MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Agricultores que tiveram perdas com seca não receberão o Garantia Safra

 

Foram análisados relatórios de perdas de 38 municípios do Piauí.
Em 35 municípios, não houve prejuízo suficiente para pagar o benefício.

Do Globo Rural
 O Seguro Garantia Safra, um benefício pago para as perdas causadas pela seca, transformou-se em dor de cabeça aos pequenos agricultores do Piauí.
Primeiro, o estado não pagou sua parte no programa. Só depois que a dívida foi quitada, em novembro, o Ministério do Desenvolvimento Agrário analisou os relatórios de perdas dos municípios. Na maioria dos casos, o ministério considerou que não houve prejuízo suficiente para pagar o benefício. O resultado é que até agora nenhum agricultor recebeu o dinheiro.
A notícia que o Ministério do Desenvolvimento Agrário não aprovou os relatórios das prefeituras irritou os técnicos agrícolas que participaram dos levantamentos de campo. “Quem está em Brasília deve ver a realidade do campo. A maioria faz o levantamento no gabinete e não vê a realidade de quem está no campo. A safra 2010/2011 foi comprometida acima de 60%”, avalia Matias José Santana, técnico agropecuário da Emater.
O prefeito de Picos Gil Marques Medeiros revelou que o município investiu R$ 42 mil para inscrever 2,2 mil agricultores no Garantia Safra. Ele quer pedir o dinheiro de volta. “O Piauí é um estado pobre. Esse dinheiro faz muita falta para a prefeitura de Picos. Se não vai pagar o seguro aos agricultores, que devolva o dinheiro”, diz.
No Piauí, trinta e oito municípios encaminharam o relatório de perdas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ministério considerou que em 35 deles as perdas são inferiores a 50%, índice mínimo para o pagamento do seguro. O ministério informou que ainda há dúvidas a respeito dos prejuízos nos municípios de Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato e que eles podem pedir a reavaliação do relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário