MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sem sala apropriada, aparelhos são expostos em recepção de hospital


Caixas estão empilhadas em hospital de Matinhos, no litoral do Paraná.
Aparelhos foram entregues em novembro de 2011 pelo Governo Estadual.

Fernando Castro Do G1 PR

Caixas com equipamentos estão na recepção do hospital (Foto: Acácio Oliveira)Caixas com equipamentos estão na recepção do hospital (Foto: Acácio Oliveira)
O atraso nas obras de construção de uma sala de raio-x no Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes em Matinhos, litoral do Paraná, deixa diversas caixas de equipamentos empilhadas na recepção do estabelecimento há mais de um ano. O internauta Acácio de Oliveira enviou a denúncia ao G1 nesta terça (26), após constatar o problema em uma visita ao Hospital no sábado (23).
O internauta contou à reportagem que teve de acompanhar um colega de trabalho que havia sofrido um acidente até o hospital, e durante a espera pelo atendimento ele constatou a presença das caixas na recepção do local. “Eu fiquei curioso e fui observar as caixas, quando vi que a data da entrega tinha sido em novembro de 2011. Perguntei para a recepcionista e ela confirmou que os equipamentos de raio-x estavam lá desde aquela data, aguardando instalação”, lembrou o internauta.
Oliveira também contou que, além das caixas localizadas na recepção, ele também encontrou uma caixa de equipamentos quando foi ao banheiro da unidade de saúde. “Se pensar que esses equipamentos devem ter sido fabricados uns seis meses antes da entrega, daqui a pouco vão estar estragados”, lamentou o internauta.
O G1 conversou com a secretária de Saúde de Matinhos, Renata Cezar do Amaral, que confirmou a situação. Segundo ela, o problema foi com a reforma da sala onde o equipamento será instalado, que precisa seguir uma série de determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - como paredes de chumbo, por exemplo. “Até o dia 10 de março a sala deve ser entregue (...). Em meados de março devemos estar com esse raio-x funcionando”, garantiu a secretária, que disse ainda que o caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público.
Amaral também informou que o raio-x foi doado pelo Governo Estadual, e que os atendimentos feitos com os equipamentos já instalados dão conta da demanda necessária. “Não houve descontinuidade de atendimentos. Só na temporada de verão fizemos mais de 15 mil exames de raio-x”, contrapôs.
Segundo a secretária, o atraso nas obras decorreu de problemas internos da empresa contratada para executar a obra, mas que a mesma já foi acionada judicialmente e deve entregar a reforma na nova data estipulada. Amaral garantiu ainda que não há risco de deterioração dos equipamentos. “Fizemos o acompanhamento técnico e pediram para que não movêssemos os equipamentos de local”, disse a secretária, justificando a presença das caixas na recepção e no banheiro do Hospital.
Comprovantes de entrega mostram data de novembro de 2011 (Foto: Acácio Oliveira)Comprovantes de entrega mostram data de novembro de 2011 (Foto: Acácio Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário