MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BMW terá fábrica no Brasil, diz ministro Pimentel


Declaração ocorreu durante anúncio do novo regime automotivo.
Montadora não confirma instalação e informa que analisa pacote.

Do G1, em São Paulo

BMW no Salão de Paris (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)BMW acaba de mostra suas novidades mundiais
Salão de Paris (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta quinta-feira (4) que a BMW terá fábrica de automóveis no Brasil. A afirmação ocorreu durante o anúncio do novo regime automotivo brasileiro, que vigorará entre 2013 e 2017, e tem por objetivo ter carros melhores, mais eficientes, modernos, com menos emissão de carbono, e a preços mais baixos, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo Pimentel, as novas normas previstas irão atrair mais investimentos de empresas já presentes no país, além de outras que ainda não produzem no Brasil. A BMW não confirmou ao G1 a instalação no país e disse que está analisando o pacote de medidas para tomar uma decisão.

No Brasil, a BMW já monta motocicletas em Manaus, por meio de parceria com a Dafra. Além da marca alemã, o ministro confirmou novas fábricas de Chery, Jac Motors e Nissan.

Em agosto, o governo de Santa Catarina divulgou que estava próximo de um acordo com a BMW. Contudo, era aguardada a divulgação do novo regime automotivo para a concretização das negociações.

Novas regras
Para se habilitar ao novo regime, e conseguir, com isso, manter o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sem o aumento de 30 pontos percentuais anunciado em 2011, as empresas deverão atender a uma série de requisitos.
Segundo as regras, entretanto, as empresas poderão importar até 25% de sua produção estimada no Brasil e, mesmo assim, não ter o IPI elevado em 30 pontos percentuais. Poderão, ainda, importar mais 25% da produção estimada, pagando IPI cheio (com 30 pontos a mais no IPI sendo cobrados), mas com crédito posterior no IPI de carros produzidos no Brasil.
Ao anunciar as novas regras, o ministro Pimentel também afirmou que a Jac Motors abrirá uma fábrica no país. A montadora chinesa havia suspendido o início da obra, em Camaçari (BA), à espera da divulgação do novo regime. Após o anúncio do governo, a empresa divulgou um comunicado confirmando a construção da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário