MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Agricultores apostam no cultivo de framboesa em Santa Maria, ES


Família Pinheiro produz a fruta vermelha há quatro anos.
Amora e mirtilo também estão ganhando destaque na produção.

Tatiane Braga Do G1 ES

framboesa espírito santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Framboesas são produzidas em Santa Maria de
Jetibá, Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
As frutas vermelhas chamam a atenção das pessoas pela cor e sabor, mas para produtores rurais de Santa Maria do Jetibá, região Serrana do Espírito Santo, a atenção já está voltada para a produção comercial da fruta. Há quatro anos, a família Pinheiro resolveu apostar na framboesa, ainda difícil de se encontrar no mercado capixaba.
De acordo com a produtora rural Silvana Pinheiro, a produção da fruta está em seu melhor momento. “ Somos pioneiros no estado. Sabemos de outras propriedades com plantio pequeno, mas em termos de comércio mesmo, somos os únicos. Também já estamos apostando mais na amora preta, que é maior e mais vistosa. Existe ainda o mirtilo, que é uma frutinha roxa e redonda, mas ainda estamos indo devagar na produção dessa fruta, pretendendo aumentar o ritmo futuramente”, explicou.
No momento da colheita, existe o cuidado para não “estragar” a fruta. Tem que ter paciência, pois as frutas são muito frágeis. Não pode apertar muito, pois amassam com facilidade e se isso ocorrer, ela perde o valor de mercado. A framboesa, por exemplo, é ideal para colheita quando está 'de vez'. Quando está muito madura serve para preparar geléias, produtos que serão congelados, sucos, licores e vinhos”, disse Silvana.
O engenheiro agrônomo Potraze Magevski explicou que para ter bons resultados na produção, é importante fazer a poda. “É necessário eliminar as astes que já produziram para que as novas astes produzam. O clima e o solo de Santa Maria de Jetibá proporcionam até mais de uma colheita por ano”, explicou.
amora espírito santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Amoras também são destaque na produção da família Pinheiro, em Santa Maria de Jetibá (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário