MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Turismo religioso leva milhões de visitantes ao Cariri no Ceará

 

Cidades do Cariri é um importante polo de peregrinação religiosa.
Igrejas, capelas e festas anuais atraem visitantes a várias cidades da região.

Diana Vasconcelos Do G1 CE
Romaria no dia de Finados reuniu mais 500 mil romeiros na cidade de Juazeiro do Norte (Foto: Preferitura de Juazeiro do Norte / Divulgação)Romaria no dia de Finados reuniu mais 500 mil romeiros na cidade de Juazeiro do Norte (Foto: Preferitura de Juazeiro do Norte / Divulgação)
Somado a riqueza natural e a criatividade do artesanato da Região do Cariri, está o turismo religioso. A começar por Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, que somente em 2011 recebeu 2,5 milhões de visitantes entre curiosos e devotos do Padre.
Segundo o secretário de turismo e romaria da cidade, José Carlos Santos, mesmo com outros atrativos, a maioria dos visitantes vai a Juazeiro do Norte pelas romarias. “Vem muito cearense e muitos de outros estados do Nordeste também. Principalmente de Pernambuco e Alagoas”, afirma. Segundo o gestor, somente entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, quando ocorre a romaria ao túmulo de Padre Cícero, segunda maior do país, a cidade recebe 500 mil visitantes.
Os pontos de peregrinação religiosa em Juazeiro do Norte são paradas obrigatórias para a maioria dos romeiros e curiosos. O trajeto começa pelo túmulo de Padre Cícero na Capela do Socorro. Em seguida, as paradas são: a primeira igreja de Juazeiro do Norte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e o Memorial do Padre Cícero, que abriga uma exposição com objetos usados por ele ao longo da vida. A casa do “Padim” também está aberta ao público para visitações.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas visitaram Juazeiro do Norte em 2011 (Foto: Agência Diário / Eduardo Queiroz)Cerca de 2,5 milhões de pessoas visitaram
Juazeiro do Norte em 2011 (Foto: Agência Diário
/ Eduardo Queiroz)
No alto da Colina do Horto, está a estatua de 27 metros de altura de Padre Cícero. Nos pés do monumento, milhares de fiéis escrevem pedidos e agradecem as graças alcançadas, além de aproveitarem a vista proporcionada por uma das mais belas paisagens do município. A estátua tem 41 anos de existência e foi reformada neste ano em comemoração ao Centenário de Emancipação de Juazeiro do Norte.
Da Colina do Horto, segundo o secretário Santos, a peregrinação segue por uma trilha de três quilômetros. No fim da trilha, há um espaço de meditação para os romeiros, com capelas e paisagens preservadas. Meditação que continua no Santuário dos Franciscanos, onde uma gruta proporciona o famoso “Passeio das Almas”.
Comércio
O turismo religioso impulsiona o comércio local. Segundo José Carlos Santos, 90% do dinheiro que circula na cidade com as peregrinações fica no comércio informal. E a produção artesanal é a mais procurada: santos de madeira e argila, amuletos, réplicas de partes do corpo usadas por pagadores de promessas, fitas, terços, entre outros. Mas há também opções de comércio formal, como o Centro de Apoio ao Romeiro.
Outras cidades
A maioria das cidades do Cariri recebe o turismo religioso. Algumas, no entanto, com movimentos mais fortes que outras. Em Milagres, por exemplo, a 475 km de Fortaleza, as visitas em homenagem a padroeira Nossa Senhora dos Milagres ainda é tímido. Mas, na vizinha Barbalha, a celebração o “Festa do Pau de Santo Antônio" ou Festa do Pau da Bandeira já é internacionalmente conhecida.
Barbalha, além das belas formações de cerrado e caatinga, é ponto de encontro anual de mulheres solteiras. Pois, no mês de julho, acontecem as homenagens ao “casamenteiro” Santo Antônio, padroeiro da cidade. Milhares de visitantes vão até Barbalha para participar dos festejos.
O fato mais marcante das comemorações é o pau da bandeira, um tradicional rito praticado desde os tempos do Império e que se divide em duas fases. Na primeira, dezenas de devotos entram na chapada do Araripe para extrair um tronco de árvore, que é deixado no meio da floresta para secar.
A segunda fase é a “procissão do pau” e começa alguns dias depois do corte da madeira. Os devotos pegam o tronco cortado, carregam nos próprios ombros até o centro da cidade e erguem diante da Igreja Matriz de Santo Antônio com uma bandeira do santo. Milhares de pessoas ocupam as ruas de Barbalha para presenciar a procissão e tentar tocar no tronco. Principalmente mulheres solteiras, acredita-se que o ''ritual'' aumenta as chances de casar.
Outra cidade que tem crescido no turismo religioso é Santana do Cariri. A maioria dos visitantes em busca de conhecer o Memorial da Mártir Benigna, uma pequena capela construída com pedras de calcário laminado em homenagem a adolescente de 13 anos que morreu para proteger a castidade. Segundo o pesquisador e historiador João Paulo Cabral Alves, cerca de quatro mil pessoas acompanharam a romaria de Benigna em outubro deste ano.
“Ela foge aos padrões católicos. Ela parte de uma canonização espontânea feita pelo povo. Ela é uma santa para eles”, explica o pesquisador. Outros pontos que têm recebido cada vez mais visitantes, segundo Alves, são o geossítio Pontal da Santa Cruz e a Igreja Matriz.
De acordo com o pesquisador, o Pontal da Santa Cruz leva este nome porque no fim do século XIX moradores construíram uma grande cruz no local para afastar um demônio que assombrava o povoado. Atualmente, uma grande cruz de aço marca o lugar. Já a Igreja Matriz é dona de uma arquitetura centenária e recebe fieis e curiosos de todo o Nordeste.
Memorial para Santa Benigna é mantido moradores da cidade (Foto: Ypsilon Felix/VC no G1)Memorial para Santa Benigna é mantido moradores da cidade (Foto: Ypsilon Felix/VC no G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário