Medicamento estava estocado em um posto de saúde da cidade.
Cerca de 400 caixas que foram recolhidas no local serão incineradas.
O medicamento foi recolhido pela Vigilância Sanitária do Centro de Saúde Três Poderes após uma denúncia anônima. De acordo com o centro de atenção psicossocial de Imperatriz, mais de 400 pacientes, entre crianças e adultos com transtornos mentais, utilizam o Carbamazepina, usado no tratamento de epilepsia.
A coordenação da Vigilância Sanitária atribui a responsabilidade do medicamento distribuído na Farmácia Básica à Secretaria do Estado de Saúde, mas reconhece a falha que resultou no vencimento de várias caixas do remédio de uso controlado. “Não deixa de ser um prejuízo por conta do medicamento ter sido vencido e não utilizado. Aonde foi o erro até aí? O erro foi ter sido comprado, por ser um medicamento utilizado naquele momento, em uma quantidade demasiada de acordo com a demanda no momento e, infelizmente, por uma mudança de medicação feita pelos próprios profissionais médicos, ele deixou de ser utilizado por conta disso e acabou vencendo”, afirma Dinaldete Marques, coordenadora de Vigilância Sanitária.
O medicamento é de uso pediátrico e adulto e está vencido desde o mês passado. As 400 caixas serão incineradas, protocolo recomendado pela Anvisa, por uma empresa terceirizada em resíduos de serviço de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário