O
francês Eric Hemar, principal executivo do board do Grupo ID Logistics,
veio ao Brasil na última semana e afirma que o País está preparado
para ser a “bola da vez” para crescer nos próximos anos,
na contramão de outros países
Com
28 mil colaboradores em 18 países em 4 continentes, o Grupo ID
Logistics, operador multinacional de contratos logísticos, vê no Brasil a
chance de redenção e desenvolvimento econômico nos próximos anos.
Enquanto por aqui o país vivia em severa crise econômica, os europeus
prosperavam, agora a situação se inverteu e o Brasil deve se tornar um
dos principais países de oportunidades para o desenvolvimento dos
negócios da Companhia.
Quem
está falando isso é o francês Eric Hemar, CEO mundial do Grupo ID
Logistics, e que esteve recentemente no Brasil para prestigiar a posse
de Gilberto Lima, como Diretor-Geral da ID Logistics Brasil. É a
primeira vez que um brasileiro assume o principal cargo da subsidiária
da ID Logistics localmente. Todos os demais executivos anteriores eram
europeus.
Hemar
afirmou que o Grupo está bem preparado e que não será afetado por uma
desaceleração econômica na Europa, por conta da guerra da Ucrania, com
exceção da filial russa, que teve que paralisar as atividades por algum
tempo. Por outro lado a situação hoje é muito interessante no Brasil.
« Durante alguns anos a Europa crescia e o Brasil estava em uma situação
difícil, em que a estratégia era manter os clientes, manter a qualidade
dos serviços e manter uma equipe à bordo. Agora o Brasil está retomando
a economia, nós vamos continuar investindo na digitalização de
processos, em soluções inovadoras, em serviços personalizados e na
excelência operacional. Eu estou muito otimista com os próximos anos no
Brasil em termos de desenvolvimento de novos negócios.», garante o
executivo.
Apesar
da pandemia da Covid-19 ter afetado a trajetória esperada da
subsidiária ao longo de 2020 e de 2021, a perspectiva de crescimento
para os proximos anos é boa. Em 2022 já se nota o mercado respondendo
positivamente, alguns de nossos clientes batendo recordes e novos
start-ups. Gilberto Lima afirma que «o Brasil apresenta historicamente
ciclos em sua economia e estamos entrando agora naquela fase em que
temos uma expectativa de retomada do crescimento. Obviamente que dentro
dos planos da ID Logistics para os próximos anos isso é visto como uma
grande oportunidadee de contribuição para o Grupo. Esse momento do
Brasil vai ser certamente muito aproveitado e bem explorado!».
TROCA DE DIRETORES
O
motivo número um, segundo Hemar, foi porque o brasileiro Gilberto Lima é
inteligente, possui um caráter empreendedor e muita habilidade para
dirigir a filial. Além disso a empresa está muito interessada na
promoção interna « As mudanças no Grupo ID Logistics também incluem a
ida do seu antecessor Jerome Jacek assumir a região da Ibéria (que
compreende os países Portugal e Espanha), bem como no lugar de Diretor
de Operações da subsidiária brasileira assume David Charvier que já
atuava na companhia também há alguns anos. Nós estamos muito felizes em
encontrar internamente o Gilberto, preparando-o para o cargo de
diretor-geral, o que demonstra o nosso compromisso na melhoria contínua
de sua gestão e significa que estamos alcançando uma certa maturidade
para encontrar dentro da Companhia os recursos necessários a fim de
continuar seu desenvolvimento. A grande vantagem é porque Gilberto
conhece todos os assuntos da companhia. », afirma Hemar.
NOVAS AQUISIÇÕES
O
DNA da empresa é fundamentalmente para crescimentos orgânicos, lembra
Hemar, mas segundo ele, pode ser interessante fazer aquisições e o
momento de alguma aquisição de alguma empresa no Brasil está chegando.
«Tem momentos que a situação fica mais complexa para finalizar uma
aquisição, mas nos temos uma perspectiva de que o crescimento econômico
no Brasil irá continuar e eu ficaria muito feliz em fazer uma aquisição
local para complementar ao crescimento orgânico. Nos vamos, por sua vez,
ser muito seletivos em manter o portfolio de clientes dentre nossas
verticais prioritárias », complementa.
FASHION TAMBÉM É FOCO
Segundo
Gilberto Lima, « Nós estamos entrando numa fase de aquecimento da
economia e dos nossos negócios, já conseguimos ver esses movimentos
acontecendo no mercado, temos construído um plano bastante robusto de
crescimento e a contribuição do Brasil para o Grupo é significativa. Em
relação a segmentos, fortalecemos nossa atuação nos segmentos de FMCG,
temos uma história recente de crescimento no segmento de e-commerce e
cosmético, além dissodevemos manter nossos foco no varejo alimentar /
não alimentar, indústria e spare parts que são segmentos core da companhia. E o fashion é uma vertical que vamos olhar com mais foco a partir de agora também ».
CSR
Eric
Hemar afirma que no último a empresa definiu alguns alvos de política
de governança CSR e foram criados três objetivos principais politicas de
CSR. « Fixamos três metas principais. A primeira é o meio ambiente
social, reduzindo o risco de acidentes de trabalho, aumentando a
inclusão e a diversidade. Outra prioridade em nossa companhia é a
sustentabilidae com redução da pegada de carbono junto à nossos
clientes. O terceiro ponto é a contribuioção às comunicdades nas regiões
que atuamos com um programa específico de interação com a sociedade».
Gilberto
Lima complementa: « Nós temos aqui um fortalecimento dessa politica na
Companhia como um todo, principalmente a partir do último ano e o mais
interessante é que tracamos metas em cada país, com o compromisso de
alcançá-lasr e certamente vamos. Isso não é uma simples propaganda que
fazemos, trata-se deão metas e ações concretas, ao qual já atuávamos em
algumas das frentes com uma intensidade menor, mas hoje além de ser uma
prioridade para a empresa, temos certeza que isso tem cada vez mais
alinhamento com nossos clientes ».
INOVAÇÃO
Eric
Hemar afirma que a ID Logistics considera que inovação é um dos
pontos-chave da empresa. É realmente o DNAs da ID Logistics, impulsionar
o desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras, e a cultura
junto à nossos colaboradores e fornecedores locais.. « Nos precisamos
investir muito em inovação e definimos um programa global para tal , o
“Innovation Booster” de mão dupla. Uma maneira é de cima para baixo,
certamente envolvendo nossosengenheiros no processo para entender o grau
de inovação das soluções ou tecnologias, a facilidade de replicá-lae a
viabilidade conforme escopo operacional, como exemplo o caso do robô de
inventário Astrid, . Por isso considero que a grande parte da inovação é
impulsionada pelo topo, organizando uma série de mudanças, criando
equipe de inovações e integrando toda a empresa nesta frente. Porém para
que ocorra um alto nível de engajamento é preciso que processos de
inovação ocorram também de baixo para cima, isto é no chão da operação,
atrelado aos desafios identificados pelo nosso time.
Gilberto
Lima diz que « Geralmente quando se fala em inovação, a primeira coisa
que se pensa é em um alto nível de investimento envolvido. Aqui no
Brasil, a filial está realmente investindo nesta frente e vai apostar
muito nisso. Inovação, muitas vezes advem de uma solução simples, e
criativa de baixo para cima e temos programas internos corporativos que
buscam trazer a inovação cada vez mais forte para o DNA da companhia a
fim de continuarmos a contaminar o primeiro nível das operações com essa
idéia. Orientar e romover essa vontade de sugerir ideias para atender
as necessidades e expectativas dos clientes. Já tivemos muitas dessas
ideias simples implementadas, que fazem uma diferença enorm. Em todas as
nossas operações locais nomeamos inclusive embaixadores da inovação,
com a missão de serem os facilitadores para o encaminhamento dessas
ideias e acompanhamento até a sua implantação. Esse é o caminho que
vamos seguir ! », avisa
TECNOLOGIAS
Se
nós podemos fazer uma comparação, há uma real contradição no Brasil.
Eric Hemar afirma que as pessoas são muito focadas em inovação e
explorar novas tecnologias em parcerias. « O investimento em pessoas é
baixo, mas o investimento em tecnologia é muito alto em comparação com o
mercado americano ou europeu. Passo a passo, o custo de pessoas cresce e
o custo de tecnologia cai. Provavelmente nos próximos dois anos seremos
capazes de investir mais em tecnologia e automação do que atualmente
localmente».
DIFICULDADES PARA SE PRATICAR A LOGISTICA NO BRASIL
Gilberto
Lima declara : « Temos varias oportunidades, em um país continental,
com particularidades em termos de sazonalidade das demandas do mercadoe
um sistema tributário complexo. Normalmente quando discutimos a questão
de impostos com americanos e europeus, fica difícil para eles entenderem
essa questão de incentivos fiscais por que é tão diferente de outros
países, mas eu prefiro ver isso como uma oportunidade para nossa atuação
local . Se temos um país assim,e ainda sem a infraestrutura ideal,
temos de olhar para as oportunidades e encontrar caminhos que podem
demorar 15, 20 anos talvez. É mais uma questão de oportunidade do que
dificuldade ».
STOP ANG GO
O
francês revela seu pensamento sobre a « economia brasileira ser um tipo
de economia ‘stop and go’. Algumas vezes fica 3 ou 4 anos em situação
difícil e em seguida volta ao patamar de 3 ou 4 anos de situação
positiva. Essa é uma situação específica do Brasil. Nos precisamos nos
acostumar a essa situação, temos uma estratégia muito clara para
acelerar e se tornar um dos principais players de logística aqui no
Brasil , nosso time é muito bom, engajado e temos uma a capacidade
técnica operacional de alta performance também.
SOBRE A ID LOGISTICS
O
Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais
operadores logísticos internacionais, com um faturamento em 2021 de
1,911 bilhão de euros. Gerencia mais de 360 sites localizados em 18
países, representando 8 milhões m² operados na Europa, América, Ásia e
África e empregando 28 mil colaboradores. Com uma carteira equilibrada
de clientes entre o varejo, a indústria, a saúde e o comércio eletrônico
& picking, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas
comprometidas com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, conta com
mais de 5.465 colaboradores e é comandada pelo Diretor-Geral, Gilberto
Lima. São mais de 870 mil m² de armazenagem, destinados à logística de
players de grande porte nos segmentos de varejo, industrial, FMCG,
cosméticos e e-commerce em mais de 50 centros de distribuição. A ID
Logistics está listada no Bloco A da Bolsa de Valores NYSE Euronext de
Paris (Código ISIN: FR0010929125).
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