MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Falta de estrutura para armazenar grãos preocupa produtores de Goiás


Agricultores devem colher uma safra recorde de grãos no estado.
Área plantada passará de 400 mil hectares em Rio Verde.

Do Globo Rural

Agricultores de Goiás devem colher uma safra recorde de grãos. A preocupação é com a falta de estrutura para armazenar o volume de produção.

A safra de verão, de 20 milhões de toneladas de grãos, deve bater recorde de produção em Goiás. A estimativa é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG). O aumento se deve ao preço da soja. A saca chega a valer R$ 75. Em Rio Verde, no sudoeste do estado, a área plantada vai passar de 400 mil hectares.
A preocupação é com os locais de para armazenar a enorme quantidade de grãos. Segundo o presidente da Comigo, maior cooperativa do centro-oeste, poucos agricultores investem em construção de armazéns. “A preocupação hoje do produtor é ter máquinas para colher com rapidez e caminhões que possam mandar e voltar imediatamente para fazer uma nova carga. O aumento da safra está acontecendo em municípios com expansão muito grande que a rede armazenadora daqueles municípios não tem como suportar”, diz Antônio Chavaglia.
O agricultor Sandro Henkes fez as contas e considerou que valia a pena fazer o investimento. O armazém tem capacidade para 110 mil sacas. Dependendo do preço do grão, ele chega a economizar R$ 5 a saca. Segundo o produtor, ter o silo na fazenda evita o desperdício. Os resíduos de soja e milho são transformados em ração para os animais. Mas é preciso saber administrar o negócio para evitar perdas de tempo e dinheiro.
A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a produção de grãos em Goiás é menos otimista em relação à da Federação de Agricultura do estado. O primeiro levantamento prevê uma safra de 18,2 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário