MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Empresário lucra com academia de ginástica para idosos


Número de idosos cresce e impulsiona mercado para a 3ª idade.
Faturamento aumenta, em média, 20% ao ano.

Do PEGN TV

Com o aumento da expectativa de vida em todo mundo, empresários, cada vez mais, investem em produtos e serviços para terceira idade. Os idosos agora têm lojas especializadas e até programas exclusivos de atividades físicas.
Uma academia de ginástica na Zona Oeste de São Paulo se especializou no público ais velho. O empresário e médico Benjamin Apter montou o negócio há 8 anos, com mais dois sócios.
“O índice do IBGE está apontando que o Brasil está envelhecendo, então a população esta vivendo mais e já estava buscando uma melhor qualidade de vida.”
Foram 2 anos de estudo de mercado para chegar ao modelo ideal. benjamin percebeu que o público idoso é carente de aulas específicas de fortalecimento muscular.

“Nós ficamos muito atentos nas grandes universidades, nas publicações científicas onde se estudava muito que exercício para terceira idade não só melhorava a qualidade de vida, mas também melhorava os índices de doenças crônicas, melhorava a glicemia na diabetes, melhorava o nível de pressão no hipertenso, melhorava ansiedade, depressão, osteopenia, osteoporose”, diz ele.
O investimento para montar a primeira unidade da rede foi de R$ 250 mil. Hoje, são três em São Paulo. A rede tem 40 funcionários e 650 alunos matriculados.
“Aqui o aluno não fica sozinho, ele recebe orientação em tempo integral. Durante os exercícios, fisioterapeutas dão todo suporte necessário nos aparelhos.”
Aos 85 anos, Maria é uma aluna assídua. Ela sabe bem a importância de não ficar parada. “Exercício faz muito bem pra saúde, faz muito bem ate para cabeça”, diz.

O empresário Benjamin Apter fatura cerca de R$ 3 milhões por ano e já planeja  expansão da rede.
“Nosso faturamento ele vem aumentando em media 20% ao ano, o faturamento bruto. Nós pretendemos dobrar o nosso faturamento em 3 anos.”
Mercado promissor
Segundo dados do IBGE, existem hoje no Brasil cerca de 22 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, eles já serão 22% da população.
Para o consultor Sebastião de Oliveira Filho, o crescimento no número de idosos gera um mercado de produtos e serviços cada vez mais promissor.
“Você ainda não tem grandes empresas, você não tem ainda uma quantidade de concorrentes atuando nesse mercado e você tem uma oportunidade muito grande, ou seja, esse é momento de conhecer mais esse público, estar próximo dele e realmente desenvolver produtos e serviços que sejam muito adequados à realidade desse publico”.
E o empresário Thiago Abate aproveitou o momento. Com foco na clientela idosa, montou uma loja com produtos para a saúde e bem-estar.
A loja trabalha com mais de 500 itens diferentes, 70% deles voltados para o público da 3º idade. Os produtos mais procurados são os que oferecem conforto para o idoso, que está cada vez mais consumista e exigente.
Entre os itens estão as bolas para a prática de pilates, equipamentos de ginástica, além de travesseiros, colchões e assentos de espuma.
“É uma linha bem ampla e eles também estão procurando cada vez mais coisa pro seu bem estar pro seu dia a dia, pra ter o dia a dia melhor ter o envelhecimento melhor.”
Thiago Abate investiu R$ 150 mil para montar a loja, que atende cerca de 1,5 mil clientes por mês.
Para quem pretende investir neste tipo de negócio, o empresário dá a dica: é preciso ficar atento a alguns detalhes que fazem diferença na hora de conquistar a clientela.
“Tem que ter uma equipe bem treinada, com bastante paciência, um produto a pronta entrega, um produto de mostruário e assim se a pessoa levou não gostou nós estamos aqui para trocar por outro produto, ou devolver o dinheiro. Porque alem de cliente acabam se tornando amigos”, diz Abate.
O faturamento médio da empresa é de R$ 60 mil por mês. Este ano, Thiago aposta em novidades para alavancar as vendas.
“O público também já está cobrando que já tem lá fora. (...) Então em 2013 vêm outras mercadorias, as vendas vão aumentar (...) então a gente tende a crescer muito”.
Em 2012, os idosos movimentaram R$ 400 bilhões, 45% a mais do que em 2007. grande parte da renda é destinada a gastos com o próprio bem-estar. e na lista das prioridades estão os produtos para manter a saúde em dia.
“Compramos pesinho, caneleira, colchão, enfim, corda, elástico, nós precisamos fazer realmente ginástica para dar sustentação ao físico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário