MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Índios levam equipamentos de pólo de saúde indígena no Pará


Ação é protesto por falta de infraestrutura de atendimento médico.
Ministério da Saúde diz que está tomando providêndias sobre o caso.

Do G1 PA

Índios assurini, em Tucuruí, no sudoeste do Pará, invadira a sede do Polo de Saúde Indígena no município e levaram nesta quinta-feira (18) todos os equipamentos e móveis do local para a aldeia. De acordo com as lideranças do movimento, a ação é um protesto pela deficiência no atendimento médico aos povos indígenas da região.
De acordo com os manifestantes, o polo não atende as demandas das tribos do município. Entre os principais problemas eles destacam a falta de transporte para levar os índios das aldeias até a sede onde é realizado o atendimento.
"Nesta quarta-feira (17) mesmo um indígena foi até as lideranças pedir ajuda para comprar remédios. Por aqui não nos informam nada. Isso é um grito de socorro não apenas dos assurini, mas de todos os povos que estão sofrendo", explicou Raimundo Assurini.
Assurini chegam até local onde eram feitos atendimento médicos e avisaram aos funcionários que levariam equipamentos. (Foto: Reprodução / TV Liberal)Assurini chegam até local onde eram feitos atendimento médicos e avisaram aos funcionários que levariam equipamentos. (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Os equipamentos, computadores, móveis e documentos do Polo foram levados em um caminhão fretado pelos indígenas até um prédio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) localizado dentro da aldeia, que fica a 25 quilômetros de Tucuruí.
Resposta
Por telefone, o Ministério da Saúde informou que já está tomando providências para recuperar os equipamentos e que a Funai e o Ministério Público Federal já foram notificados sobre o caso e que o movimento foi organizado por um dos índios que não aceitou os procedimentos de atendimento médico.
O Ministério afirma ainda que nesta quarta-feira (17) foi realizado um pregão para a contratação de empresa para realizar serviço de manutenção nos veículos, inclusive nos quatro carros do Polo e assegura que a equipe médica do espaço de atendimento em saúde indígena do município paraense está completa.
Indígenas levaram móveis, documentos e equipamentos para aldeia (Foto: Reprodução / TV Liberal)Indígenas levaram móveis, documentos e equipamentos para aldeia (Foto: Reprodução / TV Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário