MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de outubro de 2023


 

Ladeira abaixo


 

Afonso Pires Faria

        Como pode um povo inteiro ficar tão debilitado mental e cognitivamente?

Nos fins dos anos 40 o escritor George Orwell já alertava através de sua obra "1984", o que nos esperava. Claro que ninguém o levou a sério. Seria impossível alguém acreditar que no futuro, em vez de evoluirmos, regrediríamos a ponto de aceitar uma idiotice tão grande tal como se criar um "ministério da verdade". Ou que se admitiria, em vez de criarmos maior número de palavras para nos comunicarmos, aceitaríamos de forma velada, a supressão das que usamos.

O que falta para aceitarmos estas evidências? O tal ministério, ao qual se referia o autor, se não foi criado com o mesmo nome, teve a sua atuação turbinada e está aí para quem quiser ver. Tem muito mais poder pois não é um simples departamento e sim um dos três poderes da República.

Quanto à linguagem, é nítido o seu empobrecimento. Liguem o rádio em uma emissora qualquer e vejam a pobreza vocabular dos seus locutores. Os pronomes pessoais foram todos suprimidos e substituídos pela expressão "a gente". Utilização indevida de termos que nada dizem e somente tornam a comunicação truncada como "aí", "né", "hã", "tá" e muitas outras, que tornam a nossa comunicação um amontoado de palavras soltas, que pouco ou nada dizem de concreto.

Os erros de pronúncia como "a grama", "récorde" e expressões totalmente desconexas como "estádio completamente lotado", "eu acho que, com certeza" são usuais. Isto tudo dito por profissionais da comunicação. Eles foram treinados para fazer exatamente assim.

O pior ainda é que foi tudo planejado por aqueles que segundo autores renomados, perderam a guerra fria. Perderam nada. Mudaram a estratégia e estão cumprindo os seus propósitos com muita eficiência. Em breve estaremos todos enjaulados e grunhindo.

*       O autor é titular do blog kacetadasdoafonso.blogspot.com

 

Uma doença destruidora


 

Alex Pipkin, PhD

       As manifestações de “progressistas” pró-Hamas no mundo inteiro, escancararam a sórdida mentira da preocupação com a igualdade e a justiça social.

Esses idiotas úteis, exclusivamente, esforçam-se e alimentam um projeto de poder macabro de seus capos.

Porém, se fosse só burlesco ver bandeiras LGBTQIA+ em tais manifestações, seria o melhor. O fato concreto é que esta massa de manobra, inepta quanto a real “causa palestina”, é mesmo criminosa, não somente uma legítima piada de mau gosto.

Essa, contemplando uma grande parte de jovens submetidos à lavagem cerebral, suporta covardes terroristas assassinos, que cometeram atrocidades contra civis israelenses e que são condenados pelos próprios palestinos de bem da Faixa de Gaza. É evidente que a circulação desses relatos factuais não interessa, motivo pelo qual não são mostrados na “grande mídia progressista” mundial.

A trupe esquerdista faz de conta que não enxerga - a maioria é cega, objetivamente - que o Hamas sufoca e aniquila os próprios palestinos na Faixa de Gaza. Natural que palestinos, incluindo crianças e mulheres, sejam usados como escudos humanos nesta guerra.

Antes que algum “liberal” venha me alertar sobre “versionismo” (horror), são fatos cabais. O massacre de crianças e de famílias judias, representa um novo Holocausto na história civilizacional, revelando, mais uma vez, a face negra da doença mental do racismo, do antissemitismo.

É crucial compreender a genuína mentira “progressista”, agora mostrada ao vivo e a cores para o mundo, referente às políticas identitárias, e a suposta defesa das minorias, daqueles oprimidos, tais como os negros, a comunidade LGBTQIA+, as mulheres, enfim.

Nessa guerra “santa”, o embuste tornou-se transparente. Os judeus esquerdistas, no olho do furacão, deram-se conta, pela horrenda experiência em carne e osso, de que os progressistas, legitimamente, não se preocupam com a vida humana, mas somente com politicagem e poder.

Como os judeus esquerdistas ficaram “pendurados no pincel”, caíram as máscaras vermelhas do bisonho antissemitismo. Tornou-se cristalino perceber que a doença mental do antissemitismo é verbalizada por inimigos já conhecidos, contudo - e mais perigoso - aqueles “amigos disfarçados” ficaram nus!

Não me é confortável falar do ódio e da inveja ao povo judeu no mundo. Esse sempre foi utilizado como bode expiatório. A cretina turma “progressista”, adora colocar nos holofotes os crimes contra a minoria negra, no entanto, quase ninguém comenta que os crimes de ódio aos judeus, por exemplo nos Estados Unidos, em 2022, ficaram em segundo lugar nesta escala. E agora?

O antissemitismo aparenta ser um vírus que se alastra tal qual a propalada Covid-19. Entretanto, neste caso, diferentemente daquele vírus, o alvo é, assustadoramente, o povo judeu.

Tenham em mente que o objetivo do terrorismo não é exclusivamente varrer o Estado de Israel do mapa. É, de fato, criar uma atmosfera de terror e de medo nos judeus do mundo.

Já está claro que os judeus espalhados pelo globo, encontram-se preocupados, e porque não dizer, constrangidos de usar e praticar seus rituais, em público. Em especial, todo aquele que apoia o Estado de Israel é um alvo a ser abatido.

Muitos “em cima do muro” brincam com fogo! Para quem desconhece, a exemplo do período do Holocausto, na Europa, já há placas em estabelecimentos comerciais proibindo a entrada de judeus.

A doença mental do antissemitismo foi externalizada por essa esquerda “progressista”, revelando mentes e faces, e atiçando intensamente os desejos de perversos enrustidos. O antissemitismo, que sempre dormiu entre nós, simplesmente saiu do armário.

Triste. As memórias dos fatos macabros contra a dignidade humana na 2a. Guerra Mundial parecem ter desaparecido. O antissemitismo é tão presente no ar que respiramos, que muitas pessoas nem sequer conseguem, ou não querem, vê-lo.Eu vejo, ouço, leio e o sinto. Que desconforto!

Mesmo que seja doloroso para nós, temos que nos manter coerentes com aquilo que pensamos e acreditamos.

Eu não esquecerei a história, para que ela jamais se repita.

 

Outubro Rosa: Alimentação na prevenção e tratamento do Câncer de Mama

Bio Mundo

Outubro Rosa: Alimentação na prevenção e tratamento do Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país e deve registrar em 2023 73.610 casos novos da doença

Brasil, outubro de 2023: O câncer de mama é uma das primeiras causas de morte por câncer em mulheres no Brasil e um relevante problema de saúde pública. 

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Dada a tamanha importância aos casos, em 1990 foi criado o Outubro Rosa, como um movimento internacional de conscientização do câncer de mama, caracterizado por eventos técnicos, debates, apresentações, além de uma série de materiais educativos sendo disseminados a respeito do tema.

Sendo assim, além do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura, o melhor ainda é a prevenção. E como prevenir o câncer de mama?

Através de pesquisas epidemiológicas, somente 10% dos casos de câncer de mama são atribuídos a fatores hereditários, ou de ordem genética, ou seja, a maior porcentagem é atribuída a fatores externos relacionados ao estilo de vida, como por exemplo, ingestão de bebidas alcoólicas, má alimentação, excesso de gordura corporal, tabagismo, sedentarismo, entre outros.

Alguns desses fatores afetam o risco de desenvolver câncer de mama mais do que outros e podem mudar ao longo do tempo, como o envelhecimento populacional ou as mudanças culturais de cada população.

"Dado os fatores de risco vinculados ao câncer, é possível traçar hábitos determinantes para a prevenção e o tratamento dessas patologias mais graves. Hábitos do dia a dia estão por trás da manutenção da boa saúde e da prevenção de enfermidades e desequilíbrios do corpo. A boa notícia é que muitas vezes uma única mudança pode trazer múltiplos benefícios," afirma a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo - rede de produtos naturais, alimentação saudável e nutrição esportiva.

A alimentação é um dos conceitos básicos para uma vida saudável e equilibrada. A orientação é sempre buscar comidas mais naturais, provenientes da própria natureza, o famoso “desembale menos, e descasque mais”, remetendo o resgate ao hábito de comer comida de verdade e diminuir o consumo de industrializados em geral. Outro hábito importante é evitar os exageros e praticar exercícios físicos regulares.

Para isso, o acesso e a diversidade de produtos de qualidade nutricional adequados são determinantes na vida de qualquer indivíduo, ou seja, facilitar o acesso a locais que promovam uma boa alimentação, que desperte o desejo por hábitos melhores, até mesmo a sabores diferentes, é um ótimo começo.

"Foi pensando em diferentes públicos e necessidades, que a Bio Mundo nasceu. Essa nova realidade da busca por uma alimentação saudável, repleta de diversidade, sabor e nutrição ficou ainda mais fácil. Já ficou no passado a necessidade de ir até um mercadão no centro da cidade para buscar itens regionais como as castanhas, já passou a dificuldade de ir até outro entreposto na cidade vizinha para encontrar uma farinha de arroz por quilo, e mesmo qualquer outro produto de alimentações mais balanceadas e/ou restritas que seja exclusivo em apenas um estabelecimento: o famoso compra cada produto em um lugar diferente. Conseguimos concentrar em nossas unidades a maior variedade de produtos naturais, nutritivos, que auxiliam diretamente na manutenção da saúde e do bem-estar, além de prevenir as inúmeras doenças da atualidade", conta o CEO da Bio Mundo, Edmar Mothé.

Manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares desde jovem, traz benefícios à saúde a longo prazo. "Todos os grupos alimentares devem ser contemplados no cardápio, ou seja, o consumo de legumes, verduras, frutas, leguminosas, cereais, carnes, ovos, grãos, oleaginosas, farinhas, leite e derivados. Também é indicado o consumo moderado dos alimentos processados e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Em contrapartida, é necessário atentar-se para o aumento da necessidade energética do cardápio, ao aporte adequado de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras, com maior destaque para as insaturadas) e dos seguintes micronutrientes: cálcio, vitamina D, ferro, zinco, vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B para um bom funcionamento do organismo e desenvolvimento”, afirma Larralde.

A ingestão de ácidos graxos n-3 de origem marinha está associada a uma redução de 14% no risco de câncer de mama. A relação entre dose e efeito sugere que ocorre uma redução de 5% no risco de câncer a cada 0,1 g de ingestão diária. Ácidos graxos poli-insaturados da série ômega-3 (n-3) podem ser encontrados em fontes vegetais (ácido alfa-linolênico – ALA) ou de origem marinha (ácido docosaexaenoico – DHA e ácido eicosapentaenoico – EPA). Atualmente, esses compostos também já estão disponíveis através dos encapsulados ômega 3, com concentração de EPA e DHA. Na Bio Mundo, esse suplemento já é desenvolvido por sua marca própria, em frascos de 60 cápsulas.

A vitamina C, em especial, é um composto importante durante o processo de tratamento e prevenção de neoplasias . “Existem estudos observando essa relação, in vitro, ou seja, em laboratório. Aparentemente, o número e função das células tronco hematopoiéticas tem influência pela quantidade de vitamina C no organismo. Sendo assim, doses regulares de ácido ascórbico também atuam contra a progressão de células tumorais malignas devido às suas propriedades antioxidantes”, diz a nutricionista. 

A vitamina C, assim como todos outros compostos e suplementos vitamínicos, seja em gummies ou em cápsulas efervescentes, estão disponíveis nas unidades Bio Mundo espalhadas pelo Brasil.

Fernanda também afirma que, uma dieta balanceada anti-inflamatória, antioxidante e rica em gorduras boas (mono e poli-insaturadas) são extremamente importantes para a prevenção e durante o tratamento oncológico. "Os cuidados com a alimentação saudável e estilo de vida devem ser mantidos e aperfeiçoados de acordo com o acompanhamento médico e nutricional, o que irá definir um bom caminho a perseguir e prevenir qualquer tipo de doença que possa se instalar", finaliza a nutricionista. 

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e "faziam parte" do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.

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Quais mortos merecem nosso pranto?

Positivo

Quais mortos merecem nosso pranto?

*Daniel Medeiros

No Dia dos Mortos, recordamos os nossos entes queridos que se foram. Por vezes, depositamos flores em suas lápides com datas já amarrotadas pelo tempo. Ou simplesmente comentamos à mesa uma passagem memorável, alegre ou edificante e, assim, esticamos por alguns minutos a existência desse morto entre nós. Quando a morte é recente e a ausência ainda não é um fato assimilado ou mesmo aceito em face de circunstâncias que ocorreu - como um acidente ou um mal súbito ou, pior, uma violência - o dia se torna um receptáculo de lamentos e acusações ao mundo e ao além-mundo, tendo o suposto Protetor como alvo predileto; a incompreensão pela perda sendo transferida para quem deveria evitá-la ou pelo menos justificá-la. 

No entanto, quando saímos de nossa bolha e olhamos sob a perspectiva da História, há muito mais mortes que comemoramos do que lamentamos. A morte é uma "solução" para os inimigos, para as ameaças, para os que são diferentes de nós, daqueles que, real ou imaginariamente, põem em risco nossa existência e nosso modo de vida. Como ensina Freud, em um texto escrito durante a primeira grande guerra, “o que não é cobiçado por nenhuma alma humana não precisa ser proibido (…) É justamente a ênfase da proibição: não matarás que nos dá a certeza de que descendemos de uma série infinitamente longa de gerações de assassinos, para os quais o prazer de matar, tal como talvez para nós mesmos ainda, estava no sangue”. 

No nosso cotidiano, assumimos esse paradoxo, muitas vezes, ao mesmo tempo: enquanto um pensamento entristece com a lembrança do ente querido que se foi, outro vibra com a notícia de que a polícia exterminou mais uma “gangue de bandidos”, ou de que o país iniciou a contraofensiva contra os terroristas responsáveis por um massacre inacreditável. Nosso olhar embaça e se ilumina em torno do mesmo assunto. Tudo depende de qual morte estamos falando. 

Quais mortos merecem nosso pranto? Há sempre uma explicação plausível para que a morte seja fonte de dor ou de júbilo. A conclusão é um tanto embaraçosa: não é a morte em si que é chorada ou comemorada, mas a forma como essa morte afeta o nosso espírito narcísico que, como mais uma vez lembra o Doutor Freud, acha que não vai morrer nunca e detesta quando o desautorizam com seus desaparecimentos inesperados. 

Nosso tempo de informação contínua e sem descanso, lembra-nos de todos os mortos a todo instante. Durante a pandemia, os números nos eram apresentados diariamente, em um placar seguido de quadros explicativos do aumento ou diminuição das incidências da última semana. Ficávamos informados sobre as mortes dos outros e esse espectro nos acompanhava em todos os lugares, lembrando-nos de que poderíamos ser os próximos da lista. Muitos espíritos mais fracos, inclusive, caíram em uma negação explícita e desafiaram as mais sensatas medidas de segurança, de distanciamento e de vacinação. Muitos morreram porque recusaram a ideia de que poderiam morrer, já que, afinal, a morte é um assunto dos outros.

Agora, vivemos o desfile diário das mortes pela ação terrorista na Palestina e pela contra ofensiva insana que tornou toda uma população refém de um desejo de ira e vingança muito mais do que de Justiça. E, mais uma vez, temos a oportunidade de escolher quais mortes vamos lamentar e pelas quais vamos torcer, como em uma disputa de pênaltis no fim de um campeonato. Curioso é que, nessas disputas, os dois lados invocam o Protetor, como se Ele também tivesse um lado e como se Ele também lamuriasse ou regozijasse pelos mortos “certos" ou “errados”.

Quais mortos merecem nosso pranto? Eu fico com a resposta de Hemingway. Nesses tempos de realidades tão indecorosas, a ficção é, de longe, o lugar onde podemos encontrar o que resta da nossa humanidade combalida. E plantá-la novamente, para além do vale das sombras.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor no Curso Positivo.

@profdanielmedeiros

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Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo. Crédito: divulgação baixar em alta resolução

 

Entre o desastre do presente e a incerteza do futuro: a Argentina entre Massa e Milei


Positivo


João Alfredo Lopes Nyegray e Victória Rabel*

Num pleito marcado pela disparada de um outsider, Javier Milei, o resultado do primeiro turno das eleições argentinas surpreendeu. Vencedor das primárias e franco favorito para vencer até mesmo em primeiro turno, Milei ficou atrás do atual ministro da Economia, Sérgio Massa. Javier Milei, nascido em Buenos Aires e com 53 anos, é líder do movimento Libertad Avanza. Milei é economista, político, professor, escritor e deputado, e vem revolucionando a política argentina com um perfil conservador anarcocapitalista de extrema direita. 

Sérgio Massa também é natural de Buenos Aires, tem 51 anos, é advogado e membro da Unión por la Pátria. Massa é o atual ministro de Economia, Agricultura e Desenvolvimento Produtivo da Argentina desde 2022, trazendo consigo uma forte tendência peronista e progressista que governa o país desde 2019.

Entre esses dois candidatos, o que vimos no domingo, dia 22 de outubro, é que a possibilidade de reinvenção do sistema político argentino está ao bordo de ser uma ideia do passado. A surpreendente arrancada e vitória do atual ministro da Economia deixou até mesmo os argentinos surpresos. O peronista obteve um total de 36,7% dos votos totais, deixando o deputado ultraliberal Javier Milei, com 30%, em segundo lugar.

Um dos fatores que mais causa espanto no resultado do pleito recente são os números da economia argentina, gerenciada por Sérgio Massa: desemprego em 6,2%, inflação na casa de 140%, 40% da população na miséria e taxa de juros em 130% ao ano. Ao conquistar 9.645.983 milhões de votos, tem-se que parte do povo argentino parece referendar o total desastre econômico.

Diferente do resultado de domingo, Milei ganhou as eleições primárias argentinas, que ocorreram no dia 13 de agosto, e liderou as pesquisas eleitorais desde então, nas quais a maioria dos votantes vinha dizendo não a Massa, deixando-o em segundo lugar. Entretanto, seja por eleitores novos, política hereditária ou identidade peronista, é possível observar que a população argentina está mudando de ideia dramaticamente, dividindo-se em dois polos e, pela maioria, optando por um candidato mais conhecido – Massa, que tem um pouco mais de duas décadas de política; enquanto Milei desenvolveu uma carreira como economista corporativo e entrou praticamente agora no ramo. Igualmente, é inegável que Milei vem captando a atenção na Argentina e no exterior pelo seu belicoso estilo político, o qual gerou comparações com Donald Trump e com o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Após o resultado de domingo, o dólar blue, cotação não oficial da moeda estadunidense que se vende na rua, fora da fiscalização do Banco Central, deu um grande salto na cotação, superando os 1.000 pesos argentinos pela 1.ª vez na história. Ainda assim, os vizinhos votaram em Massa. Há quem acredite que muito do voto na situação foi uma reação a falas recentes de Milei, em especial contra o auxílio social do qual depende cerca de metade da população argentina. 

Entre o novo e incerto – bem incerto – e o velho e conhecido peronismo, o primeiro turno argentino mostrou que uma população empobrecida e necessitada acaba preferindo a segurança dos erros do presente. Agora, ambos os candidatos irão disputar a presidência no segundo turno, que ocorrerá no dia 19 de novembro. Até lá haverá uma intensa campanha eleitoral, e ambos os candidatos buscarão os 6.267.152 milhões votos da terceira colocada, Patrícia Bullrich. Se antes a vitória de Milei parecia inevitável, agora segue incerta a disputa pela Casa Rosada. 

*João Alfredo Lopes Nyegray é doutor e mestre em Internacionalização e Estratégia. Especialista em Negócios Internacionais. Advogado, graduado em Relações Internacionais. Coordenador do curso de Comércio Exterior e do Observatório Global da Universidade Positivo (UP). Instagram: @janyegray

*Victoria Rabel é aluna do curso de Comércio Exterior e membro do Observatório Global da Universidade Positivo (UP).

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João Alfredo Lopes Nyegray é coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais da Universidade Positivo. Crédito: divulgação baixar em alta resolução

 

ERP: quais os desafios de implementação?


Por Tailan Oliveira

Implementar um software na empresa é, por si só, uma tarefa complexa. Além disso, esse trabalho pode se intensificar ainda mais quando se pensa na integração de um ERP (Enterprise Resource Planning), uma vez que ele requer um planejamento cuidadoso e a execução de estratégias para superar eventuais desafios.

Para que a jornada de implementação de um ERP alcance o resultado esperado, é fundamental seguir alguns passos durante o caminho. E, por se tratar de um projeto de alta complexidade e que envolve diversas áreas da empresa, essas etapas são primordiais para garantir a integração da ferramenta com os objetivos da empresa – apesar dessa ainda não ser uma realidade em muitas organizações. Como prova disso, segundo pesquisas da Gartner, 70% das estratégias do ERP não estão alinhadas com a do negócio.

Certamente, durante a execução da integração do ERP, podem aparecer alguns obstáculos que, quando não superados, podem acarretar o desempenho da ferramenta. Dentre eles, os desafios mais comuns que se destacam são:

#1 Requisitos mal definidos: essa falta de clareza e compreendimento pode levar a resultados insatisfatórios do software. Sendo assim, antes de tudo, é necessário documentar e entender quais são esses pontos, para direcionar com exatidão aquilo que espera obter com a ferramenta.

#2 Criação de expectativas não realistas: é preciso ter cautela. Antes de criar altas metas, é fundamental conhecer a fundo a real capacidade do software para evitar frustrações, principalmente se o sistema não tiver estrutura para atender a todas as expectativas.

#3 Falta do envolvimento dos usuários: de nada adianta implementar um ERP, sem que aqueles que utilizarão a ferramenta no dia a dia não participarem ativamente deste processo – o que pode levar a problemas. Ou seja, é necessário que os colaboradores sejam englobados neste processo, a fim de garantir que o software irá atender as necessidades do negócio.

#4 Resistência à mudança: receios quanto a adotar um novo sistema são algo comum, infelizmente. Toda transformação pode causar desconforto, desta forma, é crucial comunicar as vantagens e benefícios que a ferramenta irá agregar e fornecer treinamentos para preparar os times.

#5 Integração com sistemas legados: complementado o tópico anterior, muitas organizações iniciam a implementação do ERP ainda utilizando o software anterior. Isso pode causar um esforço a mais para garantir que os dados sejam transferidos de forma correta, além de abrir margem para eventuais problemas técnicos.

#6 Gerenciamento de mudanças: a chegada de um novo software envolve mudanças nos processos e rotinas. Mas, através de um gerenciamento correto dessas etapas, é possível minimizar os impactos e garantir uma transição eficaz.

#7 Limites orçamentários e de prazos: restrições em relação a verba e tempo de conclusão do projeto podem afetar a implementação do software. Desta forma, é essencial estabelecer um orçamento condizente com a realidade, bem como levar em conta todo o escopo do projeto.

#8 Eficácia do software: atualmente, existem diversas opções no mercado. No entanto, problemas como falhas no desempenho precisam ser registradas durante a implementação. E, para isso, é importante realizar rigorosos testes para identificar e corrigir tais pontos.

Todos os desafios apontados podem surgir durante o processo de implementação do ERP. No entanto, algumas práticas ajudam efetivamente a mitigar esses riscos, como realizar uma análise detalhada para prevenir eventuais obstáculos; desenvolver um planejamento detalhado do processo, englobando as etapas de cronograma, recursos, e definição das responsabilidades e, sobretudo, envolver todas as partes interessadas por meio de treinamentos a fim de sua máxima participação na execução do projeto.

Enfrentar os desafios e superar as dificuldades durante a implementação do ERP é algo contínuo. Desta forma, contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem pode ser uma excelente alternativa para atravessar esses processos com maior eficácia.

Independente do porte e segmento, sem dúvidas, investir no uso de um software como um ERP é uma excelente alternativa para garantir uma melhor gestão e organização da empresa. No entanto, sua implementação é algo desafiador, uma vez que envolve diversos elementos e etapas que precisam ser seguidas, a fim de garantir sua máxima eficiência. Por sua vez, com um planejamento adequado, é possível atravessar todos os obstáculos e garantir o resultado esperado: mais do que agilidade, qualidade e eficiência.

Tailan Oliveira é Vice-presidente de Growth da ALFA Sistemas.

Sobre a ALFA Sistemas:A ALFA é uma consultoria Gold da SAP com 21 anos de atuação, com foco na implementação e suporte dos produtos SAP (ERP, BTP e SAC), possui mais de 120 clientes ativos no Brasil e Exterior. Sua equipe é formada por mais de 160 colaboradores e já recebeu mais de 30 prêmios como forma de reconhecimento pelo alto nível de excelência. Visite o site.

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RH 5.0: confira sete tendências para o setor em 2024


Por Érico Almeida

Já se foi o tempo que o setor de RH se resumia em atividades exclusivas de processos administrativos que garantiam o bom funcionamento da empresa. Assim como diversas áreas sofreram transformações ao longo do tempo, com os Recursos Humanos não foi diferente. Atualmente, a atuação da área vai muito mais além, tendo suas funções focadas nas pessoas.

Os primórdios do setor, considerado RH 1.0, tratava-se de uma área burocrática e responsável apenas por tarefas de admissão e demissão. Com a chegada da fase do RH 2.0, ali foram dados os primeiros passos em prol do desenvolvimento de carreira do colaborador, compreendendo sua importância na organização – mas, o departamento ainda era norteado por inúmeros processos. E, com o início da revolução digital, o RH 3.0 passou a integrar o uso de ferramentas de gestão para reduzir e agilizar os processos. Assim, chegamos a fase do RH 4.0, na qual uso da tecnologia se tornou primordial para garantir desde o sucesso até sua eficiência.

E, considerando os diversos avanços tecnológicos que surgem e ganham popularidade, chegamos a fase do RH 5.0, cuja atuação vai ao encontro das pessoas e tem como princípio unificar o uso da tecnologia com foco no bem-estar do colaborador e nos negócios. Para auxiliar o departamento pessoal nessa atual jornada de transição operacional, destaco sete tendências de mercado fundamentais para elevar os ganhos do setor:

#1 Tecnologia All In One: tudo em um só lugar. É fundamental que o setor de RH invista no uso de softwares que tenham capacidade de executar todos os processos da área em um só lugar. É isso o que irá ajudar a simplificar as atividades, bem como obter ganhos de agilidade e rastreabilidade, favorecendo tomadas de decisões mais assertivas.

#2 Inteligência Artificial (IA): de acordo com a Gartner, 81% dos líderes de RH já exploraram ou implementaram soluções de IA para melhorar a eficiência dos processos nas suas organizações. Ainda há muito potencial a ser descoberto com essa tecnologia, no entanto, já é comprovado que seu uso no departamento pessoal pode favorecer na gestão, coleta e análise de dados, trazendo ainda mais confiança nas informações obtidas.

#3 RH Digital e Salário Emocional: a digitalização dos processos é inevitável, uma vez que vemos, até mesmo, ações governamentais visando facilitar as tratativas que podem ser executadas digitalmente. Sendo assim, a ferramenta em questão tem a capacidade de unir dados e processos e ajudar nesse aspecto. E, com a eliminação da burocracia, cabe ao RH destinar o foco em prol de compreender e desenvolver ações que atendam ao novo perfil do colaborador, o qual tem como prioridade máxima obter benefícios e flexibilidades no trabalho.

#4 Teletrabalho: sim, a pandemia de Covid-19 foi um divisor nos modelos de trabalho. Já notamos se consolidar um cenário em que o home office foi amplamente aderido, e a tendência é continuar. Deste modo, o RH precisa, mais do que tudo, estar preparado para administrar os diferentes regimes de trabalho e auxiliar a organização como um todo a aceitar essa mudança.  

#5 Avaliação do desempenho: ter feedbacks constantes pode fazer total diferença nas operações. Isso é, essa frequência é benéfica para que o colaborador tenha margem para aprimorar aquilo que seja necessário, bem como se sinta cuidado e incluso nos planos de crescimento da empresa.

#6 Programas de capacitação: complementando a tendência anterior, esse é mais um aspecto que precisa estar no radar do RH. É necessário que, após a avaliação, sejam oferecidos para o colaborador treinamentos que os capacitem e orientem frente ao objetivo almejado – gerando, assim, uma rede de apoio e investimento no talento profissional de cada um.

#7 Privacidade de dados (Cibersecurity): a segurança segue sendo um ponto crucial para o RH. Constantemente, as organizações estão sujeitas a vazamento de dados através de ataques e, dessa forma, é essencial que o software utilizado esteja alinhado com a LGPD, assegurando a máxima proteção na indexação de informações e registros da empresa.

Todas as tendências têm em comum o fato de utilizarem a tecnologia a favor das pessoas, o que vai ao encontro do conceito de RH 5.0. Porém, vale frisar que a escolha de uma solução ou software para o departamento pessoal deve ser pautada na busca pela opção que irá atender as necessidades da empresa, bem como ofereça qualidade, segurança e seja condizente com a realidade do negócio.

Certamente, todo processo de mudança cultural causa dor e desconforto durante o caminho. Por isso, ter o auxílio de uma consultoria especializada nesse tipo de abordagem também é um excelente recurso a ser considerado, uma vez que estes profissionais poderão ajudar desde na gestão de ferramenta, até na obtenção de resultados.

Com a proximidade de 2024, é hora do setor de RH dar início ao seu planejamento estratégico, fazendo uma análise aprofundada do que há de melhor no mercado. A tecnologia no setor é indispensável, e as previsões são que, até 2025, novas conjecturas para a área sejam instauradas, o que irá acometer numa maior necessidade de adequação. Por isso, o quanto antes o departamento pessoal estiver preparado, melhores serão seus resultados frente as suas próximas fases de evolução.

Érico Almeida é sócio-gerente do Grupo Skill.

Sobre o Grupo Skill:https://gruposkill.com.br/Desde 1979, o Grupo Skill tem a missão de fornecer aos seus clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços. Com ética, profissionalismo e precisão, a empresa planeja e desenvolve soluções para gerar o valor que as empresas precisam. Seus escritórios, localizados em São Paulo e Goiânia, são preparados para dar todo o suporte necessário para a equipe de profissionais que atua em todas as regiões do Brasil.

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Customer Experience: por que essa é a melhor estratégia de marketing?


Por Maria Luiza Chiquetto

Há muitos anos falamos sobre experiência do cliente. Além disso, não é novidade que a relação dos consumidores com as marcas mudou. Hoje a decisão de compra não é mais sobre preço, mas sim sobre a melhor jornada. De acordo com a PWC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que oferecem uma experiência de compra positiva. Já um estudo da Temkin Group revela que um aumento moderado na experiência do cliente gera um aumento médio de receita de U$ 823 milhões em três anos para uma empresa com U$ 1 bilhão em receitas anuais.

Mas, afinal o que significa o termo em inglês, Customer Experience, ou experiência do cliente, em português? Embora seja confundido na maioria das vezes com o Customer Success (sucesso do cliente), que é responsável por garantir que o cliente atingiu os seus objetivos com o produto ou serviço adquirido, o Customer Experience, também conhecido como CX, é mais abrangente e se trata do processo como um todo, o qual envolve todos os pontos de contato do cliente com a sua marca desde a descoberta, a venda, o pós-venda, até a fidelização.

Ao mesmo tempo que essa modalidade traz importantes ganhos para a organização, é importante fazer um alerta: criar uma área de CX ou designar pessoas específicas para cuidar do tema não é suficiente para garantir que a empresa obtenha resultados excepcionais. Para que essa abordagem desempenhe o potencial esperado, é necessário que, mais do que um conceito, ela faça parte do mindset da cultura da companhia – envolvendo todas as áreas para que atuem em prol do mesmo objetivo, colocar o cliente no centro e entregar a ele a melhor experiência.

No entanto, para que a empresa chegue nesse mindset e alcance os resultados desejados, é crucial seguir alguns passos, que são: mapear a jornada, ouvir o cliente, compreender as dores que precisam ser sanadas no processo; realizar pesquisas, entender o perfil de cada consumidor, onde e como ele quer se relacionar com a marca, definir uma estratégia de CX envolvendo toda a camada de liderança, criar um departamento para ser responsável pelo monitoramento do processo; e, por último, tomar decisões baseadas nos dados e feedbacks dos clientes continuamente.

Tendo em vista que são muitos passos e ações a serem tomadas, e que necessitam do envolvimento da equipe, colocá-las em prática pode ser um desafio. Atualmente, com os avanços da tecnologia, é possível usá-la a favor da empresa, por meio de ferramentas e recursos que ajudam a garantir o sucesso em cada uma das etapas, bem como o êxito na aplicação prática do Customer Experience.

Cabe destacar que, para além dos ganhos de crescimento que o CX pode proporcionar para a organização, sua aplicação também favorece no melhor posicionamento da companhia perante o mercado. Afinal, clientes satisfeitos estão mais propensos a indicarem a marca e, segundo um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores valorizam mais a indicação do que apenas a publicidade.

Além disso, segundo o Gartner, mais de dois terços das organizações competem, principalmente, com base na experiência do cliente. Sendo assim, podemos afirmar que não há mais volta, e as empresas que ainda não se deram conta da sua importância, ficarão para trás e diminuirão drasticamente sua vantagem competitiva ou ainda deixarão de existir nos próximos anos.

Maria Luiza Chiquetto é Head de Customer Experience na Viceri-Seidor.

Sobre a Viceri-Seidor:A Viceri-SEIDOR é uma empresa de Tecnologia da Informação que, há mais de 31 anos, apoia a transformação digital das organizações por meio da entrega do ciclo completo de desenvolvimento de produtos digitais. Com 83 escritórios divididos em 40 países, a empresa já soma mais de 8 mil clientes. Saiba mais em: www.viceri.com.br

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Segunda edição do 'Dia de Diva' encerra Outubro Rosa no Regional de Santarém




Pacientes e acompanhantes receberam serviços de beleza, como cortes de cabelo e design de sobrancelhas. Palestras sobre câncer também fizeram parte da programação

A dona Gersonita Maria Caldas Nogueira, 65 anos, aguardava mais um atendimento no ambulatório do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, quando soube que poderia sair da unidade de visual novo. Ela não pensou duas vezes e decidiu cortar o cabelo.

“Me chamaram no ambulatório e eu vim. É muito bacana, todos os colaboradores nos tratam muito bem. Já estava precisando cortar o cabelo e gostei bastante do resultado. É a segunda vez que participo desta ação”, comentou a paciente, que realiza tratamento no HRBA há oito anos.

Pacientes e acompanhantes do Regional ganharam a oportunidade de ter um “Dia de Diva” na manhã desta terça-feira (31). A capela da instituição recebeu profissionais voluntárias, que realizaram a ação em parceria com o setor de ambulatório. Foram ofertados cortes de cabelo e design de sobrancelhas.

A ação de beleza marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre o combate e a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Esta é o segundo “Dia de Diva” promovido na unidade. A primeira edição foi realizada em agosto deste ano.

“As pacientes se sentem cuidadas de todas as formas. Elas vêm fazer um curativo, já ganham um corte de cabelo, saem com a sobrancelha bem feita. Isso é muito importante para as mulheres. Para que elas se sintam acolhidas aqui no Regional. Aqui não é um lugar só para se tratar das patologias, mas para cuidar do paciente na totalidade”, destacou a coordenadora de enfermagem do ambulatório e acolhimento, Monica Bianca Barros.

Além dos atendimentos estéticos, a programação também contou com uma palestra educativa sobre a prevenção do câncer, com o cirurgião oncológico Heber Lessa, e um testemunho de Maria Verônica Lobato. Ela faz parte do grupo “Mulheres Vitoriosas” e venceu a doença após o tratamento no hospital regional.

“Nesse último dia do mês, nós realizamos essa ação voltada ao Outubro Rosa. Tivemos esse depoimento da paciente curada, que falou sobre a vivência e experiência dela na luta contra o câncer de mama, além da palestra com nosso cirurgião, Heber Lessa. Foi um momento de grande importância não só para nós, colaboradores, mas para os nossos pacientes, acompanhantes e até mesmo os voluntários presentes”, explicou a enfermeira Kesia Aguiar, do setor de ambulatório.

Campanha Outubro Rosa

Referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de habitantes, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, o HRBA, unidade que pertence ao Governo do Pará, realizou a abertura oficial da campanha no dia 20 deste mês, no auditório da unidade, com a presença de colaboradoras. O diretor técnico Alexandre Gomes palestrou sobre o câncer de mama, trazendo estatísticas sobre a incidência da doença, e a enfermeira Maria Raimunda Brito, do setor de oncologia, também falou a respeito do tema. Ela venceu um linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema imunológico, e compartilhou um pouco da história dela.

No dia 23, a equipe de nutrição da unidade preparou um cardápio especial com pontos rosas, que foi servido no refeitório, para acompanhantes e colaboradores, para lembrar a importância da campanha. Quem foi até o refeitório também ganhou um brinde alusivo ao Outubro Rosa.

No último dia 30, foi a vez de uma roda de conversa sobre o HPV e o Câncer de Colo do Útero, com a presença do médico Rui Alho. Além das ações, o Regional sorteou alguns exames para as colaboradoras. Foram 20 mamografias, 50 PCCU, duas consultas ginecológicas, 30 combos de exames de: Cea, Ca125, Alfafetoproteina, Ca15-3 e dez colposcopias sorteados.

“O Outubro Rosa é uma campanha mundial de extrema importância e para nós, do HRBA, é fundamental disseminar a prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer entre nossas pacientes, acompanhantes e até mesmo colaboradoras. Por isso, realizamos todas essas ações durante o mês, para promover esta conscientização a todos”, concluiu o diretor-geral do hospital, Gean Francisco Cercal.

Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom HRBA
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Regional de Marabá promove bem-estar das mães de pacientes de UTIRegional de Marabá promove bem-estar das mães de pacientes de UTI


A terapia ajuda aliviar a angústia e o estresse das mães, que estão ao lado de seus filhos nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, mães que acompanham os filhos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Neonatal, encontraram nas ações terapêuticas artísticas, em especial nas de pintura em tecido, suporte valioso para enfrentar os desafios do ambiente hospitalar. 

Alan Ferreira, diretor assistencial da instituição, falou com entusiasmo sobre a iniciativa que oferece apoio e conforto às mães que passam longas horas ao lado dos filhos nas UTIs. “Nós proporcionamos a essas mães a chance de expressar seus sentimentos por meio da arte, e o resultado são obras que emanam carinho e esperança para seus amados filhos”, afirmou. 

Daiane Uzynski, analista de humanização na instituição, destaca que as obras de arte produzidas durante essas sessões especiais de pintura adornam as paredes da unidade, contribuindo para a criação de um ambiente mais acolhedor e alegre. “As crianças se sentem amadas e encorajadas pela dedicação de suas mães, o que se reflete nas belas pinturas que decoram os espaços”, complementou. 

Raquel Brito, uma das mães que participou das oficinas, falou sua experiência na ação. "Estar na UTI com meu filho tem sido uma jornada desafiadora, repleta de incertezas. As oficinas de arte foram um respiro para mim, um momento de escapar um pouco da realidade e expressar meus sentimentos", explicou. 

Jamilly Costa, outra mãe participante das ações, também expressou seus sentimentos. "Quando meu filho foi internado na UTI, senti uma mistura de emoções que não consegui expressar completamente com palavras. As oficinas de pintura em tecido me deram uma maneira de externalizar o que estava sentindo". 

Benjamin Ferreira, diretor-executivo do hospital, destacou que a missão da unidade transcende o mero tratamento médico. Ele reforça o compromisso de garantir o bem-estar emocional dos pacientes e de aprimorar a humanização do atendimento, tornando-o mais acolhedor e compassivo. 

“Estamos totalmente dedicados a fornecer esse apoio emocional, pois acreditamos que desempenha um papel crucial em auxiliar as mães a enfrentar os desafios das UTIs, criando, assim, um ambiente mais acolhedor e cheio de esperança para todos os envolvidos”, enfatizou. 

Referência pediátrica 

O Regional do Sudeste do Pará é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI neonatal, nove de UTI pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.   

A unidade é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.  

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.  

Fonte: Ascom/HRSP

Regional de Marabá promove bem-estar das mães de pacientes de UTI

A terapia ajuda aliviar a angústia e o estresse das mães, que estão ao lado de seus filhos nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal.

No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, mães que acompanham os filhos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Neonatal, encontraram nas ações terapêuticas artísticas, em especial nas de pintura em tecido, suporte valioso para enfrentar os desafios do ambiente hospitalar. 

Alan Ferreira, diretor assistencial da instituição, falou com entusiasmo sobre a iniciativa que oferece apoio e conforto às mães que passam longas horas ao lado dos filhos nas UTIs. “Nós proporcionamos a essas mães a chance de expressar seus sentimentos por meio da arte, e o resultado são obras que emanam carinho e esperança para seus amados filhos”, afirmou. 

Daiane Uzynski, analista de humanização na instituição, destaca que as obras de arte produzidas durante essas sessões especiais de pintura adornam as paredes da unidade, contribuindo para a criação de um ambiente mais acolhedor e alegre. “As crianças se sentem amadas e encorajadas pela dedicação de suas mães, o que se reflete nas belas pinturas que decoram os espaços”, complementou. 

Raquel Brito, uma das mães que participou das oficinas, falou sua experiência na ação. "Estar na UTI com meu filho tem sido uma jornada desafiadora, repleta de incertezas. As oficinas de arte foram um respiro para mim, um momento de escapar um pouco da realidade e expressar meus sentimentos", explicou. 

Jamilly Costa, outra mãe participante das ações, também expressou seus sentimentos. "Quando meu filho foi internado na UTI, senti uma mistura de emoções que não consegui expressar completamente com palavras. As oficinas de pintura em tecido me deram uma maneira de externalizar o que estava sentindo". 

Benjamin Ferreira, diretor-executivo do hospital, destacou que a missão da unidade transcende o mero tratamento médico. Ele reforça o compromisso de garantir o bem-estar emocional dos pacientes e de aprimorar a humanização do atendimento, tornando-o mais acolhedor e compassivo. 

“Estamos totalmente dedicados a fornecer esse apoio emocional, pois acreditamos que desempenha um papel crucial em auxiliar as mães a enfrentar os desafios das UTIs, criando, assim, um ambiente mais acolhedor e cheio de esperança para todos os envolvidos”, enfatizou. 

Referência pediátrica 

O Regional do Sudeste do Pará é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI neonatal, nove de UTI pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.   

A unidade é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.  

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.  

Fonte: Ascom/HRSP

 

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Pela paz no mundo. Faça essa foto rodar o mundo."

Nordeste renova comunicação visual com painéis típicos dos filmes de HollywoodNordeste renova comunicação visual com painéis típicos dos filmes de Hollywood

LED Expert


Comunicação visual encontrada em pontos conhecidos mundialmente como a "Times Square" é impulsionada para toda a região

Esfera de LED em Las Vegas possui 11 metros de altura. Tecnologia chega ao Nordeste!

O Nordeste deve ter sua comunicação visual renovada, com tecnologia de última geração, seguindo a tendência já vivenciada em cidades como Nova Iorque, Las Vegas e Tóquio.

"Recentemente, uma esfera gigante de LED foi inaugurada na cidade de Las Vegas, mesma tecnologia que hoje trazemos para todo o Nordeste", diz Daniel Xavier, CEO da LED Expert sobre o globo com 111 metros de altura e 157 metros de largura, que exibe imagens realistas, como da Lua e do globo terrestre. 

A LED Expert acabou de inaugurar em Salvador, Bahia, um ponto de vendas de painéis de LED em alta resolução, através do qual pretende atender toda a região do Nordeste. Tratam-se dos painéis conhecidos como DOOH - mídia Digital Out of Home, uma variação da OOH, Out of Home, cujo objetivo é alcançar pessoas durante seus trajetos por ruas, avenidas e rodovias, ou em espaços públicos como praças, shoppings, parques, exposições e estabelecimentos comerciais.

“Pensamos: enquanto os outdoors convencionais permitem apenas um anúncio, por exemplo, as telas de LED possibilitam a exibição de até trinta propagandas diferentes. Imagine a rentabilidade de quem investir nessa solução! Então, devido a este grande mercado ainda pouco explorado no Brasil, analisamos os custos do produto nas fabricantes globais, incluindo impostos de importação, e concluímos ser um grande negócio”, conta Daniel Xavier.

Se tornando cada vez mais comuns em fachadas de lojas, estabelecimentos comerciais, postos de gasolina, bares, restaurantes, shows e eventos, oferecem diversas vantagens para empresas que buscam uma forma moderna e eficiente de divulgar seus produtos e serviços.

O exemplo icônico de OOH é a Times Square. A famosa localização comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não é inferior a 5 mil dólares por mês. Na "Cidade da Inovação" em Shenzhen, na China, os edifícios são totalmente preenchidos por painéis de LED. A novidade é uma mega tela curva com projeção 3D ultrarrealista produzida pela chinesa Liantronics, uma das empresas de referência em construção de painéis gigantescos para projeções externas e videowalls para uso corporativo.

LED EXPERT em Salvador

A empresa vem se posicionando com uma marca que oferece tecnologia certificada, garantia e suporte local, tudo por meio de uma rede de lojas estrategicamente localizadas nas principais capitais do Brasil, Montes Claros, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, agora em Salvador, com previsão de inaugurar mais ainda este ano.

Por meio de suas unidades, a startup também oferece um programa de Customer Success (Sucesso do Cliente) intitulado “Programa Empreenda”, que orienta clientes a fazerem desta comunicação um negócio com painéis de LED.

"O cliente recebe um plano personalizado, com cálculos de retorno de investimento, consumo energético e em quanto tempo haverá lucro, por exemplo. Após, são realizadas reuniões mensais para acompanhar a rentabilidade do painel e compartilhar as melhores estratégias para maximizar o faturamento, sempre considerando a escalada do negócio”, explica Danniel.

A empresa do interior de Minas Gerais já vendeu mais de R$30 milhões em painéis de LED e continua crescendo, abrindo diversas unidades pelo país. Além disso, atraiu investidores no Shark Tank Brasil, programa que ajudou a direcionar o negócio para o formato de franquias.

"Estamos estruturando o negócio para iniciar o sistema de franquias e, assim que for possível, as lojas serão desenvolvidas em conjunto com o Semenzato, dono do maior grupo de franquias do Brasil. Além disso, os novos parceiros apoiarão tanto na produção quanto na importação do produto", explica Danniel.

Mercado

Os números comprovam a força desse setor. Conforme o relatório da Grande Vista Pesquisa, este mercado é avaliado em U$14 bilhões (2022). Só no Brasil, os investimentos em mídia digital alcançaram R$3,4 bilhões nos primeiros três meses de 2022, conforme o mais recente painel Cenp-Meios. 

O tamanho do mercado global de displays de LED valia US$15,3 bilhões em 2022 e está previsto crescer US$23,3 bilhões até 2030, com um CAGR de 7,5% entre 2023 e 2030, de acordo com um novo relatório da Zion Market Research.

Serviço:

LED Expert - Painéis de LED em Alta Resolução

Endereço loja Salvador - Av. Oceânica, 3879 - Rio Vermelho – Salvador/BA – 41950-000

Endereço eletrônico @ledexpertoficial

Mais informações: https://www.ledexpert.com.br/

Salvador Visualizar todas as imagens em alta resolução

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A importância dos recursos minerais estratégicos para a transição energética no Brasil

ABIMAQ


Rodrigo Franceschini*

A busca por fontes de energia mais limpas e renováveis, como a eólica, a solar e eletrificação da mobilidade, estão moldando o futuro da indústria de máquinas e impactando diretamente a economia global. No entanto, essa transição não é possível sem um elemento-chave frequentemente subestimado: os recursos minerais estratégicos.

O Tesla Model Y, o veículo elétrico mais vendido no mundo possui em média 6 vezes mais minerais que um veículo com tração convencional com tração a combustível.

Segundo dados da International Energy Agency os principais minerais demandados pelos veículos elétricos ou híbridos são: Grafita, Cobre, Níquel, Manganês e Lítio, nessa ordem.

Nesse sentido, o Brasil possui uma oportunidade única de liderar essa mudança, aproveitando seus vastos recursos minerais.

A energia eólica, por exemplo, é uma das principais alternativas à energia fóssil. Turbinas eólicas modernas são cruciais para a geração de eletricidade limpa e sustentável. Essas turbinas dependem de materiais como o neodímio, um elemento das terras raras, que é essencial para a produção de ímãs de alta eficiência usados nos geradores. O Brasil possui reservas significativas desses minerais estratégicos, o que coloca o país em uma posição privilegiada para suprir a crescente demanda global.

Além disso, os avanços na tecnologia de baterias são fundamentais para o armazenamento de energia, permitindo que a eletricidade gerada a partir de fontes intermitentes, como vento e sol, seja utilizada de forma consistente. Níquel e lítio são minerais-chave nesse contexto, essenciais para a fabricação de baterias de alta performance. O país, que possui reservas substanciais desses minerais, pode impulsionar a produção de baterias de próxima geração e promover a eletrificação em larga escala.

Estima-se que a demanda por lítio aumente 40 vezes até 2040, seguida pelo grafite, cobalto e níquel. Um mercado potencial de US$ 10 trilhões.

Para a indústria de máquinas, esse é um chamado para a inovação e o desenvolvimento. Investir na extração e industrialização desses minerais críticos não só reduziria a dependência das importações, mas também permitiria a fabricação de máquinas mais eficientes e competitivas. Isso abriria portas para oportunidades de negócios significativas, criando empregos e impulsionando o crescimento econômico.

Devemos reconhecer que a transição energética não é apenas uma tendência, mas uma necessidade premente. Os países desenvolvidos estão elaborando políticas para garantir o acesso a esses recursos que hoje são muito dependentes da China. O Brasil não pode aproveitar essa oportunidade.de se integrar nas cadeias globais aproveitando seus recursos minerais desde lavra até o beneficiamento e posterior exportações no formato.

Considerando dinamismo da economia brasileira, combinado com suas vastas reservas minerais e uma ampla cadeia de fabricantes de máquinas e equipamentos podemos desenvolver soluções para integrar o país nas cadeias globais com vistas para atender a demandas da transição energética.

Para superar esses desafios, é crucial adotar uma abordagem sustentável na extração e uso desses recursos. Isso inclui o planejamento, o desenvolvimento da cadeia produtiva de máquinas e equipamentos em paralelo a pesquisa mineral pelas mineradoras bem como a tecnologia de processamento desses minerais estratégicos.

Face a demanda pela transição energética, devemos garantir uma visão de longo prazo para a exploração desses minerais onde o Brasil também possui recursos como o Lítio e a Grafita por exemplo entre outros. Importante que esse desenvolvimento ocorra de forma sustentável em rigor ao atendimento das legislações ambientais e gerando os benefícios da disponibilidade dos minerais estratégicos para favorecer a competitividade da própria indústria. Esse movimento favorecerá o aumento do dinamismo da economia brasileira, gerando renda e empregos para nossa sociedade como um todo.

*Rodrigo Franceschini é presidente do Conselho de Metalurgia e Mineração da ABIMAQ.

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Artigo do psiquiatra Marco Spinelli: A canalização da alegria


Marco Antonio Spinelli*

Os Jogos Olímpicos de 2012 foram realizados em Londres. Uma das modalidades mais disputadas nos ingressos é o Atletismo. A prova dos dez mil metros costuma ser dominados pelos inevitáveis etíopes ou quenianos. Um atleta inglês, magro e alto, mas não tão magro quanto os africanos, entrou na prova sem nenhum favoritismo. O favorito era um corredor da Etiópia. O nome desse corredor era Mo Farah. Era o décimo primeiro no ranking. A prova começou, e Mo Farah ficou correndo nos nove primeiros quilômetros lá no fundão, sem deixar os africanos da frente desgarrar na frente. Quando faltava apenas um quilômetro para chegar, Mo Farah disparou e emparelhou com o lendário etíope. O estádio entrou em delírio. Começaram a gritar o seu nome. Mo Farah correu como nunca. A última volta foi em inacreditáveis cinquenta e dois segundos. O campeão, outrora imbatível, ficou comendo poeira. Na sua entrevista, o atleta inglês também estava incrédulo com o resultado. Falou que, sem o incentivo do público, provavelmente não teria chegado tão longe. O afeto e a alegria do público serviram como uma espécie de doping para o corredor. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, Mo Farah ganhou a prova dos cinco e dos dez mil metros, a última depois de cair durante a corrida, com o público brasileiro gritando seu nome.

O que fez um atleta que nunca tinha sido um corredor de ponta virar um bicampeão olímpico, numa prova sempre dominada por corredores de uma etnia diferente da sua? A sensação de estar sendo carregado pelo afeto das pessoas mudou a seu desempenho de um jeito que emocionou quem entende e não entende do esporte.

Nos primeiros meses da Pandemia, a preocupação e o medo se espalharam mais do que o vírus. Para manter a atividade física com a academia fechada, eu andava com minhas duas cachorras de médio porte pelas ruas desertas daquela época. Comecei a fazer um exercício para combater a tristeza e a sensação de isolamento: quando as duas pets andavam emparelhadas, eu sentia uma alegria de tê-las e de estar vivo, mesmo com toda a incerteza. Durante a caminhada eu sempre conseguia evocar essa alegria durante alguns minutos. Fiz um exercício de canalização da alegria, para enfrentar o clima de velório dos noticiários.

Nosso Cérebro não é programado para o otimismo. Sua programação é para evitar situações de risco ou de sofrimento. O medo é mais potente que a alegria. Lembrar de experiências negativas é mais frequente e comum do que saborear uma lembrança feliz. Mas a alegria e o prazer são o combustível para enfrentar o medo. Vencer a própria limitação e o cansaço fazia os humanídeos trazerem comida para casa. E ainda fazem.

Mo Farah descobriu, com o estádio gritando o seu nome, que era um atleta muito maior do que imaginava. De um corredor mediano ele virou uma lenda, inebriado pela energia que o cercava. Mas não precisamos de um estádio gritando nosso nome para superar nossas limitações. Se não dá para ficar alegre o tempo todo, também é possível incorporar a alegria como uma prática. Como um músculo, que aumenta com o treino. Você pode treinar a alegria ao acordar. Ao sair de casa para trabalhar. Ao ter gratidão por coisas simples, como estar vivo, passeando na rua. Essa prática melhora a Memória, a capacidade de trabalho e a qualidade de vida.

A alegria não vem de graça no seu jardim. É uma planta que precisa ser cuidada e regada. E limpa das ervas daninhas da amargura. Aliás, para terminar essa coluna: foi uma grande alegria compartilhar esse texto com vocês, leitor e leitora.

*Marco Antonio Spinelli é médico, com mestrado em psiquiatria pela Universidade São Paulo, psicoterapeuta de orientação junguiana e autor do livro “Stress o coelho de Alice tem sempre muita pressa”

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