MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

A ousada invasão a Kursk

 





Positivo

A ousada invasão a Kursk

João Alfredo Lopes Nyegray*

Há quem diga que a melhor defesa é o ataque. Após mais de dois anos de guerra entre Rússia e Ucrânia, já presenciamos várias tentativas ucranianas de adentrar as fronteiras russas. Inicialmente, esses ataques eram vistos como missões suicidas — ações que se esperava fracassar — mas que poderiam, ao menos temporariamente, desviar a atenção e os esforços dos exércitos de Moscou para um lado específico do front. Eram ataques de pequena proporção e curta duração.

Na semana passada, no entanto, ocorreu a mais ousada incursão ucraniana em solo russo desde o início da guerra, atacando o oblast de Kursk. Um oblast é uma das subdivisões administrativas da Federação Russa, semelhante a uma província ou estado em outros países. Esses territórios possuem certo grau de autonomia, mas são administrados diretamente pelo governo central em Moscou. A Rússia é composta por 85 dessas entidades federativas, que incluem oblasts, repúblicas, krais e cidades federais.

O oblast de Kursk está localizado no oeste da Rússia, na fronteira com a Ucrânia, e faz parte do distrito federal central do país. A capital do oblast é a cidade de Kursk, que também é a maior cidade da região. A área é caracterizada por terrenos planos e férteis, com um clima temperado continental, que é favorável à agricultura. Com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, a região possui uma densidade populacional relativamente baixa quando comparada a outras partes da Rússia.

Na terça-feira, 6 de agosto, iniciou-se uma ofensiva ucraniana na região, que varreu partes do oblast de Kursk. A decisão da Ucrânia de invadir essa área pode ser vista como uma tentativa de transferir o conflito para o território russo, desestabilizando a linha de defesa do país e aumentando a pressão sobre o Kremlin. Um dos objetivos de Kiev pode ser forçar a Rússia a redistribuir tropas e recursos que estavam focados nas frentes internas da Ucrânia, aliviando a pressão sobre áreas estratégicas como Donetsk e Luhansk.

Além disso, o forte ataque ucraniano está obrigando a Rússia a lutar em múltiplos fronts simultaneamente, o que pode esgotar ainda mais os recursos militares russos. Mais do que isso, a Ucrânia está demonstrando à comunidade internacional sua capacidade não apenas de resistir, mas também de contra-atacar, fortalecendo sua posição em futuras negociações de paz.

A resposta russa não tardou: o país, agora sob ataque, não apenas está retirando a população do oblast de Kursk, como também intensificou seus ataques a alvos civis na Ucrânia. Desde o início da incursão de Kiev, supermercados, prédios residenciais e até mesmo escolas foram alvejadas pela artilharia russa.

Com a Ucrânia invadindo o território russo, as negociações de paz podem se tornar mais complexas. A Rússia pode endurecer sua posição, exigindo a retirada completa das forças ucranianas como pré-condição para qualquer diálogo, enquanto a Ucrânia pode utilizar sua posição fortalecida no campo de batalha para buscar condições mais favoráveis.

Segundo teorias de guerra e conflito, a decisão de transpor uma fronteira e invadir o território de um estado soberano, como a Ucrânia fez em Kursk, pode ser interpretada sob a lógica da "escalada controlada". Clausewitz, em sua teoria da guerra, argumenta que a guerra é uma extensão da política por outros meios; esse movimento pode ser entendido como uma tentativa ucraniana de criar novas realidades políticas no terreno, que obriguem a Rússia a negociar. A "teoria dos jogos" também pode ser aplicada, sugerindo que a Ucrânia está aumentando a aposta na esperança de forçar a Rússia a reconsiderar suas ações e buscar um acordo antes que a situação se agrave para ambos os lados.

*João Alfredo Lopes Nyegray é doutor e mestre em Internacionalização e Estratégia. Especialista em Negócios Internacionais. Advogado, graduado em Relações Internacionais. Coordenador do curso de Comércio Exterior e do Observatório Global da Universidade Positivo (UP). Instagram: @janyegray


Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

Nordeste é a região mais otimista para a economia nacional e região, mas dados mostram cenário abaixo do esperado para as Micro e Pequenas Indústrias

 

Você

Nordeste é a região mais otimista para a economia nacional e região, mas dados mostram cenário abaixo do esperado para as Micro e Pequenas Indústrias

Nordeste se mostrou, em diversos momentos, a região mais otimista para o futuro da economia, no entanto, as vendas e prestações de serviço estiveram abaixo do esperado e 49% das MPI’s tiveram capital de giro insuficiente

A 14ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria do SIMPI/Datafolha oferece uma visão abrangente do panorama econômico na região Nordeste para a categoria durante o mês de junho/julho.


Ao analisarmos as expectativas de vendas e serviços prestados no primeiro semestre de 2024, os valores seguem em estabilidade ao primeiro semestre de 2023, no entanto, para o Nordeste, as vendas e prestações de serviço estiveram a cima do esperado para 22% das MPI’s tornando assim, a região a mais otimista do semestre. Ainda assim, 45% das indústrias afirmam que as vendas e prestações de serviço estiveram abaixo do esperado.

Em relação à expectativa de melhora na situação da empresa para os próximos meses, os valores seguem em estabilidade desde o início de 2024, com 48% das MPI’s enxergando um cenário positivo de melhora contra 10% afirmando que o cenário deve piorar. No entanto, o Nordeste se mostrou, em disparado, como a região mais otimista para o futuro, com 62% das MPI’s.

Ainda que com um olhar otimista para o futuro, aavaliação de capital de giro para MPI’s do segue sendo uma das piores em relação a outras regiões, 49% dos dirigentes das MPI’s afirmam que o valor não foi suficiente para o bimestre. Os valores são proporcionais ao total, com 48% das MPI’s do Brasil sem capital de giro suficiente. Em um cenário positivo, apenas 3% das indústrias no Nordeste terminaram o mês com saldo positivo.

Com um capital de giro abaixo do suficiente para o bimestre, a possibilidade de que empresas venham a fechar no Nordeste foi a maior entre as regiões, com 11%. Ainda assim, o número total caiu pela metade em relação ao último bimestre a nível nacional.

Desde janeiro, o índice de Satisfação Macroeconômica vinha apresentando um recuo, mas apresentou uma recuperação de 6 pontos, alcançando novamente 99 pontos e voltando para o mesmo patamar de setembro/2023. No entanto, o Nordeste segue em primeiro lugar com 111 pontos. Ainda assim, para os próximos meses, o otimismo segue em declínio e a queda vem acontecendo desde março/2024. Vale lembrar que o Nordeste é a região mais otimista com 42% das MPI’s acreditando em uma melhora, os valores estão 20% acima da média em relação a outras regiões.

Sobre a pesquisa


Pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 15 e 31 de julho de 2024, foram realizadas 712 entrevistas.


Para consultar outros dados da 14ª edição da Pesquisa do Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.


Informações para a imprensa:

NA Comunicação e Marketing

Fone: (11) 3145-1371 / (11) 3032-1877


Marcela Moraes

Marcela.moraes@nacomunicacao.com.br

Fone: (11) 96477-7495


Romulo Pontes

Romulo.pontes@nacomunicacao.com.br 

Fone: (11) 96228-8966

Mesmo com aprovação da Reforma Tributária, mais da metade dos MPI’s ainda não conhecem a regulamentação

 

Você

Mesmo com aprovação da Reforma Tributária, mais da metade dos MPI’s ainda não conhecem a regulamentação

80% das micro e pequenas indústrias não sabem ou sabem muito pouco sobre a Reforma Tributária que foi aprovada pelo Congresso em 2023. Os números demonstram também um pessimismo relevante para a economia brasileira.

A 14ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria do SIMPI/ Datafolha revelou o impacto da Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso no final de 2023, sobre as Micro e Pequenas Indústrias em todo o Brasil.


Os dados mostram que mais da metade das MPI's (58%) não têm conhecimento suficiente sobre a Reforma, com destaque para o Nordeste, onde 43% das empresas afirmam ter ouvido falar pouco sobre o assunto. O Sul também se destaca, com 24% das sem nunca ter ouvido falar do assunto.

Em relação ao impacto da reforma nos negócios, 38% das MPI's acreditam que as mudanças não trarão benefícios nem prejuízos significativos. No entanto, 32% veem as mudanças como prejudiciais para a economia brasileira e 47% acreditam que a reforma terá um impacto negativo para as pequenas empresas. O município de São Paulo apresenta o maior pessimismo, com 41% das MPI's prevendo efeitos negativos.

Para a economia como um todo, 32% das MPI's acreditam que a reforma afetará negativamente o futuro econômico do Brasil, enquanto 29% enxergam um possível benefício. O Nordeste é a região mais otimista, com 42% das MPI's acreditando em efeitos positivos, enquanto o Sudeste e Sul são as regiões mais pessimistas, com 35% das MPI's esperando prejuízos.

Sobre a pesquisa


Pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 15 e 31 de julho de 2024, foram realizadas 712 entrevistas.

Para consultar outros dados da 14ª edição da Pesquisa do Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.


Informações para a imprensa:

NA Comunicação e Marketing

Fone: (11) 3145-1371 / (11) 3032-1877


Marcela Moraes

Marcela.moraes@nacomunicacao.com.br

Fone: (11) 96477-7495


Romulo Pontes

Romulo.pontes@nacomunicacao.com.br

Fone: (11) 96228-8966

Banda QuatroK lança o clipe da música “Antissocial”

 

Você

Com uma energia dançante, a faixa passa a mensagem de que é importante encarar a realidade com leveza

Foto: Lucca Miranda

A banda QuatroK está animada com o lançamento do clipe da música “Antissocial”, quarto lançamento do grupo.  Assista: https://www.youtube.com/watch?v=XjuFhj39k3k

 

A música, escrita pelo guitarrista e vocalista Henrique Bonadio, combina uma energia animada e dançante com uma história de amor um tanto quanto frustrada. “Este single passa exatamente essa mensagem, de que mesmo que nem tudo dê certo, é importante levar as coisas de um jeito leve. Acho que a galera vai se identificar bastante”, idealiza ele.

 

No comando da bateria do grupo, Lucca Omura acrescenta que foi um prazer criar as batidas para a faixa. “Foi muito divertido pensar em como a bateria poderia compor ‘Antissocial’. A ideia foi fazer com que ela realmente trouxesse essa energia alegre, dançante e com um toque de humor na forma de contar essa história. Fora isso, tem um refrão chiclete e que faz todo mundo se mexer”, avalia Lucca.

Foto: Lucca Miranda

Já o vocalista Pedro Miranda, que foi responsável pela composição da música “Céu de Brigadeiro, destaca uma conexão pessoal da música com a vida cotidiana. “’Antissocial’” é uma música que fala uma realidade que muitos dos nossos amigos vivem, mas nenhum deles quer mostrar. É divertida e diferente e a gente que o público curta muito”, afirma.

 

Atualmente, a banda já também os singles “Lobo Mau (Vilão)” e “Finge Que Me Adora” e soma mais de 1 milhão de streamings só no Spotify. O vocalista Théo Medon elogia o arranjo da nova faixa, que promete envolver o público. "Antissocial" tem um arranjo muito envolvente, que dá vontade de dançar sempre que você ouve. Além de uma letra muito divertida, uma história de amor frustrada, que vai fazer muita gente se identificar. “A gente espera que o público se divirta muito com essa faixa”, diz Théo.

Foto: Lucca Miranda

Se v

Hoje, dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente

 

Você

Hoje, dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente


Pesquisa revela que cinco pessoas morrem a cada minuto no país devido a erros médicos, totalizando quase 55 mil pacientes por ano

São Paulo, 17 de setembro de 2024 – Hoje, dia 17 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a campanha tem como tema “Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente”, acompanhado do slogan “Faça certo, torne seguro”.

A OMS destaca a gravidade dos erros de diagnóstico, que são responsáveis por quase 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde. A insegurança no atendimento é um problema significativo de saúde pública, afetando milhões de pacientes globalmente. Estudos mostram que, em média, 12% dos pacientes sofrem danos em diferentes contextos de atendimento médico, evidenciando que mais de um em cada dez pacientes é impactado por eventos adversos resultantes de cuidados inseguros. Aproximadamente 12% desses eventos adversos causam incapacidade permanente ou morte. Além disso, quase 50% dos danos causados por cuidados inseguros foram considerados evitáveis.

Estima-se que anualmente ocorram 134 milhões de eventos adversos em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para cerca de 2,6 milhões de mortes. Globalmente, 1 em cada 20 pacientes sofre danos evitáveis causados por medicamentos, evidenciando um desafio significativo em todos os sistemas de saúde. Mais da metade, ou seja, 53%, desses danos ocorre durante a fase de prescrição, o que destaca a necessidade urgente de aprimorar as práticas de segurança relacionadas aos medicamentos.

Nas Américas, a segurança do paciente foi reconhecida como uma prioridade nas políticas nacionais de saúde em 57% dos países. Mais da metade desses países estabeleceu padrões mínimos de segurança para suas instalações de saúde, e há uma base sólida em programas de controle de infecção e segurança dos medicamentos.

 

Causas de mortes no mundo - A doença cardíaca isquêmica lidera as estatísticas globais de mortalidade, responsável por 13% do total de mortes no mundo. Em 2021, essa condição resultou em 9,1 milhões de mortes. O COVID-19 ficou na segunda posição, com 8,8 milhões de mortes registradas no mesmo ano.

Na sequência, o acidente vascular cerebral (derrame) e a doença pulmonar obstrutiva crônica foram as terceira e quarta principais causas de morte em 2021, correspondendo a aproximadamente 10% e 5% do total de mortes, respectivamente.

Realidade no Brasil – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório alarmante sobre o aumento global de erros médicos. No Brasil, o Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar, publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), revela que cinco pessoas morrem a cada minuto no país devido a erros médicos, totalizando quase 55 mil pacientes por ano.

Desde 2013, o Ministério da Saúde estabeleceu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que inclui protocolos básicos essenciais para garantir a segurança dos cuidados, como: identificação correta do paciente, cirurgia segura, prevenção de úlceras por pressão, higiene das mãos em serviços de saúde, prevenção de quedas e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

No entanto, muitos estabelecimentos ainda falham em implementar esses protocolos de forma eficaz. Problemas como a falta de medição de indicadores, a ausência de acompanhamento da adesão dos profissionais aos protocolos, a inadequação da infraestrutura para fornecer cuidados seguros e a insuficiência de profissionais continuam a ser desafios significativos.

O papel dos pacientes e famílias na redução de erros médicos – Os familiares e paciente podem ajudar a reduzir as falhas médicas? Sim. Pacientes e suas famílias podem, de fato, contribuir para a redução dos erros médicos. O diagnóstico correto e oportuno depende de uma colaboração eficaz entre pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, líderes de assistência médica e formuladores de políticas.

O envolvimento e a capacitação dos pacientes são ferramentas essenciais para melhorar a segurança no atendimento. Pacientes, familiares e cuidadores podem atuar como observadores atentos da condição do paciente e alertar os profissionais de saúde sobre novas necessidades ou mudanças no quadro clínico. Com informações adequadas e uma comunicação clara, eles podem ajudar a ser os "olhos e ouvidos" do sistema de saúde.

No entanto, muitos países, especialmente os de baixa e média renda, como o Brasil, ainda enfrentam desafios significativos na implementação dessas práticas. Em muitos casos, pacientes não têm a oportunidade de expressar plenamente seus sintomas ou preocupações durante as consultas, muitas vezes sendo interrompidos pelos médicos. Como resultado, podem acabar aceitando diagnósticos incorretos ou inadequados. Essa realidade destaca a necessidade urgente de melhorar a comunicação e o envolvimento do paciente no processo de cuidado para garantir diagnósticos mais precisos e seguros.

Uma das ferramentas que muitas instituições tem adotado para reduzir estas falhas é o processo de acreditação. “"A acreditação estabelece uma série de procedimentos e protocolos que as instituições adotam para reduzir falhas e otimizar todo o processo, garantindo maior segurança ao paciente. A campanha deste ano é extremamente eficaz, destacando-se pelo foco na melhoria do diagnóstico, que representa um dos maiores desafios do setor, onde um diagnóstico correto e oportuno pode ser crucial para salvar vidas. Sem dúvida, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – desempenha um papel fundamental nesta iniciativa", destaca Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.

Acreditação das instituições de saúde no Brasil – O processo de acreditação é voluntário. A instituição que se candidatar a ter uma acreditação passará por avaliação criteriosa por organismos de acreditação, como a ONA – Organização Nacional de Acreditação. Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde no país, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.712 são acreditadas por metodologias nacionais ou internacionais. A ONA detém 72,1% do mercado de acreditação, totalizando mais de 1.300 certificados, dos quais 424 são hospitais. Ao todo, 1.359 organizações são acreditadas pela ONA, sendo 68,4% de gestão privada, 22,2% de gestão publica, 8,3% da gestão filantrópica e 0,1% de gestão militar.

Programas de segurança dos pacientes na grade acadêmica nos cursos de medicina - Embora não haja dados exatos sobre o número de faculdades que oferecem especificamente programas ou cursos dedicados à "Segurança do Paciente", algumas instituições de destaque no Brasil já integraram esses temas em seus currículos. Faculdades públicas renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) incorporam tópicos relacionados à segurança do paciente em seus cursos de medicina.

Essas instituições reconhecem a importância de preparar futuros médicos para enfrentar desafios relacionados à segurança dos pacientes, promovendo a conscientização e a prática de protocolos de segurança desde o início da formação acadêmica. No entanto, ainda há espaço para a expansão e o fortalecimento desses programas em outras faculdades, a fim de garantir que todos os profissionais de saúde sejam bem preparados para contribuir para a segurança e qualidade do atendimento.



Para mais informações

LN Comunicação

Lucia Nunes – 11 99968.4105 – diretoria@lncomunicacao.com.br

Yasmin Alves – 12 98169.1424 – assessoriadeimprensaln@gmail.com

Email: cliente@assessoria.com.br

Evonik inicia operação de nova planta de spray drying para excipientes farmacêuticos orais

 


Olá, Rafael Emerson.

Como vai?

Evonik inicia operação de nova planta de spray drying para excipientes farmacêuticos orais

• Investimento em nova fábrica atende à crescente demanda por excipientes funcionais para medicamentos de administração oral

• Integração completa na rede de produção existente da Evonik melhora a segurança do fornecimento e os prazos de entrega

• Darmstadt é um centro global de excipientes farmacêuticos orais, impulsionado por 70 anos de inovação do polímero EUDRAGIT®.

Clique com o botão direito do mouse para salvar as imagens

A Evonik inaugurou oficialmente uma nova instalação para secagem de dispersões aquosas dos polímeros EUDRAGIT® em sua unidade de Darmstadt, na Alemanha. A nova fábrica de excipientes, com um investimento de dezenas de milhões de euros, permite que a Evonik atenda à crescente demanda dos clientes farmacêuticos por soluções de medicamentos orais. Ao expandir a capacidade de produção, a Evonik está melhorando a segurança do fornecimento e reduzindo os prazos de entrega dos polímeros EUDRAGIT®. A nova fábrica também opera usando eletricidade verde e vapor gerado a partir da incineração de resíduos locais, economizando mais de 1.000 toneladas equivalentes de CO2 por ano.


Desde que o EUDRAGIT® foi lançado no mercado, há 70 anos, a Evonik vem acumulando experiência e conhecimento em excipientes funcionais, bem como em serviços de formulação e aplicação. A divisão de ciências da vida da Evonik, Nutrition & Care, agora utiliza esse know-how para criar soluções sistêmicas, que são sistemas multicomponentes adaptados às necessidades únicas e específicas dos clientes.


"Darmstadt tem sido o centro da inovação na administração oral de medicamentos há cinco gerações. Por isso, é com grande orgulho que iniciamos aqui um novo capítulo na história do EUDRAGIT®. A nova unidade permite que nossos clientes desenvolvam medicamentos orais de forma mais eficiente e inovadora, melhorando a vida de mais pacientes em todo o mundo", disse Harald Schwager, Vice-presidente executivo da Evonik.


A unidade da Evonik em Darmstadt é a sede europeia da Evonik Health Care e um centro global para soluções de sistemas de liberação oral de medicamentos. Ela também serve como uma porta de entrada para os negócios de Health Care da empresa na Ásia. A nova instalação de spray drying foi construída de acordo com as diretrizes farmacêuticas IPEC-GMP. Está diretamente conectada à fábrica que produz dispersões aquosas de EUDRAGIT®, o que reduz o transporte e as emissões associadas, além de otimizar a cadeia de suprimentos.


Os polímeros EUDRAGIT® são polimetacrilatos utilizados em aplicações farmacêuticas para liberação de medicamentos orais. Esses polímeros podem ser usados individualmente ou em combinação para atingir praticamente qualquer perfil de liberação desejado, incluindo liberação imediata, retardada e prolongada. Eles também são compatíveis com todas as tecnologias de processo relevantes, incluindo hot melt extrusion e spray drying para aprimoramento da solubilidade.


A sólida experiência da Evonik no desenvolvimento e na produção de polímeros, combinada com a sua rede global de especialistas em tecnologia de aplicação, levou a um aumento constante da demanda por excipientes poliméricos nas últimas décadas.


A Evonik Health Care é líder em sistemas avançados de medicamentos há décadas, apoiando empresas farmacêuticas em todo o mundo com serviços abrangentes para o desenvolvimento de medicamentos orais e parenterais complexos. Isso inclui excipientes farmacêuticos, desenvolvimento de formulações e fabricação de amostras clínicas, bem como produtos farmacêuticos comerciais. Além disso, a empresa atua como CDMO para APIs e intermediários e tem um forte foco em campos de crescimento, mRNA e genes à base de lipídios para sistemas de liberação, e soluções de cultura celular para aplicações biofarmacêuticas. 


Mais informações

Saiba mais sobre a administração oral de medicamentos na Evonik: https://healthcare.evonik.com/en/drugdelivery/oral-drug-delivery


70 anos de EUDRAGIT® https://healthcare.evonik.com/en/drugdelivery/oral-drug-delivery/oral-excipients/eudragit-portfolio/70-years-of-eudragit 

Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2023, registrou vendas de 15,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 1,66 bilhão de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Mais de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.


Sobre Nutrition & Care

As atividades da divisão Nutrition & Care se concentram nos segmentos de saúde e qualidade de vida. A divisão desenvolve soluções diferenciadas para ingredientes farmacêuticos ativos, dispositivos médicos, nutrição humana e animal, cuidados pessoais, cosméticos e produtos para limpeza doméstica. Nesses mercados robustos, a divisão gerou vendas de aproximadamente 3,6 bilhões de euros em 2023, com cerca de 5.600 colaboradores.

  

Ressalva:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Evonik Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100

www.evonik.com.br

facebook.com/Evonik

instagram.com/Evonik.Brasil

youtube.com/EvonikIndustries

linkedin.com/company/Evonik

 

Informações para imprensa

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 3562.5555 - tais@viapublicacomunicacao.com.br

Evento de lançamento da nova programação da Educadora FM acontece nesta segunda-feira

 

Você

A Educadora FM 107.5 lança 10 programas musicais com gêneros diversos e novos apresentadores. Para celebrar essas estreias, a rádio pública realiza um evento de lançamento da nova programação, que acontece nesta segunda-feira (16), às 19h, no Cineteatro 2 de Julho.


Os novos programas são 'Alvorada do Samba', apresentado por Nadjara França e Tiago Dantas; 'Educa Rap', por Errivance e Rebeca Motta; 'Educadora Blues', por Eric Assmar; 'Encontro com o Chorinho', por Perfilino Neto; 'Feita na Bahia', por J. Velloso e Luciano Salvador Bahia; 'Na Muvuca', por Nininha; 'Outros Baianos', por Carol Dantas e Telefunksoul; 'Rádio África', por Dj Sankofa, Lúcio Magano e Beto Barreto; 'Tambores da Liberdade', por Jaci Trindade, Petros Nobre e Sandro Teles; e 'Som Delas', por Neila Kadhí.


Os programas musicais vão ao ar aos sábados e domingos, levando samba, rap, chorinho, blues, músicas africanas, dos blocos afro da Bahia, baiana, feminina e contemporânea, com destaque para artistas da Bahia, mas sem deixar de valorizar o cenário nacional e internacional. Para quem é conectado, os primeiros quatro episódios de cada programa serão pré-disponibilizados a partir dessa sexta-feira diretamente no App da Educadora FM, e os ouvintes poderão ter a experiência de antecipar a programação e montar suas playlists; e a partir de setembro, cada programa semanal será disponibilizado na sexta-feira diretamente no aplicativo.


Os programas são resultados do Edital Público para Programas Musicais lançado em setembro de 2023 pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) para abrir espaço a participação de músicos, compositores, pesquisadores musicais e DJ´s de toda a Bahia. O Edital recebeu 56 inscrições, e cada um dos 10 projetos selecionados produzirá 52 programas ao longo de cada ano. O primeiro edital da história da emissora para este tipo de conteúdo incluiu uma pontuação adicional para programas apresentados e produzidos por mulheres e pessoas negras. Por isso agora, das 27 pessoas envolvidas nestes programas, 40% são mulheres e 85% são pessoas negras, além de diversas pessoas LGBTQIAPN+, ampliando a representatividades na programação da Educadora FM 107.5. 


Acompanhe a Educadora FM nas redes sociais:

instagram.com/educadorafmba

facebook.com/educadorafmba

twitter.com/educadorafmba


Educadora FM 107.5:

https://educadorafm.ba.gov.br


Baixe agora o novo App da Educadora FM 107.5:

Android: rebrand.ly/educadorafmandroid 

iOS: rebrand.ly/educadorafmios

ASCOM - Assessoria de Comunicação

IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Tel. (71) 3116 7359 - 7397 - 7443

S