MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018


Pesquisas comprovam que as emoções influenciam no quanto você come

Postado em 28/02/2018 2:40  DIGA BAHIA!
Muitos fatores influenciam nossas escolhas alimentares. A regulação do apetite é complexa e envolve diversas regiões cerebrais. Com o avanço das pesquisas em neuroimagem está sendo possível desvendar quais regiões cerebrais são relacionadas a determinados comportamentos. Um dos comportamentos frequentemente relatados é o chamado comer emocional. São pessoas que comem exageradamente e fazendo escolhas recompensadoras, como alimentos ricos em açúcar e gordura como resposta a emoções negativas, tais como tédio, ansiedade, tensão, raiva ou tristeza. Um pensamento que ocorre muito nessas pessoas é quando, depois de um dia exaustivo, ao chegar em casa comem bastante por pensarem “hoje eu mereço”.
Pesquisas recentes mostram que a região da amígdala cerebral está relacionada a esse comportamento, a área responsável pelas nossas emoções. De acordo com o site Uol, foi demonstrado que indivíduos com um alto nível de estresse crônico tem a atividade dessa região cerebral aumentada, o que se relaciona diretamente com o comer emocional. Segundo a pesquisa, mulheres com excesso de peso ou obesidade tiveram notas mais altas em questionamentos que avaliavam o comer emocional. Mesmo que o comportamento tenha sido identificado também em pessoas com o peso normal, ele é nitidamente mais comum entre indivíduos obesos. Segundo a pesquisa, classificar o comportamento alimentar ajuda na possibilidade de tratamentos mais direcionados, alguns farmacológicos e outros apenas comportamentais.
Bahia Notícias

Nova técnica devolve a cor de pele para quem tem vitiligo


Postado em 28/02/2018 2:42 DIGA BAHIA
Dermatologistas norte-americanos desenvolveram uma terapia que combina medicamentos com terapia de luz para conseguir restaurar a cor de pele original do paciente que tem vitiligo. Doença autoimune e crônica, o vitiligo é uma doença que destrói o pigmento da pele, deixando manchas brancas. Depois de diversos testes, a equipe testou o tratamento em dois pacientes com manchas significativas e os resultados comprovaram que o medicamento, que geralmente é utilizado contra artrite, impede que o sistema imunológico da pessoa ataque as células que fabricam melanina e a luz ultravioleta estimula as células que produzem o pigmento a voltarem a produzi-lo novamente, restaurando a cor da pele.
De acordo com o site Razão para Acreditar, a técnica foi desenvolvida pelos professores Brett King (Universidade de Yale) e John Harris (Universidade de Massachusetts-Worcester). Depois de alguns meses testando a terapia combinada, foi possível perceber uma melhora significativa nos pacientes. “Estes resultados irão definir o tratamento do vitiligo no futuro”, comenta Dr. King.
Bahia Notícias

Paulo Afonso: estado da Bahia é obrigado a instalar bloqueadores de celulares em presídio

Postado em 28/02/2018 2:32 DIGA BAHIA
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, manteve a decisão que obriga o Estado a instalar e manter bloqueadores de celulares na Unidade Prisional de Paulo Afonso. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Crime, Júri e de Execuções Penais de Paulo Afonso, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em uma ação civil pública. A Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) recorreu da decisão e pediu suspensão da liminar. A decisão questionada arbitrou multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento. Os bloqueadores visam impedir a comunicação dos detentos através de ligações e por dados em rede 2G, 3G e 4G, GPS e Wifi. A PGE afirma que a decisão ofende aos interesses públicos, pois o Estado “está sendo obrigado a instalar bloqueadores de celulares sem um prévio estudo técnico do impacto no serviço de telefonia e internet prestado à população que reside no entorno do presídio”. Ainda ressalta que a medida compromete significativamente o orçamento o ente público, “pois não pode ser executada sem um prévio procedimento administrativo de licitação e constitui ofensa ao princípio de separação de poderes e da legalidade orçamentária”. Do ponto de vista orçamentário, a PGE afirma que é “evidente a lesão à economia pública do Estado, já que foi imposta a obrigação de modificar os destinos das verbas previstas no orçamento, fixadas por conformidade legislativa, para realizar contratação sem previsão orçamentária, restringindo, por conseguinte, à gestão do Sistema Prisional”. O recurso ainda afirma que há decisões superiores que impedem a concessão de liminares contra a fazenda Pública que esgote o objeto da ação. Um parecer da Procuradoria Geral de Justiça pediu a manutenção da liminar. O presidente do TJ, ao manter a liminar, afirmou que os supostos danos aos bens jurídicos não foram comprovados pela PGE. “Vê-se, que não ofende a referida norma de regência o “decisum” que, determina a instalação de aparato que promova o bloqueio de aparelhos celulares usado de forma ilegal por parte dos detentos, que por seu turno se aproveitam da inação da Administração Pública para continuar os desmandos no mundo no crime como se livres fossem, arquitetando os diversos delitos e chefiando facções à distância”, disse na sentença.
Bahia Notícias

O país ficou parecido com Lula em Leitura e é a cara de Dilma em Matemática


Como em todas as áreas, Lula e Dilma fizeram do Brasil um fiasco em termos de letras e números. Post de Augusto Nunes:


Um relatório do Banco Mundial acaba de ampliar a sórdida herança legada pela dupla Lula e Dilma Rousseff. Segundo o documento, divulgado nesta terça-feira, o país vai demorar 260 anos para alcançar o nível dos países desenvolvidos em Leitura e 75 anos em Matemática.

Faz sentido. O viveiro de 12 milhões de analfabetos elegeu em 2002 e reelegeu em 2006 uma cabeça baldia. O ex-presidente condenado a 12 anos e 1 mês de cadeia acha leitura “pior que exercício em esteira”. Em 2010, a maioria do eleitorado instalou na Presidência um neurônio solitário e reincidiu na maluquice em 2014. Num vídeo famoso, a ex-presidente despejada pelo impeachment revela que “treze menos quatro dá sete”.

Deu no que deu. O Brasil ficou parecido com Lula em Leitura e é a cara de Dilma em Matemática.
BLOG ORLANDO TAMBOSI

COMUNISMO E FASCISMO, TUDO A VER

por Percival Puggina. Artigo publicado em

Um dos mais lúcidos intelectuais do século XX, Ignazio Silone, depois de militar no Partido Comunista Italiano, tornou-se um profeta do fim do marxismo, rompendo com o PCI para se manter “fiel a certas verdades incorruptíveis”. Em 1931 ele foi procurado por Palmiro Togliatti, que tentava evitar sua saída do partido. Como os argumentos de Togliatti incluíssem a defesa das “inexoráveis formas históricas de ação”, mesmo que parecessem abomináveis, Silone retrucou: “E esquecer, para o êxito da luta, os motivos pelos quais entramos nela?”.
Quando foi armada a trama que empurrou Trotski para o exílio onde acabou assassinado, Stalin incumbiu o búlgaro Vasil Kolaroff de ir à Itália para justificar aos comunistas italianos o que estava acontecendo. Dadas as explicações, Vasil voltou-se para Silone: “Fui claro?”. E Silone respondeu: “Sem dúvida”. “Ficou persuadido?”, insistiu o búlgaro. “Não!”, retrucou Silone. “Por que não?”, quis saber o embaixador de Stalin. “Para responder-lhe, eu teria que expor as razões pelas quais sou contra o fascismo”, arrematou, áspero, o italiano.
Anos mais tarde, convertido ao cristianismo, Silone escreveria em “Vino e pane” (1955): “A futura revolução russa provavelmente terá como palavra de ordem a afirmação de que o marxismo é o ópio do povo”. O ópio, como se sabe, turva a memória e a consciência.
Essa profecia não se concretizou na totalidade, mas o fato é que o marxismo perdeu seu protagonismo em todas as esferas de poder e a “futura revolução russa” veio três décadas mais tarde na libertação em cascata que extinguiu a União Soviética e reduziu o poder da Rússia. O marxismo a que se referia Silone virou caldo de cultura para as vanguardas do atraso em países do Terceiro Mundo. A história comprovou, em todos os casos, que comunismo e fascismo são iguais quanto aos meios.
As manifestações em defesa do presidente Lula, para lhe proporcionar alguma credibilidade, precisam não apenas do descrédito das instituições, mas do total aniquilamento do senso comum. Lembrei-me, por isso, dos diálogos acima descritos. Como reagiria Ignazio Silone se tivesse ouvido, ainda como homem de esquerda, as explicações da militância lulista? Ficaria ele persuadido? Certamente, não. Contudo, a mesma inconsistência que o italiano identificava no comportamento de seus camaradas se repete no Brasil, fazendo com que a ideologia, qual ópio do povo, turve o senso crítico dos companheiros, se sobreponha às evidências, faça esquecer os motivos pelos quais dizem lutar e resulte em algo tão análogo ao fascismo. E tudo é feito em nome das “inexoráveis formas históricas de ação”.
Nota do autor: Aos 60 anos da revolução cubana, estou ultimando uma nova edição ampliada e atualizada de “Cuba, a tragédia da utopia”. Ela estará disponível nos próximos meses.
______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

Com salários atrasados há dois meses, jornalistas paralisaram atividades em A Tarde


[Com salários atrasados há dois meses, jornalistas paralisaram atividades em A Tarde]
28 de Fevereiro de 2018 às 17:03 Por: Arquivo BNews Por: Redação BNewsDesde às 7 horas da última terça-feira (27) os jornalistas do Jornal A Tarde e Massa estão mobilizados exigindo o pagamento dos salários atrasados. A paralisação fez com o que o jornal Massa não circulasse nesta quarta-feira (28).
Durante a paralisação de ontem, alguns editores optaram por "furar" o ato e produziram a edição desta quarta de A Tarde.
Uma caça às bruxas nas instalações do centenário veículo de comunicação da Bahia foi iniciada culminando com a aplicação de medidas disciplinares como suspensão contra funcionários que aderiram à paralisação.
A reportagem do BNews teve acesso a um documento em que o grupo A Tarde aplica uma “medida disciplinar de suspensão” por três dias [de 1º a 3 de março] a um funcionário que participou da mobilização.
A mensagem diz que a medida serve para “a manutenção da disciplina, da boa ordem e da eficiência no trabalho”. O comunicado adverte que, em caso de reincidência, o empregado será não voltar ao trabalho após o período de suspensão poderá ser novamente suspenso e ou ainda ter o contrato de trabalho rescindido.
Os trabalhadores lidam com a falta de salários que em alguns casos chega há três meses. O 13º salário também não é pago desde 2016, bem como o depósito do FGTS.
Os relatos também dão conta de que quando os funcionários saem de férias, não recebem por isso.
As condições trabalho pioram e não são poucas as queixas. A Tarde responde por diversos processos na Justiça do Trabalho.

PF: empresário intermediou outorga com governo da Bahia


Negociação ocorreu na gestão de Jaques Wagner, mas só foi concluída na administração do governador Rui Costa

BAHIA.BA
Foto: Rodrigo Daniel Silva / bahia.ba
Foto: Rodrigo Daniel Silva / bahia.ba

Alvo da Polícia Federal na última segunda-feira (26), o empresário Carlos Daltro viabilizou demandas do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, junto ao governo da Bahia, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o empreiteiro pediu a Daltro que o ajudasse a aprovar um pedido de outorga de água do rio Paraguaçu para irrigação junto a um órgão ambiental da Bahia.
O beneficiado seria um amigo de Pessoa, o empresário João Augusto Calasans. De acordo com a apuração da PF, Calasans enviou e-mails para o empreiteiro solicitando que este entregasse uma carta com o pedido de outorga ao então secretário da Casa Civil e hoje governador, Rui Costa (PT).
Em vez de tratar do tema diretamente com Costa ou Wagner, Pessoa encaminhou a demanda a Daltro. “Peço-lhe que ajude nosso amigo Calasans neste pedido recorrente a algum tempo”.
O pedido não foi acatado de imediato: a outorga acabou sendo aprovada um ano e meio depois, em outubro de 2015, já na gestão de Rui Costa.
Daltro é ex-funcionário do OAS e dono de nove empresas cujo capital social chega a R$ 4,5 milhões. Na última segunda, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços do empresário. Ele é investigado, no mesmo inquérito policial, dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico e Casa Civil, Jaques Wagner (PT) e Bruno Dauster, respectivamente.
A PF também pediu a prisão temporária dele, mas a Justiça negou.

Deputado propõe estacionamento de graça em shopping para consumidores


De acordo com o Projeto de Lei, a pessoa que gastar, pelo menos, seis vezes o valor da taxa, está isento de pagar para estacionar

João Brandão/ BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) isenta de pagamento pelo uso de estacionamento dos shoppings na Bahia os consumidores que comprovarem despesas correspondentes a, pelo menos, seis vezes o valor da taxa.
O projeto do deputado Augusto Castro (PSDB), no entanto, determina que isenção prevista na Lei só valerá para o período máximo quatro horas nos shoppings.
“No caso do consumidor ultrapassar o tempo previsto para isenção da cobrança, passa a vigorar a tabela de preço praticada normalmente pelo estacionamento dos shoppings Centers para cobrar as horas excedidas”, diz um trecho da proposição.

Presidência: Wagner herda 5,6% dos votos de Lula em SP


No cenário estimulado substituindo Lula, mas não apenas entre os eleitores petistas, Wagner aparece com 1,3% da preferência dos eleitores paulistas

BAHIA.BA
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Pesquisa do Instituto Paraná feita com eleitores de São Paulo sobre a eleição para presidente da República revela que o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT), herdará 5,6% dos votos de Lula se o ex-presidente não for candidato e se ele de fato entrar na disputa.
No cenário estimulado substituindo Lula, mas não apenas entre os eleitores petistas, Wagner aparece com 1,3% da preferência dos eleitores paulistas.
Destaque da pesquisa é Jair Bolsonaro. Considerado candidato de ‘extrema direita’, o deputado federal fluminense lidera a preferência dos eleitores do estado mais rico do País em todos os cenários.
Ele chega a 23,5% num cenário em que disputaria ainda com Geraldo Alckmin (23,2%), Marina Silva (13,3%), Ciro Gomes (7,2%), Álvaro Dias (4,o%), Fernando Collor de Mello (1,5%), Rodrigo Maia (1,4%), Henrique Meirelles (1,0%) e Manuela D’Ávila (0,8%).
O levantamento foi feito entre os dias 20 e 25 últimos, e o instituto ouviu 2 mil eleitores em 85 cidades paulistas.

Governador manda Leão para reunião com Temer sobre segurança pública


Rui Costa disse que o convite do presidente chegou em cima da hora: “Temos agenda marcada com antecedência”

João Brandão / Rodrigo Daniel Silva/ BAHIA.BA
Foto: Manu Dias/GOVBA.
Foto: Manu Dias/GOVBA.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que mandará o vice João Leão (PP) para reunião com Michel Temer nesta quinta-feira (1°).
O presidente convocou governadores para falar sobre combate à violência, já com o Raul Jungmann como titular da recém-criada pasta da Segurança.
“Vou a algumas reuniões, outras ele [João Leão] vai. Infelizmente, alguns convites chegam em cima da hora. Temos agenda marcada com antecedência. Quando chega em cima da hora, peço a Leão que me socorra, que me ajude. Lá parece ser uma reunião informativa. Leão tem plena capacidade de representar o Estado”, disse, durante entrega da obra de contenção de encostas na Vila Francismar, no Alto da Terezinha, na manhã desta quarta-feira (28).

PGR pede prisão domiciliar para mãe de Geddel, mas Fachin nega


Marluce Vieira Lima está envolvida nos R$ 51 milhões achados pela Polícia Federal em um bunker em Salvador

BAHIA.BA
 Foto: Reprodução/ Jornal Grande Bahia
Foto: Reprodução/ Jornal Grande Bahia

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de medidas cautelares contra Marluce Vieira Lima e contra o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), mãe e irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), preso após a apreensão dos R$ 51 milhões em um bunker mantido pela família em Salvador, de acordo com a coluna Expresso, da revista Época.
Ao denunciá-los no ano passado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu prisão domiciliar para Marluce e recolhimento domiciliar noturno, no caso de Lúcio, além do uso de tornozeleira eletrônica para ambos.

Dinheiro recuperado pela Lava Jato será aplicado na construção de escolas


Presidente do FNDE, Silvio Pinheiro assinou nesta terça-feira (27) a autorização para que verba seja destinada à reforma de escolas

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, assinou nesta terça-feira (27) uma autorização para que parte do dinheiro recuperado pela atuação da força-tarefa da Lava Jato seja investido na reforma das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.
O Termo de Cooperação Técnica junto ao Ministério Público Federal (MPF) foi assinado durante ato Rio de Janeiro (RJ) e determina que os recursos recuperados deverão ser utilizados exclusivamente na execução de obras e melhoria de infraestrutura das escolas públicas estaduais. Também assinaram o termo a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE).
“A assinatura deste termo é uma vitória para todo o povo brasileiro. Recuperar dinheiro desviado por corrupção e aplicá-lo na construção de novas escolas é resgatar o primeiro objetivo desse recurso, que era garantir à nossa população o acesso aos direitos básicos, como a educação”, disse Pinheiro.
A procuradora da República, Maria Cristina Cordeiro, coordenadora do MPE, afirmou que “não há melhor forma de se retornar à sociedade recursos que lhe foram pilhados, senão através da educação. Sem educação de qualidade, continuaremos a enxugar gelo, construindo uma sociedade desigual, hostil e desprovida de pensamento crítico”.
Para obter o recurso, a Secretaria de Educação deverá solicitar à Justiça, por meio da PGE, a devolução dos valores recuperados nas ações judiciais que o MPF indicar. Toda a execução das obras, bem como as respectivas prestações de contas serão acompanhadas pelo FNDE.

Barroso responde Gilmar Mendes: ‘Não frequento palácios’


Ministros do STF voltaram a trocar ataques nesta semana

BAHIA.BA
Foto: Montagem / bahia.ba
Foto: Montagem / bahia.ba

O ministro Luís Roberto Barroso decidiu responder a Gilmar Mendes, que o acusou nesta quarta-feira (28) de “falar pelos cotovelos” e “antecipar julgamento”. Gilmar disse ainda que Barroso precisaria “suspender a própria língua”.
Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, Barroso alfinetou Gilmar Mendes, pontuando que “não frequenta palácios”, uma referência aos encontros de Mendes, alguns deles fora da agenda oficial, com o presidente Michel Temer (MDB) nos últimos meses.
“Jamais antecipei julgamento. Nem falo sobre política. Eu vivo para o bem e para aprimorar as instituições. Sou um juiz independente, que quer ajudar a construir um país melhor e maior. Acho que o Direito deve ser igual para ricos e para pobres, e não é feito para proteger amigos e perseguir inimigos. Não frequento palácios, não troco mensagens amistosas com réus e não vivo para ofender as pessoas”, disse.
Luís Roberto Barroso é o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), substituindo Gilmar Mendes.

Barbosa se recusa a disputar prévias no PSB para a Presidência


Segundo colunista, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) disse que se esta for a condição para concorrer, ele está fora

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cotado como pré-candidato à Presidência em 2018, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa teria se recusado a disputar prévias para ser escolhido como o candidato do PSB, caso se filie a legenda.
De acordo com a coluna Expresso, Barbosa disse que se esta for a condição para a sua candidatura, ele está fora. As opções da legenda são o ex-deputado Beto Albuquerque, e o ex-ministro Aldo Rebelo, que deixou o PCdoB.
O congresso do PSB acontece nesta quinta-feira (1°), ainda sem previsão de definição sobre o lançamento da candidatura.

Setor público tem melhor superávit da série histórica


As contas do setor público consolidado registraram superávit primário de R$ 46,94 bilhões em janeiro

BAHIA.BA
As contas do setor público consolidado registraram superávit primário (soma das receitas com impostos e contribuições subtraídas as despesas) de R$ 46,94 bilhões em janeiro, informou o Banco Central nesta quarta-feira (28).
Esse foi o melhor resultado para um único mês de toda a série histórica, iniciada em dezembro de 2001.
Até então, o maior saldo positivo havia sido registrado em outubro de 2016 (R$ 39,588 bilhões), devido ao ingresso dos recursos da repatriação de ativos do exterior. As contas do setor público incluem governo federal, estados, municípios e empresas estatais.

TRF-4 nega novo pedido de Lula para tirar Moro da condução de processo


Na ação, o petista é acusado de receber propina da Odebrecht por meio de dois imóveis: um terreno em São Paulo e um apartamento em São Bernardo

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Lula (PT) para retirar o juiz Sérgio Moro da condução de um processo foi negado, nesta quarta-feira (28), pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de acordo com o G1.
Na ação, o petista é acusado de receber propina da Odebrecht por meio de dois imóveis: um terreno em São Paulo, que seria utilizado para a construção do Instituto Lula, e um apartamento vizinho à residência do ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP).
Desta vez, os advogados de Lula fizeram o pedido de suspeição contra Moro com base em uma palestra feita pelo magistrado. A defesa alegou que houve “eventual aconselhamento das partes”, já que na ocasião o juiz teria aconselhado a Petrobras, que funciona como assistência da acusação em várias ações penais da Lava Jato.
Relator do caso, o, desembargador João Pedro Gebran Neto entendeu, porém, que se tratou de um evento aberto ao público em geral, sem relação com o processo penal.
Gebran Neto foi acompanhado pelo desembargador Leandro Paulsen e o juiz Nivaldo Brunoni, que substitui o decano Victor Laus, que está de férias.
O tribunal já negou diversos pedidos de suspeição da defesa de Lula contra Moro, o último deles em dezembro.

Moro determina leilão de imóveis de Dirceu avaliados em mais de R$ 11 mi


Entre os imóveis que serão leiloados, está a sede da JD Assessoria, empresa de consultoria do ex-ministro, em São Paulo, avaliada em R$ 6 milhões

BAHIA.BA
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, o juiz Sérgio Moro ordenou o leilão de quatro imóveis do ex-ministro José Dirceu, avaliados em mais de R$ 11 milhões, no dia 26 de abril, segundo o G1.
O patrimônio é produto de crimes praticados por Dirceu ou foram adquiridos com valores provenientes de irregularidades, de acordo com o magistrado.
Entre os imóveis que serão leiloados, está a sede da JD Assessoria, empresa de consultoria do ex-ministro, em São Paulo, avaliada em R$ 6 milhões.
Caso os bens não sejam arrematados na data agendada, ocorrerá um novo leilão no dia 4 de maio, no qual o valor mínimo para lance será de 80% sobre a avaliação judicial.
Os lances poderão ser feitos apenas pela internet. Dirceu foi preso em 2015 na 17ª fase da Operação Lava Jato e condenado duas vezes por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.
Atualmente, é réu em processo no qual é acusado de receber propina das empreiteiras Engevix e UTC. Em maio do ano passado, Moro determinou que o ex-ministro deixasse a prisão com tornozeleira eletrônica.

Moro fala de delatores: ‘Foi importante a colaboração de delinquentes’


Juiz comentou a relevância de delatores para a Operação Lava Jato

BAHIA.BA
Foto: O Liberal
Foto: O Liberal

Em conversa com estudantes de Direito no México, o juiz Sérgio Moro falou nesta terça-feira (27) sobre sua luta contra a corrupção no Brasil. Além da reunião com alunos, Moro ainda esteve no Senado mexicano e se reuniu com ministros da Suprema Corte de Justiça.
O magistrado, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, comentou a relevância de delatores para a operação.
“Foi muito importante a colaboração de delinquentes confessos. Um ex-diretor da Petrobrás revelou os crimes de outro. Isso possibilitou processar um caso muito mais grande que revelou todo um sistema criminoso”, disse. “É importante ter provas. Não se pode julgar somente com depoimentos”, acrescentou.
Moro falou sobre as multidões que tomaram as ruas em 2016 para protestar contra a corrupção e pontuou o fato de manifestantes terem ido às ruas com máscaras e camisetas com sua imagem. Segundo ela, não foi sua iniciativa. “A Lava Jato contou com o apoio da opinião pública e da imprensa”, anotou. “Têm sido determinantes porque evitam a obstrução da Justiça.”

STJ adia julgamento de habeas corpus de Lula


Julgamento que aconteceria na quinta-feira (1º) só vai acontecer na próxima terça (6); motivo não foi informado

BAHIA.BA
Foto: Marivaldo Oliveira/ Estadão Conteúdo
Foto: Marivaldo Oliveira/ Estadão Conteúdo

O julgamento do habeas corpus preventivo solicitado pela defesa do ex-presidente Lula (PT) foi adiado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a próxima terça-feira (6).
O pedido estava marcado para ser julgado nessa quinta-feira (1º), mas teve data alterada para a próxima terça-feira (6). O motivo do adiamento não foi informado pelo ministro relator do processo, Felix Ficher.
O STJ analisará o mérito do recurso com o qual Lula pretende evitar sua prisão após a condenação na segunda instância da Justiça.
Em janeiro, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, negou um pedido de liminar (decisão provisória) feito no mesmo recurso. Agora, o mérito final da apelação será julgado pela Quinta Turma da Corte Superior, composta por cinco ministros.

Oposição diz que Rui faz ‘chantagem velada’ contra CPI da Fonte Nova


Governador pediu também investigações sobre possíveis irregulares em obras da Barra e nos empréstimos consignados da prefeitura de Salvador

BAHIA.BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) acusou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), de fazer uma “chantagem velada” para que o grupo desista de tentar instalar a CPI da Fonte Nova.
O petista disse nesta quarta-feira (28) que achava “ótimo” o movimento dos oposicionistas, mas pediu também investigações sobre possíveis irregulares em obras da Barra e nos empréstimos consignados da prefeitura de Salvador.
“O governador deu uma demonstração de desespero, diante da perspectiva de abertura da CPI da Fonte Nova, investigação que pode atingir diretamente o seu governo. Somente isso explica essa chantagem velada com o objetivo de fazer a oposição desistir do pedido de abertura da comissão”, afirmou o democrata.
O parlamentar disse ainda que o prefeito ACM Neto “não responde por qualquer processo ou investigação, tendo uma gestão reconhecida como exemplo de lisura e eficiência em todo o país”, e possui patrimônio e padrão de vida compatíveis.
“Será que o governador e o ex-governador podem dizer o mesmo? Será que o governador tem pleno conhecimento do que ocorre nas suas secretarias e órgãos estaduais, referente à lisura da aplicação do dinheiro público?”, questionou o líder da oposição.

Como aumentar a vida útil dos pneus e a segurança nas estradas


BLOG DO CAMINHONEIRO

Os pneus são as únicas peças do veículo que têm contato direto com o pavimento. Eles absorvem choques e irregularidades do asfalto e são importantes para a boa dirigibilidade. Segundo o instrutor do SEST SENAT Roberto Menezes Júnior, a gestão adequada dos pneus é fundamental para os transportadores. “Infelizmente, muita gente foca em questões técnicas, mas o comportamento também é importante para a preservação dos pneus e do veículo como um todo”.
Ele diz que condutas adequadas e seguras na direção ajudam a aumentar a vida útil dos pneus e reduzir o consumo de combustível, além, é claro, de aumentar a segurança. “O pneu é a segunda maior despesa do transportador, depois do combustível. Imagina um rodotrem, que tem rodas gêmeas: antecipar a substituição dos pneus significa uma despesa de R$ 1.500 a R$ 2.000.”
O instrutor do SEST SENAT elencou os cinco principais pontos que merecem atenção dos transportadores e dos gestores de frota.
1 – Calibragem
Calibrar os pneus em períodos regulares, conforme a determinação do fabricante, é lição básica. Além disso, avaliar a calibragem diariamente. Isso porque, dependendo da carga acondicionada no caminhão, o pneu pode perder pressão precocemente. Isso tudo também ajuda a evitar o consumo excessivo de diesel, que ocorre quando o pneu começa a ficar vazio. E atenção a este recado: calibrar além do recomendado também não pode. “Tem quem diga que, para pegar a estrada, é interessante calibrar mais do que o recomendado. Mas isso é ruim, porque torna o pneu mais sensível a alguns impactos, e ele acaba deformando.”
2 – Rodízio dos pneus, balanceamento e geometria
O rodízio deve ser feito em períodos regulares, conforme orientação do fabricante. “Devido ao pior estado de conservação das rodovias brasileiras, também pode ser bom antecipar o rodízio, mas nunca se deve deixar passar o período recomendado pelo fabricante”, afirma Júnior. Conforme o instrutor, isso é importante para que haja desgaste regular de todos eles e, consequentemente, para garantir mais segurança. O balanceamento e a geometria também devem ser feitos com regularidade.
3 – Frenagem suave
“Isso está diretamente relacionado ao comportamento do motorista, que deve pensar preventivamente e antecipar as condutas para não gerar travamento das rodas”, explica. Isso evita desgaste e o risco de tombamento da carga. O mesmo vale para a partida: motorista que, quando arranca, canta pneus também causa danos.
4 – Não exceder a carga
O excesso de carga é outro vilão para os pneus e para o caminhão. Por isso, deve-se trabalhar com o peso máximo permitido para o veículo e para a via. Além disso, é importante ter cuidado, também, para não sobrecarregar os eixos, porque gera desgaste irregular.
5 – Recapagem
Quando a banda de rodagem está desgastada, é hora de tomar providências. Com a recapagem, é possível que o pneu do caminhão continue sendo utilizado para rodar. Mas, na hora de contratar esse serviço, Júnior destaca: busque empresas credenciadas pelo Inmetro para garantir mais segurança. “Essas empresas trabalham conforme as recomendações do fabricante, a legislação e as normas técnicas brasileiras”, destaca.
Fonte: SEST SENAT