quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Em São Luís, quem precisa de seguro-desemprego sofre em filas


Muitas vezes trabalhadores sequer conseguem atendimento nos postos.
Gerência do Viva Cidadão afirma que ampliou atendimento nestes meses.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Trabalhadores que precisam do seguro-desemprego em São Luís sofrem para obter o benefício. No posto do Viva Cidadão que funciona no Shopping Jaracati, por exemplo,  a fila era enorme desde a madrugada desta quarta-feira (5). Pessoas esperando  do lado de fora da agência sob sol e chuva, e nem sempre com garantia de atendimento. Segundo alguns trabalhadores, são  mais de nove horas de espera.

A fila no posto do bairro do Jaracati cruza todo o estacionamento do shopping que fica em São Luís. A unidade é uma das duas onde a solicitação pode ser feita na cidade. Alessandro Pinto foi o primeiro da fila. Ele chegou às 3h. "É a primeira vez que eu venho e já é esse sufoco todo. Se eu não conseguir, vou voltar de novo amanhã", garantiu.
Só que todos que foram até o posto em busca do benefício não conseguiram atendimento. Do lado de fora, um aviso dizia que não haveria atendimento para o seguro-desemprego em virtude de uma falha no sistema. Uma servidora do Viva Cidadão disse que seriam atendidos apenas 20 pessoas que já estavam com o agendamento feito.

Situação que não agradou quem ficou tanto tempo na fila. Jonilson Sousa deixou o emprego há cerca de um mês. De lá pra cá vem tentando pedir o benefício, mas até agora não conseguiu. "Aqui, na semana passada, a fila era imensa. Ninguém conseguia nada. Quando chega na vez eles dizem que o sistema estaá fora do ar".

O seguro-desemprego é um benefício financeiro pago ao trabalhador que foi demitido sem justa causa; àqueles que tiveram contratos suspensos e, também, aos pescadores profissionais durante a piracema e o período  de defeso do caranguejo.
O benefício varia de acordo com o salário e o tempo de carteira assinada, podendo chegar a até cinco parcelas, que vão de um salário mínimo a ceca de R$ 1,3 mil. Para pedi-lo, o trabalhador precisa ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, seis meses consecutivos nos últimos três anos; não ter renda própria para o sustento da família; e não estar recebendo benefício de prestação continuada da previdência, exceto pensões por morte ou auxílio acidente.

O prazo para dar entrada no seguro é de até quatro meses depois da data de demissão. Por isso que quem veio até o posto, tem pressa.
Segundo informações do Sistema Nacional de Emprego, que é quem opera o sistema para o atendimento de seguro-desemprego, a interrupção do atendimento no Viva Cidadão do Jaracati desta quarta-feira se deu por conta de falhas  no sistema, que já esté em manutenção.  Técnicos estão trabalhando para que o problema seja resolvido e a previsão é de retorne ainda nesta quarta.
De acordo com informações da Gerência do Viva Cidadão, a demanda para seguro-desemprego é sempre maior no inicio do ano, mas aumentou 100% em relação aos últimos anos. E para atender a esta demanda, o Viva Cidadao ampliou o atendimento realizando agendamentos, estendendo o atendimento até às 19h e também aos sábados.

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