MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Projeto de criação de cabras gera renda em Quixadá, no Ceará


Famílias recebem cabras para produção de leite.
Criadores que se destacaram no projeto ganham uma sala de ordenha.

Do G1 CE

Um projeto de caprinocultura ajuda a manter agricultores em Quixadá, no sertão central do Ceará, e gerar renda o ano todo com a venda de leite.
A secretaria estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA) distribuiu há três anos 20 cabras e um reprodutor para cada uma das 70 famílias da cidade que participam do projeto. Em dois anos, o criador deve devolve 10 crias para serem repassadas a novos participantes
O criador Maurício Duarte está no projeto desde o início e, com assistência técnica, aprendeu a cuidar dos animais. ''Eu acredito muito na caprinocultura leiteira. Tem resultado. Esse projeto é viável, rentável'', diz Duarte.
Os criadores que se destacaram no projeto ganham uma sala de ordenha feita de alvenaria, com estrutura para a retirada do leite, como água e energia elétrica. Além das cabras, as famílias recebem kits de higiene e assistência técnica. “Uma vez havendo a produção de leite, a renda vem e faz com que nosso agricultor familiar consiga viver dignamente no seu meio rural'', afirma o supervisor do núcleo de ovinocaprinocultura da SDA, Antônio Nunes.

Um comentário: