Muitas vezes trabalhadores sequer conseguem atendimento nos postos.
Gerência do Viva Cidadão afirma que ampliou atendimento nestes meses.
A fila no posto do bairro do Jaracati cruza todo o estacionamento do shopping que fica em São Luís. A unidade é uma das duas onde a solicitação pode ser feita na cidade. Alessandro Pinto foi o primeiro da fila. Ele chegou às 3h. "É a primeira vez que eu venho e já é esse sufoco todo. Se eu não conseguir, vou voltar de novo amanhã", garantiu.
Só que todos que foram até o posto em busca do benefício não conseguiram atendimento. Do lado de fora, um aviso dizia que não haveria atendimento para o seguro-desemprego em virtude de uma falha no sistema. Uma servidora do Viva Cidadão disse que seriam atendidos apenas 20 pessoas que já estavam com o agendamento feito.
Situação que não agradou quem ficou tanto tempo na fila. Jonilson Sousa deixou o emprego há cerca de um mês. De lá pra cá vem tentando pedir o benefício, mas até agora não conseguiu. "Aqui, na semana passada, a fila era imensa. Ninguém conseguia nada. Quando chega na vez eles dizem que o sistema estaá fora do ar".
O seguro-desemprego é um benefício financeiro pago ao trabalhador que foi demitido sem justa causa; àqueles que tiveram contratos suspensos e, também, aos pescadores profissionais durante a piracema e o período de defeso do caranguejo.
O benefício varia de acordo com o salário e o tempo de carteira assinada, podendo chegar a até cinco parcelas, que vão de um salário mínimo a ceca de R$ 1,3 mil. Para pedi-lo, o trabalhador precisa ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, seis meses consecutivos nos últimos três anos; não ter renda própria para o sustento da família; e não estar recebendo benefício de prestação continuada da previdência, exceto pensões por morte ou auxílio acidente.
O prazo para dar entrada no seguro é de até quatro meses depois da data de demissão. Por isso que quem veio até o posto, tem pressa.
Segundo informações do Sistema Nacional de Emprego, que é quem opera o sistema para o atendimento de seguro-desemprego, a interrupção do atendimento no Viva Cidadão do Jaracati desta quarta-feira se deu por conta de falhas no sistema, que já esté em manutenção. Técnicos estão trabalhando para que o problema seja resolvido e a previsão é de retorne ainda nesta quarta.
De acordo com informações da Gerência do Viva Cidadão, a demanda para seguro-desemprego é sempre maior no inicio do ano, mas aumentou 100% em relação aos últimos anos. E para atender a esta demanda, o Viva Cidadao ampliou o atendimento realizando agendamentos, estendendo o atendimento até às 19h e também aos sábados.
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