MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Montes nevados e cenários de filmes são atrações 'para lá de Marrakech'


Conheça Ouarzazate, cidade à beira do Deserto do Saara, no Marrocos.
Local já foi usado em filmagens de 'Asterix', 'Cleópatra' e 'A múmia'.

Dennis Barbosa Do G1, em Ouarzazate

Marrakech é um dos principais destinos turísticos do Marrocos e, a partir dessa cidade, é possível pegar uma estrada para o sul e chegar até o Saara em menos de um dia de viagem.
O caminho tem paisagens únicas e pequenos povoados com os históricos kasbahs, antigas construções fortificadas que o turista pode visitar, além da cidade de Ouarzazate, conhecida como “a Porta do Deserto”, que abriga estúdios de cinema onde são produzidos filmes hollywoodianos e europeus. Para chegar à região desértica é necessário cruzar as Cordilheira do Atlas, numa passagem de mais de 2 mil metros de altura, conhecida como Tizi-n-Tichka.
Dromedário com montes nevados ao fundo já do lado desértico dos Atlas (Foto: Dennis Barbosa/G1)Dromedário com montes nevados ao fundo, já do lado desértico do Atlas (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Apesar de se situar na África e à beira de um deserto, no alto das montanhas há neve durante a parte mais fria do ano. Quando se chega pelo lado de Marrakech, é visível como há mais vegetação nos montes do que do outro lado, que dá para o Saara. O caminho é muito sinuoso, por isso são necessárias cerca de quatro horas para percorrer os 200 km que separam Marrakech de Ouarzazate. Ainda assim, o percurso é todo asfaltado e com pavimento melhor conservado do que em muitas rodovias brasileiras.
A visita ao lado desértico dos Atlas pode ser em ônibus, com um grupo, ou motorista particular. Os passeios podem ser facilmente reservados em Marrakech. Outra opção, escolhida pela reportagem do G1, é alugar um carro e ir por conta própria. Ao fazer a travessia, além de admirar os topos nevado do Atlas, o visitante passará por diversos pequenos vilarejos e inúmeras bancas que vendem cristais e fósseis (muitos deles falsos).
Caminho entre Marrakech e Ouarzazate é sinuoso (Foto: Dennis Barbosa/G1)Caminho entre Marrakech e Ouarzazate é sinuoso (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Embora sinuosa, estrada tem bom pavimento e, percorrida com atenção, não traz dificuldade ao motorista (Foto: Dennis Barbosa/G1)Embora cheia de curvas, estrada tem bom
pavimento e, percorrida com atenção, não traz
dificuldade ao motorista (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Após descer do outro lado das montanhas, mas ainda antes de chegar a Ouarzazate, é possível fazer um pequeno desvio para visitar o kasbah de Ait Ben Hadou, lugar considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.
É o mais vistoso kasbah da região. Os kasbahs são antigas construções fortificadas típicas da região, labirínticas citadelas construídas de madeira, pedras e argila.
No centro de Ouarzazate há outra edificação desse tipo, chamada Taourirt, e não menos impressionante. Ela outrora abrigou Thami el Glaoui, antigo pachá (governante otomano)  de Marrakech e líder tribal do povo berbere.  Em ambos os kasbahs ainda moram algumas famílias.
Janela com vista do kasbah Taourirt, área fortificada dentro de Ouarzazate (Foto: Dennis Barbosa/G1)Janela com vista do kasbah Taourirt, área fortificada dentro de Ouarzazate (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Na chegada a Ouarzazate, uma importante e inusitada atração são os estúdios de cinema. O local é usado para filmagens ambientadas no deserto. O maior deles é o Atlas Studio. Por 20 dirham (cerca de R$ 5) é possível visitar os cenários de produções como “Cleópatra” (versão de 2002 com Monica Bellucci), "Kundun"(dirigido por Martin Scorsese), "Asterix e Obelix - Missão Cleópatra", "Gladiador" e "A Múmia". Alguns dos cenários já foram alterados para serem usados em outras produções.
Em Ouarzazate, a cultura berbere é mais viva, e muitos moradores falam a língua, além do árabe e do francês. Não raro, há pessoas que ainda falam um quarto ou quinto idioma, como espanhol e inglês. Na cidade é possível contratar passeios para passar a noite em tendas no deserto do Saara.
Jovens jogam bola à noite na praça principal de Ouarzazate; à noite uma boa pedida é ir a um dos restaurantes que circundam o local, pedir um prato típico como o cuscuz ou o tagine, e observar o vai-e-vem dos moradores locais (Foto: Dennis Barbosa/G1)Jovens jogam bola na praça principal de Ouarzazate; à noite uma boa pedida é ir a um dos restaurantes que circundam o local, pedir um prato típico, como o cuscuz ou o tagine, e observar o vai-e-vem dos moradores locais (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Kasbah Taourirt à noite (Foto: Dennis Barbosa/G1)Kasbah Taourirt à noite (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Cenário do filme 'Asterix e Cleopatra' (Foto: Dennis Barbosa/G1)Cenário do filme 'Asterix e Obelix - Missão Cleópatra' em Ouarzazate (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Cenário do filme 'Kundun' (Foto: Dennis Barbosa/G1)Cenário do filme 'Kundun' (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Hotel dentro dos estúdios Atlas permite que visitante se hospede em meio à 'indústria cinematográfica' marroquina (Foto: Dennis Barbosa/G1)Hotel dentro dos estúdios Atlas permite que visitante se hospede em meio à 'indústria cinematográfica' marroquina (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Quando os minaretes chamam para o momento de rezar, muitos moradores param o que estão fazendo: na foto, agricultor ora na terra onde trabalha  (Foto: Dennis Barbosa/G1)Quando os minaretes chamam para o momento de rezar, muitos moradores param o que estão fazendo: na foto, agricultor ora na terra onde trabalha (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Para viajar de Marrakech a Ouarzazate, é necessário cruzar a Cordilheira do Atlas (Foto: Dennis Barbosa/G1)Para viajar de Marrakech a Ouarzazate, é necessário cruzar a Cordilheira do Atlas (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário