A União Europeia finalmente chegou a um acordo que coloca um fim nas vendas de carros a gasolina e diesel ou mesmo híbridos, ou híbridos plug-in nos mercados do bloco.
A data já é conhecida e em 2035, apenas carros elétricos ou com emissão zero poderão ser vendidos na Europa, findando assim com uma indústria que se estabeleceu no continente ainda no fim do século XIX.
O acordo também incluiu um corte de 55% nas emissões de CO₂ para automóveis novos vendidos a partir de 2030 em relação aos níveis registrados em 2021.
Isso é muito acima da meta existente de uma redução de 37,5% até então, sendo comemorado por alguns euro-parlamentares, mas criticado por outros.
Jan Huitema, principal negociador do parlamento, disse: “É o início de uma grande transição da União Europeia”.
Frans Timmermans, chefe climático da UE, comentou: “As montadoras europeias já estão provando que estão prontas para assumir o papel, com carros elétricos cada vez mais acessíveis chegando ao mercado”.
Já Jens Gieseke, legislador e negociador do conservador Partido Popular Europeu, tem opinião oposta e alertou: “Com o acordo de hoje, um ‘efeito Havana’ está se tornando mais realista”.
Gieseke ampliou: “Depois de 2035, nossas ruas podem ficar cheias de carros antigos, porque carros novos não estão disponíveis ou não são acessíveis. O acordo de hoje fechou a porta para novos desenvolvimentos tecnológicos e colocou todos os ovos na mesma cesta. Isso é um erro.”
No entanto, a opinião do lado das montadoras não é exatamente a mesma. Oliver Zipse, presidente da ACEA, grupo de lobby das montadoras europeias e CEO da BMW, falou: “Agora estamos ansiosos para ver as condições estruturais que são essenciais para atingir essa meta refletidas nas políticas da UE”.
Zipse continuou: “Isso inclui uma abundância de energia renovável, uma rede de infraestrutura de carregamento pública e privada perfeita e acesso a matérias-primas”.
Várias marcas de carros já confirmaram que suas gamas serão inteiramente elétricas nos próximos anos, com a VW anunciando essa semana que será 100% elétrica em 2033.
[Fonte: Auto News Europe]
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