Alunos de escolas públicas de Cocal dos Alves conquistaram 35 medalhas.
É um dos melhores desempenhos na Olímpiada Brasileira de Matemática.
Quase sempre, a primeira tarefe do dia do estudante Jean Carlos de Sousa, que acorda cedo, é ajudar o pai no trabalho da roça. O jovem dedicado é motivo de orgulho para a família de agricultores. “É um orgulho ter um filho com estudo. Eu não pude ter. Não tinha estudo no meu tempo. Meus filhos todos estudam”, diz o agricultor Raimundo Vieira.
O estudante tem habilidade para lidar com a terra e quando o assunto são os números. Jean Carlos participou quatro vezes da Olímpiada Brasileira de Matemática. Em 2011, conquistou a medalha de ouro. “Eu quero fazer sempre matemática. Enquanto tiver estudando, eu quero só aprofundar meus estudos em matemática”, diz.
Cocal dos Alves é um município essencialmente agrícola. Por isso, muitos estudantes dividem a escola com o trabalho na lavoura. Apesar da jornada dupla e às vezes cansativa, os jovens campeões não desistem de lutar por um futuro melhor. Todos os dias, Jean Carlos percorre quase 20 quilômetros para chegar à escola.
O estudante Rodolfo Vieira também foi criador na zona rural. Desde criança é apaixonado pelo conhecimento. A coleção de medalhas é grande.
Nos últimos cinco anos, os alunos de duas escolas públicas de Cocal dos Alves conquistaram 35 medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática. É um dos melhores desempenhos do país. Muitos estudantes são filhos de agricultores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário