MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de outubro de 2012

Cinco capitais elegem seus prefeitos em horários diferentes de Brasília


Capitais são Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus e Porto Velho.
Diferença está relacionada com o início do horário de verão.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília

Os eleitores de cinco estados brasileiros irão comparecer às urnas neste domingo (28) para escolher seus candidatos a prefeito mais tarde do que no resto do país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O “atraso” na votação se deve ao fuso horário diferenciado de Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Nesses locais, os relógios estão uma hora atrás do horário de Brasília, ou até duas (por conta do horário de verão).
No cronograma de 45 cidades que estão definindo seus futuros governantes no segundo turno, a eleição municipal teve início, pontualmente, às 8h, e irá se estender até as 17h de Brasília. Porém, nos municípios que não seguem o fuso horário da capital federal, a votação começa às 9h ou 10h de Brasília, por conta de fuso horário diferenciado e horário de verão.
Com isso, a apuração dos votos também demorará um pouco mais do que no primeiro turno, com estimativa do TSE de que 90% dos votos estejam totalizados às 21h30 de hoje. No primeiro turno, esse percentual foi atingido até as 20h do dia da votação.
Em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), o pleito se encerrará uma hora mais tarde. Os dois estados do Centro-Oeste estão uma hora atrás de Brasília em razão do fuso horário diferente, mas adotaram o horário de verão. Nas duas capitais, a votação começa às 9h e se encerra às 18h, considerando-se o horário de Brasília.

Já em Rio Branco (AC), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), a eleição terá uma defasagem de duas horas com relação à maioria dos estados do país. Nas duas cidades, além do fuso horário uma atrasado, ainda há uma diferença de mais uma hora nos relógios porque os três estados não estão incluídos no horário de verão deflagrado no último dia 21.

Na tentativa de economizar o consumo de energia nos meses de verão, o Distrito Federal e outros 11 estados adiantaram os ponteiros do relógio em uma hora. A mudança de horário termina no dia 17 de fevereiro de 2013.

No entanto, mesmo com as diferenças de fuso, pelo horário local das cinco capitais do Norte e do Centro-Oeste, a votação se dará dentro do cronograma da Justiça Eleitoral, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário