MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Em Jersey, Obama promete ajuda 'de longo prazo' para vítimas de Sandy


Presidente prometeu ajuda 'sem burocracia' a vítimas da supertempestade.
Costa Leste, e cidade de Nova York, tentavam se reerguer após impacto.

Do G1, com agências internacionais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira (31) às vítimas da supertempestade Sandy que o governo federal irá fornecer ajuda "no longo prazo", após ter inspecionado os danos causados na costa de Nova Jersey (leste).
"Nós estaremos aqui no longo prazo", afirmou Obama ao lado do governador do estado, o republicano Chris Christie, em um abrigo localizado na cidade de Brigantine, próxima de Atlantic City, ao sul de Nova York. "Nós não iremos tolerar nenhuma burocracia. Vamos garantir que vocês obtenham ajuda o mais rápido possível", acrescentou o presidente.
"Minha principal mensagem é que o país inteiro viu o que aconteceu. Todo o mundo sabe que o estado de Nova Jersey foi duramente afetado", afirmou Obama, que assegurou às vítimas que "pensa neles em suas orações".
"A prioridade neste momento é restabelecer a eletricidade. E a partir do momento em que a eletricidade for restabelecida (...) haverá, evidentemente, limpeza a ser feita", acrescentou Obama, que sobrevoou de helicóptero com Christie a região da costa atlântica do estado.
 O governador de Nova Jersey, Chris Christie, recebe o presidente Barack Obama nesta quarta-feira (31) em Atlantic City (Foto: AP) O governador de Nova Jersey, Chris Christie, recebe o presidente Barack Obama nesta quarta-feira (31) em Atlantic City (Foto: AP)

Obama estava acompanhado pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, e pelo diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), Craig Fugate.
A tempestade Sandy continuava perdendo força, após ter causado pelo menos 50 mortes nos EUA, segundo distintas estimativas, enquanto 6,2 milhões de residências continuavam sem luz no nordeste do país.
Os estados de Nova York e Nova Jersey foram os mais afetados pela passagem de Sandy e tentavam se reerguer nesta quarta após o impacto da tempestade.

Internauta denuncia falta de comida no maior hospital público do RN


Kamylla está com a avó internada no Walfredo Gurgel há três semanas.
Direção fixou cartaz anunciando falta de pagamento dos fornecedores.

Kamylla Nascimento Internauta, Natal, RN

Nota de esclarecimento fixada pela direção do hospital justifica falta de comida (Foto: Kamylla Nascimento)Nota da direção alerta para a possibilidade de faltar
alimentação para os enfermos
(Foto: Kamylla Nascimento)
A estudante universitária Kamylla Nascimento enviou, pelo VC no G1, denúncia a respeito do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade hospitalar pública do Rio Grande do Norte. De acordo com ela, o hospital está com o estoque de alimento reduzido e, por isso, precisou readaptar a dieta dos pacientes. Também faltam talheres e comida para os acompanhantes. “Falta remédio, inclusive. Os médicos orientam às pessoas que têm condições que comprem os medicamentos, porque no hospital tá faltando tudo”, reclamou.
A avó de Kamylla Nascimento, a aposentada Maria Soledade de Lima, de 78 anos, está internada no Walfredo Gurgel há três semanas, vítima de três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) consecutivos. A avó da estudante aguarda a realização de uma ressonância magnética, procedimento que, segundo ela, ainda não foi marcado. "Ninguém nos explica porque ainda não marcaram o exame", reclamou Kamylla.


Nota da redação: a assessoria de imprensa do hospital confirmou o défcit no fornecimento de alimentos. Segundo a própria assessoria, o motivo da falta de alguns tipos de refeições ocorre pela falta de pagamento aos fornecedores. De toda forma, a equipe de nutrição do Walfredo Gurgel afirma que a dieta calórica dos pacientes não foi alterada devido à adaptação do cardápio.
Pelo VC no G1, inclusive, a universitária Kamylla Nascimento enviou uma fotografia onde mostra o cartaz onde a direção da hospital confirma que a escassez de alimentação se dá pela falta de pagamento aos fornecedores. O comunicado é assinado pela chefe da Divisão de Nutrição e Dietética da unidade, Maria Eliza R. Diógenes Freitas, datado do dia 23 de outubro, última terça-feira.
Segundo a Nota de Esclarecimento, os cardápios das dietas dos pacientes, acompanhantes e funcionários foram alterados em razão da pouca quantidade de comida que o hospital dispõe.
A paciente Maria Soledade reside em Poço Branco, cidade distante 59 quilômetros de Natal. Ela foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel porque as unidades hospitalares do município não possuem equipamentos para tratar da referida enfermidade.
Homem internado no corredor do Hospital Walfredo Gurgel faz protesto (Foto: Ricardo Araújo/G1)Homem internado no corredor do Walfredo protesta
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Kamylla afirma que, ao dar entrada no hospital, a avó tinha várias opções de alimentação, mas isso mudou desde que ocorreu o problema de escassez de comida. Isso, segundo ela, também ocorre com os acompanhantes. "Agora servem apenas um pão com um copo de café para quem acompanha os pacientes", afirmou a estudante.
Ainda de acordo com a denúncia, há muitas pessoas que saem do interior do estado para acompanhar os pacientes internados e necessitam das refeições oferecidas pelo Governo. Outro problema relatado pela estudante relata a falta de talheres descartáveis. "Eles estão pedindo para que os acompanhantes lavem e guardem os talheres plásticos", disse ela.

Após casos de leptospirose, escola de Rio Grande, RS, é interditada


Quatro casos da doença transmitida por ratos já foram confirmados.
Pacientes são estudantes do Ensino Fundamental, diz Vigilância Sanitária.

Do G1 RS

Escola Rio Grande leptospirose (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)Escola Bom Jesus Joana D'Arc tem cerca de 700
alunos (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)
A Secretaria de Saúde de Rio Grande interditou nesta quarta-feira (31) uma escola particular localizada no munícipio no Sul do Rio Grande do Sul. Quatro alunos da Escola Bom Jesus Joana D'Arc foram diagnosticados com leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina de ratos.
Os casos confirmados da doença são de estudantes da mesma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o órgão de saúde, outras nove crianças também apresentaram sintomas da doença. Elas já realizaram exames e aguardam o resultado.
“Ainda não podemos afirmar, mas é forte a suspeita que a escola seja a possível fonte. A Vigilância Sanitária identificou sinais da presença de roedores no local. Por isso, optamos pela interdição para evitar o contato de alunos com os ambientes até que a escola cumpra uma série de medidas”, explica a secretária de Saúde, Zelionara Branco.
Entre as ações solicitadas pela Vigilância em Saúde, estão a desratização dos ambientes e a limpeza das caixas d’água. Algumas delas já foram cumpridas após a primeira visita do órgão à instituição, na semana passada. Na ocasião, os bebedouros foram interditados porque a escola não havia como comprovar a data de limpeza das caixas de água.
O primeiro caso de leptospirose foi identificado no dia 9 de outubro. A paciente é uma menina de sete anos. A suspeita foi notificada pela médica que tratou da criança à Secretaria Municipal de Saúde. Após a coleta de material, exames comprovaram que ela estava com a doença. Novos casos de pacientes com sintomas da doença –  febre, dores de cabeça e abdominal, entre outros – surgiram nos dias seguintes.
Em nota, a direção da escola diz que suspendeu as aulas entre os dias 26 e 29 para cumprir o protocolo sugerido pela Vigilância Sanitária durante a primeira visita. Com o surgimento de novos casos, uma nova suspensão foi acordada para “maiores averiguações e segurança da comunidade escolar”. A escola diz ainda que aguarda novas orientações para a continuidade das atividades pedagógicas dos alunos das demais séries.

Centro de Saúde da Mulher suspende agendamento de consultas em Cacoal


De três médicos, apenas um realiza o atendimento desde segunda-feira.
Segundo gerente, a falta de médicos foi agravada por uma liminar judicial.

Paula Casagrande Do G1 RO

No portão do Centro, mulheres são avisadas de que novas consultas não serão marcadas (Foto: Paula Casagrande/G1)No portão do Centro, mulheres são avisadas de que novas consultas não serão marcadas (Foto: Paula Casagrande/G1)
As mulheres que procuram atendimento no Centro de Saúde da Mulher em Cacoal, RO, tiveram os pedidos de consulta negados pelas atendentes do órgão de saúde, desde a segunda-feira (29) . Com falhas na equipe médica, novas consultas de ginecologia e obstetrícia não estão sendo marcadas. Após uma liminar judicial, dos três profissionais, apenas um médico continua realizando atendimento.
Na abertura do portão do Centro de Saúde na manhã desta quarta (31), a dona de casa Maria Francisca da Silva Santos recebeu a orientação de que a consulta, marcada há um mês, não seria realizada. "Faz um ano que me pediram esse exame de ultrassom. Quando consigo realizá-lo eles desmarcam a consulta e sem data para remarcar. É descaso com quem precisa de atendimento médico", diz Maria.
Faz um ano que me pediram esse exame de ultrassom. Quando consigo realizá-lo eles desmarcam a consulta e sem data para remarcar."
Maria Francisca, paciente
“Estou precisando agendar consulta com um ginecologista e não consigo pela rede pública de saúde. Não tenho condições de pagar por atendimento médico”, reclama Renata Soares, de 27 anos.
Consultas agendadas
A funcionária pública Maria Verônica Moreira de Menezes, de 47 anos, foi atendida pois já tinha consulta agendada, mas se coloca no lugar das mulheres que foram dispensadas do atendimento. “Quem chega às 7h para conseguir uma consulta é porque realmente precisa. Não pode continuar sem médicos, os órgãos responsáveis precisam dar um jeito”, enfatiza .
Segundo a gerente do Centro, Josana da Silva, a falta de médicos no centro foi agravada devido a uma liminar judicial, que remanejou os especialistas para o Hospital Materno Infantil (HMI) do município. “Eles [médicos] tinham que cumprir os plantões no HMI e nós obedecemos à ordem”, revela Josana.
Uma médica está de férias e o ginecologista especializado está afastado temporariamente por problemas de saúde. Apenas um profissional faz o atendimento a pacientes que já estavam com consultas marcadas. "Esperamos que até semana que vem a situação esteja normalizada”, garante Josana.
O Centro de Saúde da Mulher atende, em média, 30 mulheres diariamente. Cerca de 300 consultas são marcadas por mês.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Mariana Kely Lima, a Secretaria Municipal de Saúde obedeceu à liminar, remanejando os profissionais para o atendimento do HMI. “Se a liminar não fosse obedecida, geraria multa, então foi feito o remanejamento dos profissionais. Agora estamos aguardando nova decisão e novas contratações do setor responsável”.

II Feira do Vinil reúne centenas de discos raros em Belém


Evento começa no próximo dia 4 de novembro, na Estação das Docas.
Colecionadores terão oportunidade de adquirir discos raros.

Do G1 PA

Feira do Vinil estreou ano passado e trá segunda edição em novembro. (Foto: Divulgação)Feira do Vinil estreou ano passado e trá segunda edição em novembro. (Foto: Divulgação)
Nos dia 4, 11, 18 e 25 de novembro, será realizada a II Feira do Vinil, em Belém. Estarão à venda mais de 600 LPs. Os discos ficarão expostos na Estação das Docas, no hall do Mezanino 1 das lojas do complexo.
Os discos contemplam gêneros que vão do rock de Eric Clapton, Rolling Stones e Bee Gees ao pop, passando pela MPB de Caetano, Gil e Elis Regina. A novidade desta edição, é que agora o público visitante da Estação poderá conferir a feira durante os finais de semana do mês de novembro.
A II Feira do Vinil é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Organização Pará 2000 em parceria com a Ná Figueredo. A programação é aberta ao público.
Serviço:
II Feira do Vinil, dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, de 10h às 22h, no mezanino do Boulevard 1, na Estação das Docas, localizado na Avenida Boulevard Castilhos França. Informações: (91) 32120-5660. Entrada gratuita.

Dilma dá prazo para estudos da Funai sobre índios guaranis e kaiowás


Valor OnLine
A presidente Dilma Rousseff determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) conclua em até 30 dias os estudos antropológicos para a demarcação do território onde índios guaranis e kaiowás estão em conflito com fazendeiros, no Mato Grosso do Sul. A informação foi dada nesta terça-feira pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante reunião com representantes da Funai e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Cardozo também informou que o governo conseguiu derrubar na Justiça decisão liminar que previa a reintegração de posse da área ocupada pelos índios, na ação ajuizada pelo proprietário da fazenda Remanso Guaçu. Os índios guaranis e kaiowás ocupam a região há oito anos e reivindicam o direito à permanência com o reconhecimento da ancestralidade dos indígenas.
O ministro também informou que um efetivo extra da Força Nacional de Segurança está sendo deslocado para a região. Diversos conflitos têm ocorrido no local. Na última semana quase 200 indígenas anunciaram que descumpririam a decisão judicial que os obrigaria a deixar a área ocupada.
Diante de supostas ameaças de mortes e denúncias de crimes e abusos cometidos contra os indígenas, a ministra Maria do Rosário pediu durante o encontro que as autoridades federais investiguem as possíveis ocorrências contra a comunidade.

Professor doa mais de 300 livros para 'Biblioteca Móvel' em Cuiabá


Professor aposentado da UFMT se sensibilizou com projeto e doou obras.
Projeto distribui livros gratuitamente em diversos pontos da capital.

Do G1 MT

Biblioteca Móvel recebeu de uma única vez mais de 300 livros (Foto: Marcelo Ferraz/G1)Biblioteca Móvel recebeu de uma única vez mais de 300 livros (Foto: Marcelo Ferraz/G1)
O produtor cultural Clóvis Matos, que transformou uma caminhonete em uma biblioteca móvel em Cuiabá, recebeu uma surpresa após ter relatado sua história ao G1 no Dia Nacional do Livro, comemorado na última segunda-feira (29). O acervo recebeu em uma única doação 300 livros. A doação foi feita pelo professor aposentado de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Benedito Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, os livros estavam sendo acumulados ao passar dos anos e não eram usados. “Eu precisava dar esses livros para pessoas que fosse usá-los de verdade e aproveitar esse conhecimento, como alunos e outros professores. Ainda bem que surgiu o Clóvis com sua biblioteca que poderia realizar esse trabalho por mim, da melhor forma possível”, relatou Benedito.

Clóvis Matos recebeu o acervo na casa do professor. Na avaliação do produtor cultural, os livros serão bem aproveitados. “Eu fui até lá e ele me doou os livros que, em sua maioria, eram obras didáticas. Mas que serão aproveitados, pois conheço muitos alunos e professores que precisam dessas obras para continuar os estudos”, afirmou.    
Após recolher os livros, Clóvis já sabe qual será o destino de todos eles. “Na própria UFMT, onde fico parado aos domingos, muitos alunos me procuram. Além disso, têm algumas bibliotecas em Cuiabá que também vão receber algumas dessas obras que foram doadas pelo professor”, afirmou.

Além do professor aposentado, o projeto de Clóvis chamou a atenção nas redes sociais. “Muita gente está me adicionando e querendo doar mais livros. É uma grande corrente do bem que está se formando”, finalizou.      

Inclusão Literária
Clóvis relata que seu  trabalho faz parte do projeto Inclusão Literária e conta que já distribuiu mais de 20 mil livros durante suas andanças com a caminhonete abarrotada de livros com diversos gêneros do conhecimento, além de distribuir, também, as obras literárias.

Caixas de remédio fora da validade são encontrados em Imperatriz


Medicamento estava estocado em um posto de saúde da cidade.
Cerca de 400 caixas que foram recolhidas no local serão incineradas.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Cerca de 400 caixas de um medicamento usado no tratamento de doentes mentais foram encontradas com o prazo de validade vencido em um posto de saúde em Imperatriz. A vigilância sanitária está investigando o caso.
O medicamento foi recolhido pela Vigilância Sanitária do Centro de Saúde Três Poderes após uma denúncia anônima. De acordo com o centro de atenção psicossocial de Imperatriz, mais de 400 pacientes, entre crianças e adultos com transtornos mentais, utilizam o Carbamazepina, usado no tratamento de epilepsia.
A coordenação da Vigilância Sanitária atribui a responsabilidade do medicamento distribuído na Farmácia Básica à Secretaria do Estado de Saúde, mas reconhece a falha que resultou no vencimento de várias caixas do remédio de uso controlado. “Não deixa de ser um prejuízo por conta do medicamento ter sido vencido e não utilizado. Aonde foi o erro até aí? O erro foi ter sido comprado, por ser um medicamento utilizado naquele momento, em uma quantidade demasiada de acordo com a demanda no momento e, infelizmente, por uma mudança de medicação feita pelos próprios profissionais médicos, ele deixou de ser utilizado por conta disso e acabou vencendo”, afirma Dinaldete Marques, coordenadora de Vigilância Sanitária.
O medicamento é de uso pediátrico e adulto e está vencido desde o mês passado. As 400 caixas serão incineradas, protocolo recomendado pela Anvisa, por uma empresa terceirizada em resíduos de serviço de saúde.

Triumph confirma lançamento de Speed Triple e Rocket III no Brasil


Empresa também venderá a Thunderbird Storm, a partir de novembro.
Fabricante britânica de motos já anunciou seis modelos para o país.

Rafael Miotto Do G1, em São Paulo
Com previsão de início de vendas de suas motos em novembro, a Triumph confirmou nesta quarta-feira (31) ao G1 mais modelos que farão parte se sua linha no Brasil - seis já estão na lista. Além das já anunciadas Tiger 800 XC, Tiger Explorer e Bonneville T100, a marca britânica também venderá no Brasil a Speed Triple, Rocket III e Thunderbird Storm. A primeira concessionária da empresa, em seu retorno ao país, será a Triple Triumph, com inauguração prevista para o próximo mês em São Paulo.
Triumph Speed Triple (Foto: Divulgação)Triumph Speed Triple (Foto: Divulgação)
De acordo com a empresa, parte da linha será importada, mas alguns modelos serão montados na nova fábrica da Triumph em Manaus. Tiger 800 XC e Bonneville T100 já estão em linha de montagem, pelo sistema CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontadas, em português), enquanto a Tiger Explorer chega importada. Sobre as outras motocicletas, a impresa ainda não divulgou os planos.

Speed Triple
A Speed Triple é um modelo naked (sem carenagens) com aptidões esportivas. Com motor de três cilindros (configuração tradicional da marca) de 1.050 cm³, a moto chega a 133 cavalos de potência e 11,31 kgfm de torque. No Reino Unido a moto parte de 8.999 libras e possui versão R, mais luxuosa e com equipamento top de linha, que custa 11.349 libras. As duas opções contam com freios ABS como opcional.

Rocket III
Já a Rocket III (12.529 libras) é uma custom equipada com um "motorzão" de três cilindros e 2.294 cm³. Este motor gera 146 cavalos de potência e 22,53 kgfm de torque. Com estas cifras, a moto é se encaixa na categoria das cruiser, motos estradeiras com motores muito fortes. Além da versão Roadster (mesma da imagem), a Rocket III tem a opção Touring, com características para longas viagens.
Triumph Rocket II Roadster (Foto: Divulgação)Triumph Rocket III Roadster (Foto: Divulgação)
Thunderbird Storm
Ao contrário da Rocket III, a Thunderbird Storm é uma custom mais tradicional. Com motor bicilíndrico de 1.699 cm³, a moto alcança 97 cavalos de potência e 15,90 kgfm de torque. Seu valor é de 12.499 libras no Reino Unido.
Triumph Thunderbird Storm (Foto: Divulgação)Triumph Thunderbird Storm (Foto: Divulgação)

Para comemorar 30 anos da linha K, BMW cria versão especial da K 1300 S


Motocicleta será atração da fabricante no Salão de Milão, em novembro.
Modelo possui coloração especial e pacote completo de equipamentos.

Do G1, em São Paulo

A BMW revelou a sua primeira novidade para o Salão de Milão 2012, que vai de 13 a 18 de novembro na Itália - os dois dias iniciais são reservados para a imprensa. De acordo com a fabricante alemã, a esportiva K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" fará sua estreia na 70ª edição da "Exposizione Internazionale del Motociclo" (EICMA). Como homenagem aos trinta anos da linha "K" de suas motos, a BMW criou esta versão da esportiva K 1300 S com coloração especial e pacote completo de equipamentos.
BMW K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" (Foto: Divulgação)BMW K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" (Foto: Divulgação)
Utilizando as cores vermelho, preto e branco em seu conjunto, a K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" possui suspensões eletrônicas ajustáveis, controle de tração e freios ABS. O modelo também conta com escapamento Akrapovic, que, segundo a marca, traz som mais esportivo à moto. Em sua base mecânica, a edição especial segue com o mesmo motor de qautro cilindros e 1.293 cm³.

Segundo a fabricante, o propulsor gera 175 cavalos de potência máxima e 14,3 kgfm de torque. Com transmissão efetuada por eixo cardã e câmbio de seis marchas, a "30 Jahre K-Modelle" tem velocidade máxima superior a 200 km/h.
BMW K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" (Foto: Divulgação)BMW K 1300 S "30 Jahre K-Modelle" (Foto: Divulgação)
Linha começou com a K 100, em 1983
O modelo de estreia da linha foi K 100, de 1983. Entre os diferenciais da moto, estavam a refrigeração líquida e injeção eletrônica, novidades para a época. Cinco anos mais tarde, a motocicleta recebeu ABS de série, dispositivi inédito em motocicletas. Em 2004, a família chegou a sua 3ª geração com a K 1200 S, moto que inaugurou o ajuste eletrônico de suspensão.
BMW K 100 LT (Foto: Divulgação)BMW K 100 LT. Modelo recebeu ABS em 1988 (Foto: Divulgação)
Para finalizar, em 2010, a linha K se expandiu com o lançamento das K 1600 GT e GTL, modelos que mantém dose esportividade, mas com destaque para o conforto para longas viagens.

Governo adia campanha de vacinação contra aftosa no Nordeste


Calendário foi alterado nos estados que sofrem com a seca.
Municípios poderão adiar em 30 dias o início da campanha.

Do Globo Rural

O anúncio foi feito pela Secretaria de Defesa Animal. Cerca 16 milhões de cabeças de gado e búfalos deixarão de ser vacinados em novembro, em todos os estados da região Nordeste.
Como acontece no Centro-Sul do país, a segunda etapa da vacinação deveria começar no Nordeste em primeiro de novembro, mas a campanha foi adiada por 30 dias. Caso os estados entendam que passado este período os animais continuam fracos, o Ministério da Agricultura autorizou a prorrogação do início da vacinação até janeiro do ano que vem.
A decisão foi tomada depois dos pedidos feitos pelos criadores, que alegam que o rebanho não vai aguentar o manejo para aplicação da vacina.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a mudança no calendário no Nordeste não traz riscos para o rebanho dos outros estados.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, o adiamento está previsto na legislação brasileira.

Cuidado com bezerro recém-nascido é vital para saúde posterior


Primavera coincide com a temporada de nascimento dos bezerros.
Cuidados nos primeiros dias de vida são essenciais.

Do Globo Rural

Nas fazendas de pecuária a temporada é de nascimento de bezerros, época de trabalho dobrado para a família de Robervon de Lima, da fazenda Campo Grande, em São Luis de Montes Belos, centro-oeste goiano.
Uma ou duas vezes por semana, ele tem que reunir as vacas paridas para um serviço que pode evitar enormes prejuízos no rebanho. Com um abre e fecha de porteiras, o pessoal faz logo o trabalho. Vacas para um lado, bezerros para outro, onde recebem os primeiros cuidados.
A primeira providência é aplicar iodo no umbigo, assim que for possível, logo após o nascimento. É preciso deixar a solução em contato com o umbigo pelo menos durante 30 segundos. Depois, é aplicada uma injeção de um medicamento que previne o ataque de bicheiras e outros parasitas. O zootecnista Danilo Tomazzello explica que a aplicação deve ser feita de forma subcutânea, não pode atingir o músculo.
Em um umbigo que não foi bem cuidado, o risco é de infecção é grande. O tratamento é mais demorado e tem que ser feito com antibiótico. Por fim, o pessoal corta os pelos da ponta do rabo dos bezerrinhos, como forma de identificar os que já foram tratados.
Na fazenda PH, também em São Luiz de Montes Belos, quem cuida do rebanho é o administrador Erzon de Oliveira. Além de fazer a cura do umbigo da bezerrada, ele mantém sempre um banco de colostro no freezer. O colostro é o leite que a vaca produz nos primeiros dias após o parto, um alimento rico em anticorpos.
Danilo explica que quando o bezerro não mama nas primeiras horas de vida, é preciso entrar com o colostro. Depois de retirado do freezer, ele deve ser aquecido a 30 graus no máximo. Se for fervido, perde os anticorpos.
A média da mortalidade de bezerros no rebanho brasileiro é de 8%, de acordo com a Embrapa. O zootecnista diz que um bom manejo poderia reduzir a estatística. “A cura de um umbigo, a presença do colostro são coisas simples, mas de alto peso na fase de cria dos bezerros”, diz.
A recomendação é que o bezerro, no primeiro dia de vida, tome ao menos três litros de colostro

Fiscais flagram derrubada ilegal de árvores em propriedades de MT


Cerca de dois mil hectares foram embargados pelo IBAMA.
Nomes dos donos das áreas estão sendo mantidos em sigilo.

Do Globo Rural
Fiscais do IBAMA flagraram a derrubada ilegal de árvores em duas propriedades do município de Feliz Natal, em Mato Grosso. Cerca de dois mil hectares foram embargados.
Os fiscais seguiram ao município de helicóptero. Do alto, foi possível ver clareiras em meio à mata, prováveis corredores por onde são retiradas as toras derrubadas clandestinamente. Em terra, outra equipe constata o crime ambiental. Na fazenda foram aprendidos caminhão, trator, pá carregadeira e grande quantidade de madeira.
Em outra fazenda, na qual foi feita a denuncia de retirada de madeira durante a noite, os fiscais apreenderam dois tratores e encontraram muita madeira. Segundo os agentes do IBAMA, na esplanada onde as toras são carregadas há pelo menos 50 metros cúbicos de madeira, que só foram descobertos graças a uma denúncia feita na linha verde do órgão.
“A linha verde é um sistema de ouvidoria do IBAMA pelo qual recebe denúncias em geral”, diz Renê de Oliveira, fiscal da entidade.
As duas áreas fiscalizadas somam mais de dois mil hectares. Agora, será preciso saber o dano provocado à floresta para calcular o tamanho da multa a ser aplicada. Ninguém foi preso na operação. O IBAMA identificou os donos das áreas, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo.

Avicultores reclamam que está difícil encontrar trabalhadores em GO

 

Setor avícola tem se desenvolvido, mas está difícil encontrar mão-de-obra.
Proprietários oferecem benefícios extras para segurar os empregados.



Do Globo Rural                           

Em mais de 400 granjas em Rio Verde, sudoeste goiano, há cerca de 12 milhões de aves. Só em um frigorífico são abatidos mais de 300 mil animais por dia. O crescimento do setor tem atraído muita gente para o município, mas mesmo assim, os granjeiros têm dificuldade para encontrar pessoas interessadas em trabalhar.
Uma das alternativas dos produtores tem sido procurar o Sine, Serviço Nacional de Emprego. De janeiro à setembro deste ano foram oferecidas 450 vagas. O problema é que menos da metade foi preenchida.
A presidente da Associação dos Granjeiros e Integrados de Rio Verde, Débora Ferguson, explica que o trabalhador chega a receber três salários mínimos e outros benefícios como aluguel e alimentação.
Em uma granja que fica a 25 quilômetros da cidade, Vanusa de Sousa é supervisora de um núcleo com 35 mil aves. Na granja onde ela trabalha tem 105 mil galinhas, que produzem cerca de 90 mil ovos por dia. Ela está no ramo há oito anos e conta que viu nas aves uma oportunidade para crescer.
Quem também aproveitou a chance de emprego fixo e carteira assinada foi Sidney Silva. Há um ano se tornou gerente da granja onde Vanusa trabalha. Ele e a família moram na vila habitacional dentro da propriedade.
Sidney e a esposa, Elza Silva, trabalham cerca de sete horas por dia, cada um em uma função. Quando encerram o expediente, eles vão para casa, que fica na granja mesmo. O bom é que eles não pagam aluguel, alimentação, água e luz. Tudo isso está incluso como benefício.
No Triângulo Mineiro, os agricultores também enfrentam problemas para encontrar mão-de-obra qualificada. Adílio Camargo Júnior, zootecnista do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, explica o que está sendo feito na região para minimizar o problema.

A BELEZA.





“Espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais bonito do que eu?” Esta é uma fábula dos tempos de outrora. Será que desde os primórdios os humanos se preocupavam com a beleza, o aspecto físico? Certamente que não, porém como tudo na vida evolui, lento, mas progressivamente, tudo se transforma. A vaidade hoje impera, estamos no século XXI, abordando o físico. Todos querem ser belos, ou ficar mais bonitos. 
A beleza é algo que fascina o ser humano. Desde as coisas, a natureza, especialmente as pessoas. Nos dias atuais, muitos se preocupam com o corpo, rosto, roupas. Bilhões são investidos e gastos no mundo contemporâneo, com produtos, remédios, vestuário, cirurgias, academias, malhação. O importante é ter um corpo legal, corpaço, ser bonito, encantar o sexo oposto de alguma forma! Pensam, cultos, inteligentes, brancos, negros, religiosos, ateus, feios e bonitos, ricos e pobres, até mesmo eruditos.
Existe o feio? Dizem os mais sábios que quando algo ou alguém não é bonito, ou uma pessoa é má, deve-se, justamente, à ausência do bem, falta de humildade, de amor no coração, por isso é preciso características especiais para olhar pessoas, coisas, porque o feio, o mau, não existe. Será verdade esta alegoria?  Conceito?
Comumente vemos a beleza física. Ainda mais comum, pessoas lindas, contudo, arrogantes, desagradáveis, falsas. A analogia dar-se diante da beleza exterior e interior. Qual prevalece? O primeiro impacto é óbvio que o exterior. Após alguns contatos, aproximação, conhecimento, nada é mais sublime quando vislumbramos a beleza interior de uma boa pessoa. Bom escutarmos a voz do coração. Porque as pessoas falam o que o coração sente. Se elas falam o que o coração sente, falarão amor ou desamor. Amor ou ódio. Amor ou desencanto. Amor ou falsidade. Então, qual a pessoa mais bela? Qual a maior beleza? A exterior ou interior? Qual a conclusão?
A beleza está em todos os lugares e formas, nas cores, dores, olhares e amores. Na terra, céu, no mar. Na pureza das crianças, alegria da juventude, sorriso da paixão, na humildade do ancião, a beleza está em todas as partes, porque vem de Deus, que nos deu a vida, um coração para sentir, falar de amor, amar; deu-nos a visão pra ver, ver como tudo e todos são lindos, belos, que suas obras são perfeitas, porque o feio não existe, existem apenas pessoas com pouco ou nenhum amor no coração.
 


Sérgio Belleza, Autor dos livros, Caminhando com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

A PROFESSORA DEVERIA RECEBER UMA MEDALHA PELA CORAGEM DE DENUNCIAR ESTE ABSURDO

Professora que fotografou escola em Imperatriz tem demissão suspensa

Informação foi confirmada pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
Uliane Araújo Santa Rosa fotografou alunos em sala com goteiras.

Do G1 MA

Foto mostra alunos com guarda-chuvas dentro de sala de aula (Foto: Uiliene Santa Rosa)Foto mostra alunos com guarda-chuvas dentro de
sala de aula (Foto: Uiliene Santa Rosa)
O prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira decidiu suspender, nesta quarta-feira (31), o ato de demissão da  professora Uliane Araújo Santa Rosa, de 24 anos, que fotografou a situação de uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado.
"Será feita uma avaliação da situação da escola, da professora, e a situação de todas as escolas municipais também será revista", afirmou o prefeito.

Nas imagens feitas pela professora é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1. As fotos publicadas nas redes sociais foram acessadas por mais de 20 mil pessoas em todo o país.
A professora de História foi demitida após a grande repercussão do caso. Segundo o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.
A direção da escola afirmou que a demissão ocorreu porque a professora divulgou as fotos sem antes comunicar o problema da sala de aula e que Uiliane já vinha se desentendendo com boa parte dos funcionários. "Eu já fiquei sabendo pela internet. Ela não teve ética, ela deveria ter tirado os alunos da sala e pedir, mostrar o que estava acontecendo”, disse a diretora Ivone Carvalho.

Uiliene Araújo acredita que a demissão foi uma retaliação por causa das fotos publicadas. A professora acionou a Justiça denunciando a situação da escola para ter seus direitos reconhecidos.

Brasília recebe 5º Salão Internacional de Artesanato nesta quarta


150 expositores participam do evento, que homenageará Santa Catarina.
Salão do Artesanato acontece entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro.

Do G1 DF

Começa nesta quarta-feira (31) o 5º Salão Internacional do Artesanato, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento ocorre até 4 de novembro e deve reunir um público de 90 mil pessoas, de acordo com organização. Este ano, o salão homenageia o estado de Santa Catarina.
Em 2011, artista que faz flores de tecido foi selecionado para participara da quarta edição do salão  (Foto: Divulgação)Em 2011, artista que faz flores de tecido foi selecionado para participar da quarta edição do salão (Foto: Divulgação)
A proposta do Salão Internacional do Artesanato é criar oportunidades de negócios e promover o intercâmbio cultural. Segundo os organizadores, a mostra terá a participação de 150 expositores de 21 estados e de 15 países. Os artesãos vão apresentar trabalhos com bordados, pedras, madeira, pinturas, fios e tecidos e sementes e vidro. No Distrito Federal, os expositores foram escolhidos por meio de seleção.
Outra atração é a participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que traz mais de 10 expositores da Amazônia. Eles vão vender produtos como cremes, hidratantes, bucha vegetal, sabonetes, biojoias e complementos alimentares, como óleo de avestruz, produzido em Rondônia.
O salão estará aberto das 11h às 22h. A entrada é gratuita até16h. Após esse horário, o valor do ingresso será de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). O visitante também poderá participar de oficinas de artesanato, aulas de gastronomia típica e apresentações de artistas regionais. No espaço do evento foi montada uma casa decorada com produtos artesanais. Os artesãos vão demonstrar, ao vivo, como é feita a produção de suas peças.
Shows
Na quinta-feira, a partir das 21h, está previsto um show com a banda paulistana Funk Como Le Gusta, que mistura black music com música latina e samba-rock. Na sexta-feira (02) a atração é a cantora Luiza Possi.

'Outubro Rosa' encerra em Manaus com 20 mil exames realizados


Ação ofertou consultas para diagnóstico de câncer de mama e útero.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram à campanha.

Do G1 AM

Amigas do Peito incentivam prevenção do câncer de mama (Foto: Reprodução EPTV)Campanha incentiva prevenção do câncer de mama
(Foto: Reprodução EPTV)
A Campanha "Outubro Rosa 2012" encerrou em Manaus nesta terça-feira (30) com o total de 20 mil exames para diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero realizados. As atividades foram encerradas com um passeio ciclístico pelas principais ruas da capital.

Segundo a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica do Amazonas, Marília Muniz, o número de exames realizados durante o Outubro Rosa representa um crescimento de 37% na comparação com a média registrada nos demais meses do ano. "Historicamente, o movimento aborda o câncer de mama, mas aqui, no Amazonas, a gente incluiu o de colo uterino porque ele também afeta muitas mulheres", frisou.

Conforme a coordenação Estadual de Atenção Oncológica, foram realizados 15 mil exames papanicolau, para diagnóstico do câncer no colo do útero, e outras seis mil mamografias. Em média, o sistema estadual de saúde registra, mensalmente, 12 mil testes de papanicolau e 3,3 mil mamografias. "O diagnóstico na fase inicial é importantíssimo porque aumenta significativamente as chances de cura. O câncer de colo uterino é 100% curável se for diagnosticado logo no início e o câncer na mama, quando conhecido precocemente, é mais fácil de ser curado", reforçou Muniz.
Neste ano, 35 municípios do Amazonas aderiram ao Outubro Rosa e desenvolveram ações educativas e mobilização popular para chamar a atenção para a doença, sob a orientação do Governo do Estado. Monumentos e espaços de grande circulação, como a Ponte Rio Negro e o Teatro Amazonas, receberam iluminação especial na cor rosa. Em Manaus, as atividades foram coordenadas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer.
Os exames preventivos de câncer de colo do útero podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde através de agendamento prévio. A mamografia, que é utilizada para identificar o câncer de mama, é solicitada na UBS e é realizada em clínica radiológica conveniada ao SUS.

Fabricante dos táxis de Londres procura investidores para sair de crise


Empresa tem prejuízos há quatro anos devido a problemas na linha.
Atualmente, circulam na cidade ao menos 22 mil táxis da marca.

Da EFE

Imagem da Harrods, em Londres (Foto: BEN STANSALL/AFP)Empresa que faz táxis londrinos está em crise
(Foto: BEN STANSALL/AFP)
A companhia Manganese Bronze, que fabrica os emblemáticos táxis de cor preta de Londres, anunciou nesta quarta-feira (31) que negocia com potenciais investidores interessados em resgatar a empresa de sua atual situação financeira. A Manganese Bronze tem prejuízos há quatro anos devido a problemas na linha de montagem e foi registrada queda de 9,1% nas vendas no Reino Unido em 2011.
Além disso, a situação foi agravada por erros na contabilidade dos seis primeiros meses do ano descobertos recentemente. Segundo informou nesta quarta a imprensa britânica, a fabricante recorreu à empresa de consultoria Pricewaterhousecoopers para encontrar um investidor após o fracasso nas tentativas de conseguir financiamento por meio da companhia chinesa Geely, que possui parte das ações da Manganese Bronze.

De acordo com a empresa de consultoria, até o momento houve um "altíssimo e incomum interesse" pela fabricante britânica por parte de possíveis investidores da Europa e de outras partes do mundo.
"Começamos imediatamente a negociar com uma lista de partes interessadas, britânicas e internacionais", afirmou Matthew Hammond, administrador da Pricewaterhousecoopers.
Recentemente, foram descobertos problemas de contabilidade na venda do novo modelo da Manganese Bronze, o TX4, o que obrigou a companhia a suspender temporariamente a venda do veículo e retirar de circulação 400 exemplares já comercializados.
A Manganese Bronze emprega na atualidade 277 pessoas, a maioria delas em sua sede central, situada em Coventry, no norte da Inglaterra.
Atualmente, circulam por Londres ao menos 22 mil táxis pretos da Manganese Bronze. No resto do país, esse número é de aproximadamente 18 mil.

Primeiras impressões: Chevrolet Onix LTZ 1.4 e LT 1.0


Hatch acerta em dirigibilidade, desenho e espaço.
Mas motor 1.4 perde fôlego na estrada.

Rodrigo Mora Do G1, em Gravataí

Aos poucos a total (e urgente) renovação de produtos da GM vai se completando, e o papel de cada modelo no segmento de compactos - até então meio nebuloso - torna-se compreensível. Completar a tarefa de atualização desse fundamental setor coube ao Onix, considerado pelo presidente da GM para a América Latina, Jaime Ardila, o principal lançamento da marca desde o primeiro Corsa, em 1994 - não por acaso, o modelo que agora o Onix aposenta definitivamente.
A fórmula para enfrentar Gol, HB20 e Etios, protagonistas num segmento que ainda tem Palio, March, Sandero e Fiesta Rocam como coadjuvantes, se repete no Onix: entregar itens antes exclusivos de carros mais caros ser com preço iniciado sempre depois dos R$ 29 mil e antes dos R$ 30 mil - no caso do Onix R$ 29.990, preço da versão LS, exclusiva para o motor 1.0. Airbag duplo, ABS com EBD, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro e rodas aro 14 e direção hidráulica são de série. O mais caro dos Onix sai por R$ 41.990, caso da configuração 1.4 LTZ.
Concorrentes Chevrolet Onix (Foto: Editoria de Arte/G1)
Sua produção fica a cargo da planta de Gravataí, no Rio Grande do Sul, que é a maior unidade fabril da GM na América do Sul, segundo a empresa. A importância do novo compacto impôs uma ampliação de 35% na área útil da fábrica, já considerada um complexo moderno, ao trazer para seu entorno os principais fornecedores, facilitando a logística. Sua capacidade, segundo a GM, é de 150.000 unidades/ano.
Personalização
Há tempos a personalização de fábrica não é mais exclusividade dos ditos carros de imagem. Na onde de Mini Cooper, Citroën DS3 e Audi A1, o Onix também oferece algumas decorações, aqui batizadas de 24 Horas, Race e Joy, que incluem apliques na pintura e na cabine.
Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)Chevrolet destaca quantidade de itens de série no Onix (Foto: Divulgação)
A GM também destaca os 110 acessórios disponíveis para o Onix, sendo que 81 são exclusivos dele. "A média é de 20 itens, sendo que os carros da GM têm, em geral, 25 acessórios. O Onix estabelece um novo padrão", explica Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet.
Impressões
O G1 experimentou o novo popular da GM por cerca de 240 km, como condutor e passageiro. A primeira parte da viagem foi feita sobre o banco do passageiro da frente, e nota-se imediatamente a simplicidade dos materiais usados (especialmente o plástico do painel) se contrapondo a uma estrutura que abusa (positivamente) das formas ousadas para elevar o status do modelo. No geral, encontra-se bom acabamento e encaixe das peças, mas não é preciso se esforçar muito para encontras leves rebarbas.
Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)Chevrolet Onix substitui o Corsa (Foto: Divulgação)
O espaço frontal é bom, mas o mesmo não se pode dizer do traseiro, onde parece ser impossível acomodar um quinto adulto com o mínimo de dignidade. A posição de guiar é boa, mas pede um banco que fique mais rente ao assoalho, enquanto o assento é curto. O bom ajuste de altura do banco e o painel de agradável leitura compensam, em parte, essas falhas.
Dinamicamente, o Onix apresenta bom desempenho, com destaque para o 1.0, que surpreendeu pelo fôlego. O bloco 1.4 reponde melhor, e evidentemente, mas perto dos rivais 1.6 se mostra sensivelmente mais fraco. Ambos fazem parte da nova família SPE/4, evolução em relação aos antigos VHCE e Econo.flex.
Chevrolet Onix (Foto: Flavio Moraes/G1)Chevrolet Onix foi apresentado no Salão de São Paulo (Foto: Flavio Moraes/G1)
O ponto alto é a suspensão, com exemplar acerto. Os ocupantes são poupados das irregularidades do piso, sem que o carro perca em estabilidade.
Numa renovação de produtos de poucos erros e muitos acertos, a GM colocou o Onix no segundo time.

Agricultores produzem alimentos sem uso de agrotóxicos, em Porto Velho


Projeto incentiva o uso de produtos naturais para eliminar pragas.
Expectativa é que em 2013, técnica agroecológica chegue a 100 produtores.

Do G1 RO

Um projeto que ensina técnicas de cultivo de alimentos orgânicos levou agricultores até hortas de Porto Velho, nesta terça (30), que fazem o controle de pragas sem o uso de agrotóxicos. A técnica saudável promove o equilíbrio entre a agricultura e meio ambiente, além de conscientizar produtores sobre a recuperação do agroecossistema.
As novidades em produção orgânica chamaram a atenção da agricultora Edna Garcia, que há 10 anos sofreu uma intoxicação provocada por um veneno usado para eliminar pragas. Desde então ela decidiu mudar a maneira da produção de hortaliças e aderiu ao projeto agroecológico para garantir saúde à família, aos amigos e clientes.
Ronaldo de Mattos é agricultor e também adotou a técnica. Mattos conta que passou a se preocupar com a qualidade de vida e a segurança alimentar das pessoas."Nós trabalhamos com três pilares na nossa atividade: é economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta", explica Mattos.
Segundo a gerente da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia, Silvana Freitas, o projeto além de proporcionar uma produção mais saudável e natural para quem planta e quem consome os alimentos, ainda gera emprego, renda e a melhoria do bem estar social. "O fator mais importante é que os produtores poderão produzir um alimento saudável, sem adição de agrotóxicos", ressalta Silvana
Atualmente na capital, 23 agricultores utilizam a técnica de produção sem produtos químicos. Para 2013, o número deve chegar a 100, segundo a Emater.

Morre espanhol que estava há 23 anos em coma após cirurgia plástica


Homem entrou em estado vegetativo devido a operação estética no nariz.
Família recebeu indenização de R$ 2,8 milhões em julho do ano passado.

Da AFP
Um espanhol de 44 anos que passou 23 em coma por causa de uma cirurgia plástica morreu no domingo (28), um ano depois que sua família foi indenizada após uma longa batalha judicial.
A luta levou os pais de Antonio Meño Ortega a acampar durante 16 meses, com o filho em uma cama improvisada, diante do Ministério da Justiça em Madri.
Meño viveu em estado vegetativo desde que, em 1989, aos 21 anos, decidiu fazer uma operação estética no nariz.
Coma (Foto:  Dominique Faget/AFP)Em foto de novembro de 2010, os pais de Antonio Meño Ortega, Juana (esq.) e Antonio (centro), cuidam do filho após ele entrar em coma durante cirurgia plástica em Madri, na Espanha (Foto: Dominique Faget/AFP)
O anestesista, acusado pela família de negligência, foi condenado em primeira instância por imprudência profissional, mas depois foi absolvido em um recurso de apelação.
Os pais de Meño, padeiros aposentados, decidiram em 2009 acampar diante do ministério quando a Justiça ameaçou confiscar o apartamento da família para pagar os 400 mil euros (R$ 1,05 milhão) em gastos processuais.
Mas o aparecimento de uma nova testemunha, um médico que assistiu à cirurgia como estudante, levou o Supremo Tribunal da Espanha a reabrir o caso em 2010. Uma conciliação entre as partes permitiu finalmente que a família recebesse uma indenização de 1,075 milhão de euros (R$ 2,8 milhões) em julho de 2011.

GM anuncia recall do Chevrolet Classic


Problema está na barra de impacto do para-choque dianteiro.
Unidades foram produzidas entre 3 de julho e 10 de outubro deste ano.

Do G1, em São Paulo
Chevrolet Classic 2011 (Foto: Divulgação)Chevrolet Classic passar por recall
(Foto: Divulgação)
A General Motors do Brasil convoca a partir desta quarta-feira (31) os proprietários do modelo Chevrolet Classic 2013 com airbag e sem ar-condicionado, com data de fabricação de 3 de julho a 10 de outubro de 2012 a comparecer a uma concessionária da marca, a partir de 1º de novembro, para substituição da barra de impacto do para-choque dianteiro. A montadora ainda não divulgou quantas unidades estão envolvidas na ação.
No comunicado, a empresa informa ter constatado uma não conformidade na montagem da barra de impacto que, em caso de colisão frontal, pode interferir no adequado funcionamento do airbag, com risco de dano pessoal aos ocupantes do veículo.
Confira as séries de chassis dos modelos em recall
de DB146382 a DB172060
de DC100004 a DC113546
Para mais informações, a montadora disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.
O Procon-SP ressalta que o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

Conheça programas gratuitos ou muito baratos para fazer em Paris


Museus como o Louvre, D'Orsay e Rodin têm dia de entrada livre.
Ingressos para ópera podem cair de até 300 euros para apenas 5 euros.

Ana Carolina Peliz Especial para o G1, de Paris
Não é preciso pagar para ter uma vista panorâmica de um lugar alto em Paris. Na cobertura das Galerias Lafayette, o visual inclui a Torre Eiffel (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)Não é preciso pagar entrada para ter uma vista panorâmica em Paris. Na cobertura das Galerias Lafayette, de acesso gratuito, o visual inclui a Torre Eiffel (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)
Já imaginou visitar o Museu do Louvre de graça? Assistir a um show de jazz no tradicional bairro Quartier Latin sem pagar nada ou ir a um espetáculo na Opéra Bastille por uma bagatela?
Pois tudo isso é possível. Apesar da fama de cidade cara, Paris conta com várias atrações gratuitas, tanto no circuito turístico clássico quanto em círculos mais alternativos. Confira a seguir uma seleção feita pelo G1.
  •  
Café do Museé de la Vie Romantique, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)Café do Museé de la Vie Romantique, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)
Museus
Quase todos os museus da cidade podem ser visitados gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. Mesmo os mais cotados, como o Louvre, o d’Orsay, o Centro Georges Pompidou e o Museu Rodin, fazem parte da lista. As filas para entrar são longas, mas a espera compensa.
Obras dos séculos 19 e 20 no Museu Carnavalet (Foto: Ana Peliz/ G1)Obras dos séculos 19 e 20 no Museu Carnavalet
(Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)
Para quem prefere se aventurar fora do circuito mais conhecido, as opções são inúmeras. O Museu Carnavalet é um exemplo. Construído em um palácio do século 16, em pleno coração do Marais, um dos bairros mais charmosos de Paris, o museu conta a história da cidade desde a pré-história até o século 20.
Lá é possível ver uma maquete da prisão da Bastilha e uma reprodução do quarto onde ficou presa a rainha Maria Antonieta após a Revolução Francesa.
Também gratuito e pouco conhecido dos turistas é o “Musée de la Vie Romantique” (Museu da Vida Romântica). Pequeno e cheio de charme, ele fica escondido em uma ruazinha do boêmio bairro de Pigalle e pode ser visitado em menos de uma hora. O acervo tem móveis, telas e esculturas que pertenceram à escritora George Sand, companheira de Chopin, e pinturas de Eugene Delacroix, além de outros artista do período romântico. Mas o maior atrativo é o jardim do salão de chá do museu, que fica aberto de abril a outubro e é um bom lugar para fazer uma pausa entre duas visitas.
Casa de chá do Museu La Vie Romantique (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)Casa de chá do Museu La Vie Romantique
(Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)
Outra opção é o “Hôtel de Ville”, a prefeitura de Paris, que tem exposições, históricas e artísticas, gratuitas durante todo o ano.
Atualmente, duas estão em cartaz: “Paris vu par Hollywood” (Paris vista por Hollywood), que mostra como o cinema americano representa a capital francesa, e “C’était des enfants” (Eram crianças), sobre a deportação de crianças judias durante a dominação alemã na França, na Segunda Guerra Mundial.
As exposições da Prefeitura são muito valorizadas pelos parisienses, por isso, prepare-se para as longas filas.
Passeios e vista da cidadeQuem quiser ver a cidade do alto não precisa pagar para subir na Torre Eiffel. O terraço das Galeries Lafayette oferece uma linda e gratuita vista de Paris, com a vantagem que de lá é possível avistar a famosa torre.
Museu do Louvre, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)Passeio gratuito passa pelo Museu do Louvre
(Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)
Os passeios diários do site Newparistours.com passam por pontos emblemáticos como a torre Eiffel, a Île de la Cité, o museu do Louvre e sua pirâmide. Os tours ocorrem duas vezes ao dia e duram 3 horas e meia. São gratuitos e com explicações em inglês.
Já a Associação Panamée organiza circuitos temáticos de três horas. As excursões, em francês, tratam de temas tão variados como “os fabricantes de chocolate de Paris”, “esoterismo e alquimia”, “os jardins de Paris”, “as bibliotecas” e “Paris de Victor Hugo”. Os guias do “Comité Départemental de la Randonnée Pédestre de Paris” (Comitê Departamental da Caminhada de Paris), que organiza os circuitos, descrevem a história de cada lugar contando várias curiosidades.
Shows e concertos
Les Caveau des Oubliettes, pub de Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)Le Caveau des Oubliettes, oferece shows de jazz diariamente  (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)
Às terças-feiras, artistas clássicos e contemporâneos de todos os lugares do mundo se encontram para um concerto na Maison de la Radio, durante a gravação do programa “Un mardi idéal” (Uma terça-feira ideal), da Rádio França. É uma boa opção para quem busca novas experiências musicais e quer fazer um programa autenticamente parisiense. Para conseguir ingressos, é necessário chegar na bilheteria uma hora antes de o espetáculo começar.
Outra oportunidade de ouvir boa música  é ir até a bela Igreja da Madeleine. Todo domingo, às 14h, são realizados concertos de música clássica nos “Dimanches musicaux de la Madeleine”.
Para quem prefere jazz, o pub Caveau des Oubliettes, que fica no coração de Saint Germain (o famoso Quartier Latin), tem shows e "jam sessions" todos os dias. Já bares como o Pop In e o International, verdadeiras instituições da noite parisiense, oferecem a chance de descobrir bandas alternativas de rock, folk e pop e DJs de toda a Europa.
Teatro e ópera
Os programas a seguir não são de graça, mas quase. A Opéra Bastille oferece 32 lugares a apenas 5 euros para todos os espetáculos da casa. Para consegui-las, é preciso se apresentar na bilheteria uma hora e meia antes do espetáculo. Cada pessoa pode comprar duas entradas. O único problema é que, por este preço, os lugares sentados não são garantidos. Mas, considerando que a entrada de uma ópera pode custar até 300 euros, o desconforto compensa.
Conhecido por suas representações de Molière, o tradicional teatro da Comédie Française, fundado por Luis XIV em 1670, também oferece 65 lugares a 5 euros, todos os dias. Para consegui-los também é preciso chegar com antecedência na sala Richelieu. Nas primeiras segundas-feiras de cada mês, estes lugares são gratuitos para quem tem menos de 28 anos.
Serviço
Museus
Museu do Louvre
Endereço: Musée du Louvre, Paris, França (metrô Palais Royal - Musée du Louvre)
Horário: das 9h às 18h (fechado nas terças-feiras)
Site: www.louvre.fr
Museu D'Orsay
Endereço: 62 Rue de Lille, Paris, França (metrô Solférino)
Horário: de terça a domingo das 9h30 às 18h (na quinta-feira, abre até as 21h).
Site: www.musee-orsay.fr
Centro Georges Pompidou
Endereço: 19 Rue Beaubourg, Paris, França (metrô Rambuteau)
Horário: de 11h às 22h (fechado nas terças-feiras)
Site: http://www.centrepompidou.fr/
Musée Rodin
Endereço: 79 Rue de Varenne, Paris, França (metrô Varenne)
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h45 (de 1° de outubro a 31 de março o jardim fecha às 17h).
Site: www.musee-rodin.fr
Museu Carnavalet
Endereço: 29 Rue de Sévigné, Paris, França (metrô Saint-Paul ou Chemin vert).
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h15)
Site: http://carnavalet.paris.fr
Musée de la Vie Romantique
Endereço: 16 Rue Chaptal, Paris, França (metrô Pigalle).
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h (fechado nos feriados).
Site: vie-romantique.paris.fr
Hôtel de Ville
Endereço: 5 Rue de Lobau, Paris, França (metrô Hôtel de Ville)
Horários: De terça a domingo, das 10h às 19h (fechado nos feriados)
Site: www.paris.fr
Vistas e passeios
Galerias Lafayette
Endereço: 40 Boulevard Haussmann, Paris, França (metrô Chaussée d'Antin - La Fayette)
Horário: das 9h30 às 20h (fechado nos domingos)
Site: http://haussmann.galerieslafayette.com/
Panaméé
Quando: Terceira quinta-feira do mês, das 19:00 às 22:00 horas. Não precisa fazer reserva.
Informações: www.rando-paris.org/-Calendrier-du-Comite-.html
Newparistours.com
Quando: Diariamente, das 11h às 13h, saída no metrô Saint Michel. Reserva obrigatória pelo site.
Informações: www.newparistours.com/daily-tours/paris-free-tour.html
Espetáculos
Un mardi idéal
Quando: Terças-feiras, às 19h30.
Endereço: Maison de la Radio: 116 Avenue Kennedy, Paris, França (metrô Ranelagh ou Passy). Entrada livre. Convites disponíveis na bilheteria, no hall da Rádio França.
Site: www.radiofrance.fr
Dimanches musicaux de la Madeleine
Quando: Domingos às 16h.
Endereço: 14 Rue de Surène, Paris, França (metrô Madeleine)
Site: www.concerts-lamadeleine.com
Le Caveau des Oubliettes
Endereço: 52 Rue Galande, Paris, França (metrô Cluny-La Sorbonne).
Horários: Diariamente a partir das 17h.
Site: www.caveaudesoubliettes.fr
Pop In
Endereço: 105 Rue Amelot, Paris, França (metrô Saint Sebastien Froissart).
Horários: Diariamente a partir das 18h30.
Site: http://popin.fr/
L'International
Endereço: 5/7 Rue Moret, Paris, França (metrô Ménilmontant).
Horários: Diariamente a partir das 18h.
Site: www.linternational.fr
Opéra Bastille
Endereço: 120 Rue de Lyon, Paris, França (metrô Bastille).
Site: www.operadeparis.fr
Comédie Française
Endereço: Place Colette, Paris, França (metrô Palais Royal-Musée du Louvre).
Site: www.comedie-francaise.fr.