MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de outubro de 2012

Segundo turno é disputado hoje em 50 cidades do país


Guilherme Waltenberg | Agência Estado

O segundo turno das eleições municipais é disputado neste domingo em 50 cidades de todo o País, sendo 17 capitais. No total, mais de 30 milhões de eleitores estão aptos a votar e escolher quem será o próximo prefeito de seus respectivos municípios.

Dentre todos os Estados, São Paulo lidera com o maior número de cidades disputando o segundo turno: 12, incluindo a capital, maior colégio eleitoral do País com mais de 8,5 milhões de eleitores. Na sequência, está o Estado do Rio de Janeiro, com sete cidades, Paraná, onde todos os cinco municípios com mais de 200 mil habitantes terão segundo turno, e Minas Gerais, com quatro disputas. Em apenas cinco Estados nenhum município terá segundo turno: Goiás, Pernambuco, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O partido com maior número de candidatos nesta segunda etapa da votação é o PT, que disputa as eleições em 21 localidades, seguido do PSDB, com 17, o PMDB, com 16, o PDT, com 8, e o PSB, com 7. Considerando apenas as capitais, o PSDB lidera em número de disputas com 8 candidatos, seguido pelo PT com 6. PMDB, PDT e PSB têm três cada.

No primeiro turno, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos: 1.020. Na sequência vieram o PSDB, com 692; PT, com 627; PSD, com 493; PP, com 466; e PSB, com 433. Em termos de população governada, o PMDB continuou na liderança, com 28 milhões de habitantes. O PT veio em seguida, com 21,7 milhões. O PSDB teve 19 milhões, o PSB, 15 milhões, e o PSD, 10 milhões.

O segundo turno é disputado apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos tenha atingido mais de 50% dos votos na primeira etapa do pleito. No primeiro turno, mais de 130 milhões de eleitores puderam votar, mas cerca de 22 milhões, algo em torno de 16%, não compareceram às urnas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário