MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto ajuda agricultores a melhorar trabalho de extração de frutas no PA


Dinheiro de um financiamento serviu para investir em infraestrutura.
Programa Pará Rural foi desenvolvido pelo governo do estado.

Do Globo Rural
A união e a contribuição de um projeto do governo do Pará ajudaram pequenos agricultores de Tomé-Açu a melhorar de vida. O dinheiro de um financiamento serviu para investir em infraestrutura e agregar valor aos frutos colhidos.
O agricultor Manoel do Carmo e os filhos trabalham juntos na colheita do açaí. Enquanto ele retira os cachos das palmeiras, os rapazes puxam os frutos do cacho. O agricultor lembra as dificuldades para produzir e vender longe dos grandes centros. “Nós chegamos a vender cupuaçu por R$ 0,10 o quilo in natura. Tínhamos associados e produção, mas falta estrutura para que a gente pudesse comercializar”, diz.
O agricultor faz parte de uma associação que reúne 50 famílias de pequenos agricultores na Vila da Forquilha, em Tomé-Açú, nordeste do Pará. Eles trabalham em mutirão. Uns ajudam a colher a produção dos outros, o deixa o trabalho mais rápido.
Um projeto da associação foi aprovado no Programa Pará Rural desenvolvido pelo governo do estado e financiado pelo BIRD, Banco Mundial. O governo entra com 50% do valor financiado e o BIRD com outros 50% do total. Para ter o projeto contemplado pelo Pará Rural a associação precisa preencher uma série de pré-requisitos exigidos pelo Banco Mundial.
O principal objetivo do programa é aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de comunidades rurais que estão abaixo da linha da pobreza. A ideia é dar condições para que famílias de pequenos agricultores consigam desenvolver suas atividades aumentando a produção e, consequentemente, os lucros.
Na Vila da Forquilha, os agricultores investiram o dinheiro na construção de uma agroindústria e na compra de uma câmara frigorífica, onde armazenam as polpas de frutas que produzem como cacau, cupuaçu, açaí, acerola e maracujá. Atualmente, a maior parte da produção é vendida para a CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, e chega até a merenda escolar do município.
Os resultados do investimento são visíveis na Vila da Forquilha. As casas de barro deram lugar às construções de alvenaria. Mas a associação tem outros planos para continuar crescendo. “A gente vai ampliar nosso mercado e procurar outros mercados. Com certeza, nós vamos ter mais produtos e vamos precisar de mercado”, diz Waldenis de Oliveira, presidente da Associação de Produtores de Agricultura Familiar.
O Programa Pará Rural existe há dois anos e tem 95 projetos em atividade. Cerca de 12 mil famílias já foram beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário