Modelo foi desenvolvido levando em consideração tudo o que o consumidor queria em um mesmo automóvel, mas não encontrava
(Fiat/Divulgação)
O amigo leitor (a) já deve ter notado que o SUV se tornou o principal segmento do mercado de automóveis. E já deve ter percebido que o desenho “quadradão” desses modelos têm dado lugar a formas mais esportivas e sensuais. A Fiat também identificou essa tendência, há quatro anos, quando apresentou o primeiro estudo do Fastback.
Em 2018, o SUV cupê foi a estrela do Salão do Automóvel de São Paulo. E de lá para cá, o projeto evoluiu rapidamente, até chegar ao Fastback, lançado em setembro. A velocidade no desenvolvimento desse carro se deve a uma peculiaridade da marca italiana.
Ela conta com um complexo industrial capaz de analisar as tendências de mercado, colocar as ideias no papel, passar para o computador e encaminhar para a engenharia. Depois de pronto, o carro ainda é validado em incontáveis laboratórios, inclusive em testes de colisão. Tudo isso sem precisar sair da fábrica –basta ir de um galpão ao outro.
E foi assim que o Fastback deixou de ser uma ideia e se tornou um carro completo tão rapidamente. O SUV cupê foi desenvolvido sobre a plataforma MLA. Essa base é a mesma do irmão menor, o Pulse. E por ser modular, é possível desenvolver modelos com diferentes dimensões, capazes de atender o que o time de marketing identificou em suas pesquisas de mercado.
Fastback e Pulse são carros muito distintos, mesmo que compartilhem a plataforma. Essa modularidade permitiu ao time de design converter em formas tudo aquilo que já tinha sido apurado, sem comprometer os limites técnicos do time de engenharia, pois tudo pode ser ajustado.
E o que o mercado queria? A onda do SUV cupê chegou para ficar! O consumidor quer um automóvel com a praticidade e robustez de um SUV, mas com estilo ousado. Outro desejo de quem procura um SUV é ter espaço interno farto e muito volume de bagagem. Afinal, é um carro que deve atender às demandas cotidianas e também em momentos de lazer.
O consumidor que compra um SUV também privilegia conforto, segurança e tecnologia. E ainda busca desempenho e performance. E o que a Fiat fez foi colocar todos esses ingredientes numa mesma receita. O Fastback é um carro desenvolvido sob medida, de acordo com o que o consumidor busca num SUV.
Design
Tem design marcante, como deve ser todo automóvel italiano, e chama a atenção por todos os ângulos. Visto de frente, é agressivo e sofisticado. O conjunto ótico elevado, a grade tipo colméia e o para-choque com nichos verticais dão a esse carro um estilo único. É fácil identificar o Fastback no retrovisor.
Quando se observa o modelo de perfil, impossível não fitar na cadência elegante da terceira coluna. Ela é complementada pela linha de cintura elevada e as curvas dos para-lamas traseiros. Uma tradição entre os cupê italianos.
E, por fim, a traseira. Os SUVs tendem a ter um desenho padronizado dessa seção e com pouca criatividade. Mas no Fastback a história é outra: a traseira é espetacular. A cadência do teto é mesclada com um sutil aerofólio integrado à carroceria. O conjunto é complementado pelas lanternas afiladas, que dão ao carro uma esportividade inigualável em seu segmento.
Mas o Fastback não é apenas bonito. Atende aos requisitos de um SUV. As lanternas e faróis elevados se devem a uma questão funcional. Essa posição privilegia a visibilidade e também protege essas delicadas peças contra choques. Pode ser uma colisão leve, no caos do trânsito, ou mesmo numa aventura, onde pode existir uma pedra no caminho, como já nos alertava Drummond.
Os ângulos de ataque e saída, combinados com a altura livre, também garantem acesso em terrenos irregulares, sem raspar o fundo ou as pontas dos para-choques. Ou seja, ele está bem vestido para todas as ocasiões.
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