MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Exposição apresenta joias inspiradas no Círio de Nazaré, em Belém


Peças foram inspiradas nas onze procissões do Círio.
Mostra acontece de 9 de outubro a 4 de novembro, no São José Liberto.

Do G1 PA

Em peças de ouro, pingentes simbolizam a imagem de Nossa Senhora. (Foto: Divulgação/Igama)Em peças de ouro, pingentes simbolizam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. (Foto: Divulgação/Igama)
A partir do próximo dia 9 de outubro, o Espaço São José Liberto, em Belém, exibe a exposição “Joias de Nazaré 2012”, com peças inspiradas nas onze procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. As joias reúnem trabalhos de designers, ourives, lapidários e artesãos vinculados ao Pólo Joalheiro do Pará. Toda a ambientação da exposição será marcada por réplicas dos objetos de miriti, utilizado pelos fiéis para pagar promessas.
Para o artista plástico responsável pelo projeto, Emanuel Franco, os diversos ícones do Círio de Nazaré são uma rica fonte de inspiração para as manifestações artísticas. “É uma época em que me aproprio dos elementos visuais das manifestações populares. Os brinquedos de miriti, as janelas decoradas, as alegorias e as promessas, eu vejo como signos visuais marcantes dessa quadra nazarena”, comenta.
O colar em prata foi inspirado nos promesseiros da corda.  (Foto: Divulgação/Igama)O colar em prata foi inspirado nos promesseiros da corda. (Foto: Divulgação/Igama)

A mostra é realizada desde o ano de 2003, e entre as joias que serão expostas em 2012, está o colar em prata inspirado nos promesseiros da corda, peças em ouro, que retratam os anjos que acompanham o Círio e as demais procissões da festividade, além de pingentes que simbolizam a imagem de Nossa Senhora.
Serviço: “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio - A fé renovada em todos os caminhos”. De 9 de outubro a 4 de novembro, no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, S/N, bairro do Jurunas. A entrada é franca. Informações: (091) 3344 – 3514.

Nenhum comentário:

Postar um comentário