MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Chuvas constantes atrasam o plantio do algodão em MT


Situação tem se repetido bastante e preocupa.
Excesso de umidade está prejudicando a safra de algodão.

Do Globo Rural

Os pés de algodão ainda estão bem pequenos. Esta é a situação desta lavoura de algodão em Campo Verde, no sul de Mato Grosso. O plantio, que deveria ocorrer logo depois da colheita da soja, atrasou por causa das chuvas e o desenvolvimento das plantas ficou prejudicado.

"Nós tivemos uns 12 dias de atraso devido a chuva que foi muito intensa, não conseguimos colher e isso afetou o plantio. Quanto antes você consegue fechar o plantio, você proporciona uma janela maior para o algodoeiro formar as maçãs e isso melhora a qualidade final”, explica Éder Bertollo, técnico agrícola.
O excesso de umidade também aumenta a ocorrência de doenças e muitos produtores estão tendo que replantar o que foi semeado em janeiro.

Segundo estimativas do Imea, Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, este ano deve haver uma redução de mais de 36% na área plantada com algodão.
O agricultor Diorginis Seron, o ano passado plantou algodão em 1350 hectares. Neste, a área caiu 15% e o produtor resolveu investir em outra cultura. “Diminuimos por causa do mercado, os preços estão insatisfatórios, então optamos por investir mais no milho”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário