MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em crise, França compra briga com montadoras sul-coreanas


País tenta defender carros nacionais com apelo contra trabalho barato.
Após bate-boca, CEO da Fiat e o pai do VW Up! fazem as pazes em Paris.

Priscila Dal Pogetto Do G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

Amplos estandes de fundo branco, bem iluminados e cheios de carros com preços mais acessíveis já viraram marca registrada do grupo sul-coreano que carrega as marcas Hyundai e Kia. Seus destaques no Salão de Paris, que abriu no último sábado (29) para o público vai até o próximo dia 14, são o Hyundai i30 duas portas (sem previsão para o Brasil, por enquanto) e o Kia Carens. No entanto, eles passaram a ser coadjuvantes de uma briga entre o ministro francês da indústria, Arnaud Montebourg, e a montadora sul-coreana.
frança x hyundai (Foto: Reuters)Ministro Montebourg acusou Hyundai e Kia de concorrência desleal (Foto: Reuters)
O governo francês acusou as duas marcas por dumping - concorrência desleal na venda por prática de preços bem abaixo do mercado. Isso porque em maio, passou a valer um acordo de livre comércio entre a Coreia do Sul e a França, assinado em 2011, que libera a entrada dos carros sul-coreanos sem taxação. No entanto, os carros que eles mais exportam para a França são compactos movidos a diesel, um segmento dominado pelas montadoras francesas.
Em discurso durante a convenção anual do Partido Socialista Francês, Montebourg foi taxativo na acusação e pediu aos franceses para comprarem carros nacionais, além de defender que a União Europeia crie uma nova medida para proteger setores como o automobilístico.
Dados da Associação Francesa de Montadoras (CCFA) apontam que a produção automobilística da França caiu 17% nos primeiros sete meses deste ano. Em relação ao mesmo período de 2011, as vendas da Hyundai cresceram 30%. Neste mesmo período, as vendas das francesas PSA Peugeot Citroën e Renault caíram 20% e 17%, respectivamente.
O G1 questionou representantes do grupo PSA – que planeja demitir 8 mil funcionários em um plano de reestruturação – sobre o grau de ameaça das concorrentes sul-coreanas, mas eles se mostraram mais preocupados em resolver problemas internos de redução de custos e lançamento de novos produtos do que fomentar uma guerra contra os sul-coreanos.
“É natural e importante que o governo defenda a indústria local. Mas a grande preocupação da França, que é uma preocupação na Europa em si, é a trabalhista. Isso é algo muito forte até como parte de nossa cultura”, afirma o italiano e diretor geral da marca Citroën no Brasil, Francesco Abbruzzesi. O executivo se refere tanto à tentativa de manter os empregos na Europa, quanto a exploração da mão de obra com baixos salários em países como Coreia do Sul, China e do Sudeste Asiático.
Já o presidente do grupo PSA no Brasil e na América Latina, Carlos Gomes, ressalta que a França abriu as portas para a Coreia do Sul, mas o país não facilita a entrada de carros sul-coreanos. “A Europa está em crise, é natural que ela se proteja”, defende o executivo.

O G1 procurou representantes de Hyunda e Kia no salão, mas nao achou quem comentasse o assunto.
Bate-bocaA briga por preços abaixo do mercado já extrapolou até em calorosas discussões entre as montadoras. Na última sexta-feira (29) o CEO do grupo italiano Fiat e o "chefão" do alemão Volkswagen, Martin Winterkorn, fizeram as pazes em público com um abraço no meio do Salão de Paris. A saia bem mais justa do que uma banderola do Greenpeace (levantada no meio da apresentação da VW) começou com um discurso do executivo italiano, no papel de presidente da Associação de Construtores Europeus de Automóveis, em julho.
Marchionne reclamou da prática de preços da Volkswagen feita especialmente no compacto Up!, que adotou uma estratégia de grandes descontos por toda a Europa. Com isso, a montadora alemã teria criado um “clima frenético de mercado”, prejudicando todas as outras montadoras no continente, em crise econômica.
Winterkorn, por sua vez, retrucou e disse que a Volkswagen estava preparada para deixar a associação, argumentando que Marchionne não era qualificado para liderar o grupo – a Fiat é pequena na Europa, tendo como principal mercado de vendas a Itália e o segundo, o Brasil.
Mais do que depressa Marchionne convidou Winterkorn para uma conversa cara-a-cara bem no salão. O alemão foi. No fim, os dois executivos se encontraram, apertaram as mãos e se abraçaram, dizendo que a disputa havia sido resolvida. Afinal, “quem nunca?”, como diriam os brasileiros.

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