MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Irrigação ajuda a evitar perdas com estiagem em lavouras de fumo no RS

 

Sistema fornece quantidade suficiente para garantir boa produção.
Seca afeta o Sul do país e causa perdas de cerca de 30% das lavouras.

Do Globo Rural
Os produtores do Rio Grande do Sul que usam um sistema de irrigação conseguem escapar dos problemas da estiagem que afeta o Sul do país e causa perdas de cerca de 30% nas lavouras de fumo.
Lavouras de folhas desenvolvidas e verdes são exceção nessa época do ano. O clima seco castiga a cultura e os produtores no Rio Grande do Sul. Mas o agricultor Clóvis Bartz, de Santa Cruz do Sul, encontrou na irrigação a solução para a ausência de nuvens carregadas no verão.
A quantidade de água utilizada é planejada de acordo com a necessidade. O sistema, acionado ao menos uma vez por semana, fornece de 30 a 40 milímetros de água, volume suficiente para garantir boa produção em épocas de estiagem.
O sistema por aspersão foi implantado há dois anos. Hoje, 19 mil dos 50 mil pés são irrigados. Onde não há umidade, a quebra é de 30%. Por isso, até a próxima safra o fumicultor pretende investir mais em irrigação.
Mas o preço do tabaco é motivo de preocupação do fumicultor. A partir do próximo mês, as indústrias fumageiras começam a comprar o produto. Na safra passada, os agricultores negociaram o quilo de fumo por uma média de R$ 6,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário