e robustos.
"Isso é uma dificuldade para quem não tem o pé tido como 'normal'. No segmento feminino, por exemplo, dentro de um mesmo comprimento de pé, a diferença de volume entre o membro mais delgado e o robusto é de aproximadamente 70 mm. Já no masculino, a variação chega a 90 mm para um mesmo comprimento de pé", explica o pesquisador.
Ele defende a tese de que as indústrias devem pelo menos três perfis diferentes para cada número de calçado. Nos Estados Unidos, segundo ele, são cinco perfis diferentes para cada numeração.
Maior e menor pé do mundo
Segundo o livro dos recordes, o Guiness Book, o maior pé do mundo pertence ao turco  Sultan Kosen, de 26 anos. Com 2,51 de altura  o pé dele mede 36,5 centímetros, o equivalente a um calçado com numeração 60. Sultan Kosen também possui também a maior mão do mundo com 27,5 cm de uma ponta a outra.
O Guiness não identificou o menor pé adulto do mundo, mas se for proporcional ao tamanho, provavelmente deve pertencer ao colombiano Edward Nino Hernández, de 24 anos, que mede 70 centímetros de altura e é considerado o menor homem do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário