MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Agricultor produz tomate resistente à principal doença do Amazonas

 

Bactéria no solo causa a murcha bacteriana, problema fatal para a planta.
Pela primeira vez na região, deverão ser colhidas sete toneladas do fruto.

Do Globo Rural
O calor e a falta de umidade dificultam o cultivo de tomate no Amazonas. Mas o agricultor Ednilson Gomes, do município de Iranduba, usou uma variedade resistente à principal doença da região.
O tomate consumido no Amazonas, que deve vir de estados como Bahia, Goiás e São Paulo, tem mercado consumidor e agricultores interessados em produzir, mas os tomateiros não vingam.
O calor e a alta umidade atrapalham a lavoura, mas a vilã dos tomateiros da região é uma bactéria que está no solo e causa a murcha bacteriana, doença fatal para a planta.
No cultivo onde os tomateiros crescem saudáveis, mesmo numa área sujeita ao clima desfavorável e às doenças do solo, foram plantadas sementes resistentes. Pela primeira vez na região, deverão ser colhidas sete toneladas de tomate numa área de mil plantas fora de estufa.
O agricultor Ednilson Gomes, que testou sementes compradas de vários lugares do Brasil, encontrou uma espécie que se adaptou bem ao solo e ao clima. Dos dois mil pés plantados na área sem cobertura, apenas 15% adoeceram, um número pequeno para os padrões da região.
“A gente vai produzir uma variedade direcionada ao consumo em natura, para a mesa. Não tem que se preocupar tanto com a questão da durabilidade no transporte. Nós vamos nos preocupar mais com o sabor do tomate”, explica Gomes.
Em outra área, foi observado um resultado ainda melhor: 98% das plantas vingaram. Os tomateiros estão sob a casa de vegetação que protege da chuva intensa entre novembro e abril. Com a cobertura os tomateiros ficam protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário